A História da Música é Cíclica?

Músicos, fãs de música, leitores, tem uma tese ( não vou me aprofundar muito, JURO! ) que diz o seguinte: Depois de um período de tempo, as coisas voltam a acontecer, quando era estudante de História na UFRGS, bolamos um exemplo pra explicar isso de uma maneira BEM FÁCL, pra estudantes do ensino fundamental, ou até ensino médio,  vamos ver.

Num determinado lugar isolado vivem 100 famílias, cada família tem sua casa, 100 casas ao total, todas precisam de geladeira, mas, a única fábrica da região vende 40 geladeiras  por ano naquela região, no primeiro ano, todos querem geladeira, a loja coloca o preço bem alto, pois todos querem muito comprar, vende todo o estoque do ano, no outro ano idem, mas, no terceiro ano, das 40 geladeiras, fabricadas, somente 10 foram vendidas, a fábrica continua fabricando 40 geladeiras por ano, que vão para loja e precisam ser vendidas, baixam os preços para atrair mais compradores, mas mesmo assim, não vende toda a produção, o que acaba fazendo com que a fábrica , a loja, e a população da região entrem num período de baixa produção, retrocesso econômico, crise econômica, ou o nome que vocês quiserem dar, coloque isso num nível mundial, e você consegue entender este ciclo econômico que quando entra em baixa afeta o mundo todo, é a saturação do mercado.  Bom, os bens de consumo, duram certo tempo e estragam, aí as famílias voltam a comprar, geladeira, Tv, etc., de olho nisso as fábricas resolveram abreviar a vida dos bens de consumo, minha vó tinha uma Geladeira Frigidaire que durou uns 20 anos,  SEM ESTRAGAR, hoje, se você compra uma geladeira, prepare-se pra problemas depois de 3 anos de uso, e isso se aplica automóveis, Tevês, etc… os bens de consumo tem uma vida útil, depois tem que ser substituídos, o que aquece novamente a economia.

E o que isso tem a ver com a música? TUDO! a indústria fonográfica, e a imprensa musical, de tempos em tempos precisam gerar novidades para chamar de Hit do momento , e para isso, fica girando estilos musicais para ter notícias, e aquecer a , vamos chamar assim, Indústria Musical, discos, rádios, shows, produtos, revistas, acessos de internet, tudo que gire grana em volta de determinado estilo musical que esteja acontecendo no momento, quando este estilo chega no seu ápice, e a procura já não é tanta quanto a oferta de bandas, shows, eventos, envolvendo aquele estilo, este estilo entra no seu período de baixa, por exemplo:

Em 91 o Sertanejo era o grande estilo musical, tinha um programa de TV, chamado Sabadão Sertanejo, encheu o saco! estourou, de tanto sertanejo a galera não queria mais saber disso, aí, em 96 veio o Pagode, e o Axé, que logo mais em 2000/2001 começou a enfraquecer, tinha umas trocentas bandas de pagode e Axé , tivemos também os cantores românticos e Bregas, e por aí vai, Hoje, 2012, o Sertanejo, vai dando sinais de que já tá tirando o chapéu e saindo de cena, novamente, estes dias recebi um telefonema, Era o Luan Santana! Pôôô! o cara gravou uma chamada de telefone que dizia que estava lançando seu disco novo, que ele mudou, e que era pra EU conferir o seu novo trabalho, de uma nova carreira, o Cara ASSUMIU! entre outras palavras, o cara assumiu que o Sertanejo, tá indo pro brejo, e ele está Mudando.

E isso também com o Rock! SIM SENHOR, tivemos aquele rock cheio de distorção nos anos 90, meados dos anos 90 até 2003/04, depois tivemos os bandas mais introspectivas, e depois os Emos, meu sobrinho disse que uma vez quase virou Emo, e que hoje na escola dele ninguém mais quer saber disso, os que ainda parecem Emo, não assumem isso na escola, depois do Emo, veio o Happy Rock, Restart e bandas afins, Estes dias no CQC ( programa de sucesso da Band TV ) pararam uma Van na frente de uma escola, os alunos ficaram em volta da Van, e ao abrir a porta do veículo, surge os rapazes do restart, a garotada fica ali em volta e o repórter pergunta: _Vocês conhecem estes caras?

Todos respondem que sim, aí o repórter lasca esta: _ Algum de vocês quer bater uma foto com o Restart?

NENHUM QUIS BATER FOTO! disseram que era muita queimação de filme , o restart ficou taxado como banda de criança, e na real, é assim que hoje indústria musical vê o Restart, como banda pra tocar no DVD da  Xuxa, na Nickelodeon, em programas de criança.

O Rock está voltando a querer guitarras distorcidas, como nos anos 90, muitos Pubs estão surgindo na Grande Porto Alegre e no Interior do estado do RS, o Rock de Pub, está enchendo estes lugares, crescendo dia a dia, daí para lugares maiores e rádios, será questão de meses. Viva O Rock!

Destaco dois pequenos, mas sinceros Pubs de shows aqui na grande POA, um em Sapucaia ( Holiday Estúdio PUB, capacidade 100 pessoas ) e outro em Novo Hamburgo ( Rock and Roll Bar, capacidade 550 pessoas ) são lugares que, pelo tamanho, não conseguem comportar shows maiores, mas que são o ponto de partida para muitas bandas novas que estão surgindo. vale a pena conhecer, fora outros Pubs e bares que estão cercando Porto Alegre, o Rock Promete!

Sobre Rock Gaúcho 13840 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!