Apanhador Só participa da segunda Semana da Cultura do RS no Uruguai

Entre os dias 2 e 8 de maio, em Montevidéu, acontece a segunda edição da Semana da Cultura do Rio Grande do Sul no Uruguai, dentro do projeto de intercâmbio cultural SUR-SUL. Um dos grupos que integra o combo de artistas é o porto-alegrense Apanhador Só, um dos principais representantes da atual cena independente brasileira. Destaque no festival El Mapa de Todos de 2012, o grupo participou do festival ContraPedal (vídeo abaixo), em Montevidéu, no ano seguinte. O grupo foi o vencedor do Prêmio Açorianos na categoria melhor disco – “Antes que tu conte outra”.

A iniciativa é do Governo do Estado do Rio Grande do Sul , por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC), e da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais, com execução do Departamento Artístico-Cultural da Sedac e do Governo da República Oriental do Uruguai. “Este intercâmbio tem uma importância estratégica, já que a integração Brasil e Uruguai deve ser paradigmática para a relação do Brasil com todos os outros países”, ressalta o secretário-adjunto da Cultura Jéferson Assumção.

O evento tem o objetivo de promover o diálogo e o intercâmbio entre a classe artística das duas nações e ocorre desde 2011, quando apresentou a exposição Borde Sur no Museu de Arte Contemporânea (MAC/RS), informa a SEDAC. Ainda segundo o site da instituição, em 2012, a Semana da Cultura foi sediada em Montevidéu para a celebração do Bicentenário da Independência do Uruguai. No ano seguinte, em Porto Alegre, a Semana contou com shows, palestras e apresentações artísticas. Serão sete dias de atividades culturais com espetáculos teatrais, música, artes visuais, dança e oficinas.

Segundo o diretor do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, Manoel Paulo, “as experiências desenvolvidas neste período estabeleceram amplamente uma relação de cooperação entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, além de vencer o desafio de integrar e consolidar ações entre artistas de várias linguagens, produtores, dirigentes e gestores culturais, em território comum sem os contornos que demarcam os seus limites, ora em solo gaúcho, ora em solo uruguaio”.

De acordo com a programação divulgada, no dia 6, a atração é a apresentação musical Xaxados e Perdidos, trabalho que reúne canções brasileiras, valorizando o trabalho criativo dos grandes compositores da cultura do país. No repertório, compositores das regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste do Brasil, fazendo um apanhado da produção nacional. Na quarta-feira, o grupo Caixa do Elefante apresenta o espetáculo A Tecelã, unindo ilusionismo e teatro de animação, inspirado em alguns mitos que envolvem a tecelagem.

As atividades começam no dia 2 com apresentações artísticas e o lançamento do catálogo EAC. No segundo dia, 3 de maio, a banda Apanhador Só apresenta seu segundo álbum, Antes que tu Conte Outra, considerado um dos melhores de 2013 pela imprensa e vencedor de diversos prêmios, entre eles o APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de melhor disco de 2013. No dia 4 de maio, o destaque é o grupo de dança My House, inovador na ocupação da rua e vencedor do prêmio Açorianos de Dança como melhor coreografia e melhor espetáculo.

Sobre Rock Gaúcho 13796 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!