Araújo Vianna: memória e futuro

Alvo de um ambicioso projeto de reforma, o Auditório Araújo Vianna ganha agora um importante documento sobre sua história. O documentário Araújo Vianna: Todas Histórias, em exibição na internet desde a última terça, 16, reúne depoimentos sobre diferentes fases do anfiteatro, que deverá ser reaberto no início de 2012.

Com depoimentos de artistas como Lobão, Nei Lisboa e Hique Gomez, o documentário cobre, principalmente, o período entre 1964 (quando o auditório, originalmente construído na Praça da Matriz, foi reinaugurado no Parque da Redenção) e 2005 – ano em que a casa foi interditada devido a problemas na cobertura de lona. Agora, a perspectiva é a instalação de uma nova cobertura, que já está em fase de confecção.

O novo teto terá seis camadas, com materiais como madeira e metal, e deverá ser instalado em janeiro do próximo ano. Até lá, o espaço está em fase de preparação. Uma diferença significativa no ambiente é a ausência das cadeiras metálicas, removidas para as laterais do auditório – o reaproveitamento dos móveis ainda será definido. Até o final do ano, toda a área do Araújo deverá ser isolada com tapumes, para permitir a retirada da lona atual e, depois, a instalação da nova cobertura.

– Até março ou abril, a cobertura deverá estar instalada. Aí começam as obras internas e externas – explica o coordenador do projeto, o produtor cultural Carlos Caramez.

Caramez acredita que o Araújo Vianna estará pronto para a reinauguração no início de 2012. Deverá ser o início de uma nova fase para um dos espaços culturais mais característicos de Porto Alegre – cujo passado, revisto no documentário Araújo Vianna: Todas Histórias, parece clamar por um futuro ainda mais movimentado.

Sobre Rock Gaúcho 13768 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!