4º ManiFestaSol será no sábado, dia 12

A partir das 14h, o Largo da Estação Férrea estará envolvido em música, artesanato, dança e teatro

A 4ª edição do ManiFestaSol – Montanha Astral, festival que promove arte e cultura independente, ocorre no próximo sábado, dia 12, a partir das 14h, no largo da Estação Férrea, em Caxias do Sul. Nove bandas, apresentações de dança, teatro, terapias alternativas, oficinas, exposição de artesanato, apresentações de vídeos e banca de trocas fazem parte do evento de artes integradas que visa proporcionar intercâmbio entre agentes culturais instigando a valorização da produção independente de Caxias do Sul, da região e outras partes do Brasil. O evento é aberto ao público e a entrada corresponde à doação de um quilo de alimento não perecível.

O ManiFestaSol surgiu em 2008 como uma iniciativa de autogestão e visa e integrar diferentes formas de expressões artísticas e culturais, desenvolvidas em Caxias do Sul e região, e assim incentivar a produção autoral alternativa. O nome do coletivo é uma junção de expressões que exemplificam as intenções do evento: Manifesto é a parte social, da ação cultural, do manifestar-se; Festança é a parte artística, do autoral, do cultural; o Sol representa a busca por positividade, do terapêutico, do educativo e da boa vontade.

Coletânea Virtual

Uma das novidades do 4º ManiFestaSol foi o lançamento da coletânea virtual ManiFestaSol 2011, que está disponível para download gratuito pelo blog do evento (http://migre.me/66eXJ) e nas redes sociais do festival. O álbum reúne 10 artistas de seis cidades do Rio Grande do Sul (Bento Gonçalves, Farroupilha, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Porto Alegre, Sobradinho). O objetivo do projeto é divulgação da música autoral da região Sul do Brasil e a formação de público.

Teaser

Gravado no dia 30 de outubro, na Praça Dante Alighieri, no Centro de Caxias do Sul, o teaser do evento já está disponível no You Tube (http://youtu.be/UPOtYYFQa4g). Dirigido e editado pelo jornalista Marcelo Andrighetti, o trabalho conta com uma jam session dos músicos e organizadores do festival Breno Dallas (escaleta), Dinarte Paz (violão), Juca Travis (saxofone) e Laio Andrigo (percussão). O áudio foi pós-produzido no estúdio Retrola, de Caxias do Sul, com produção de Vinícius Lazzari e do ManiFestaSol.

Interações com Plá
Além de músico e compositor, Plá é um escritor já com alguns livros publicados de forma independente e escritos à mão. Suas músicas abordam nas letras sua visão da sociedade e do mundo, seus CDs são geralmente gravados de shows pelos teatros de Curitiba. Ele se apresenta frequentemente na rua 15 de novembro, próximo ao bondinho, no Centro de Curitiba, e aos domingos na feirinha do Largo da Ordem em Curitiba. É assim, que ele exibirá seu rock de rua durante o Manifestasol: por onde passa gosta de se apresentar em praças, calçadas, escolas, museus, pois a rua é o seu palco.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
14h – Abertura (palco externo)
14h30min – Mixtu – dança e música (Casa das Oficinas)
15h – DJ Zonattão – Bento Gonçalves (palco externo)
15h40min – IM-PulsAR, com o grupo Ator Com Menta – teatro (Casa das Oficinas)
16h10min – Hábitos Groove – Flores da Cunha (palco externo)
17h – Hayet Escola de Danças – dança do ventre (Casa das Oficinas)
17h30min – Xispa Divina – Sobradinho (palco externo)
18h10min – Hare Caxias – roda de mantras (Casa das Oficinas)
18h10min – Velho Hippie – Caxias do Sul (palco externo)
19h – ArticulAções – dança contemporânea (Casa das Oficinas)
19h30min – Zingado – percussão e integração (palco externo)
20h30min – Projeto CCOMA – Caxias do Sul (palco externo)
21h10min – Jockers Crew – b. boys (palco externo)
21h40min – Mahabharata Instrumental – Caxias do Sul (palco externo)
22h20min – Eterno Sátiro, com Tefa Polidoro e Márcio Ramos – teatro (Casa das Oficinas)
23h – Dones Primata – Caxias do Sul (palco externo)
23h40 – Sandálias – Porto Alegre (palco externo)
0h30 – A Célula – Farroupilha (palco externo)

Mais:
– Terapias alternativas:
Relaxamento;
Massagem – Cândice Bolzan;
Reiki – Dayse Fortes;
Meditação Brahma Kumaris – Maurício Bridi;
Realinhamento de Chakras – Cinthia Benites Pretz.
– Oficinas
– Exposição de artesanato
– Apresentação de vídeos
– Banca de trocas
– Interações com Plá – artista de rua e escritor (Curitiba-PR)

Em constante renovação, a quarta edição do festival conta com financiamento do Financiarte 2011. O coletivo ManiFestaSol integra o Circuito Fora do Eixo. Mais informações pelo telefone (54) 8121.7285, com Guido Bracagioli, e pelo e-mail [email protected] ou no blog do evento www.manifestasol.wordpress.com

Sobre Rock Gaúcho 13768 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!