Banda G.A.I.A. lança seu primeiro álbum Coragem Pra Partir

Em crescente destaque na cena musical paulistana o disco mistura guitarras roqueiras a lá Jimi Hendrix e Led Zeppelin com harmonias e melodias que tanto remontam ao Clube da Esquina quanto ao estilo bossanovista

A Banda G.A.I.A lança seu primeiro álbum intitulado “Coragem pra partir” com resultado surpreendente na produção e homogeneidade em unir referências diversas com guitarras do rock’n’roll à linguagem da MPB, além de imprimir sua marca em versões ao vivo de nomes como Caetano Veloso, Milton Nascimento e Secos & Molhados.

Há um ano de sua nova formação, a banda é destaque na cena paulistana com grande variedade musical mantendo o traço da pluralidade num time que conta com dois pernambucanos (Sergio Gaia e George Costa), um paulistano (Thiago Lima) e um mineiro (Thiago Vilela).

Ao longo de suas treze faixas, o álbum de estreia traz um mix de guitarras roqueiras a lá Jimi Hendrix e Led Zeppelin com harmonias e melodias que tanto remontam ao Clube da Esquina quanto ao estilo bossanovista, adicionando ainda arranjos de teclados, violões, cordas, sopros e a sutileza da percussão que ajudam a tornar essa fusão ainda mais encorpada.

Com vocais melódicos e de um ímpeto quase sempre contido, a sonoridade do grupo é visceral e delicada em igual medida, acompanhando a constante busca pelo capricho nas letras. A ideia de “percurso” mostra-se evidente ao longo do disco: um percurso menos de distância física que de caminho espiritual – um caminho que abarca aprendizados (Com os pés no chão; Temporal), relações afetivas (Meia noite; Seria), crítica social (A gente), homenagens a amigos que se foram (Canto de Helena; Gracias) e celebrações de amor à vida (Pena; ou a própria faixa-título).
“Em cada momento, fica latente a personalidade do grupo e o caráter autoral das canções, cujas execuções ao vivo têm chegado a superar as versões de estúdio”, afirma Sergio Gaia, baixista e vocalista da banda.
Nos últimos anos, a G.A.I.A acumulou shows por São Paulo, Recife e Londrina, diminuindo o ritmo apenas entre meados de 2010 a 2012, quando se engajou na produção do disco “Coragem pra partir”. Participou recentemente do Festival Café Aurora em São Paulo, vencendo duas das quatro etapas que disputou, chegando à final junto a outras 11 bandas de alto nível (classificadas entre 96 inscritas). Agora todo o foco está voltado para o lançamento eminente do novo álbum que marcará os primeiros passos de uma banda promissora.

Sobre a Banda G.A.I.A

Formada há quatro anos, a banda G.A.I.A reuniu a primeira formação encabeçada pela dupla Sergio Gaia (baixo/vocais) e Vinny da Silva (guitarras/violões), junto com mais dois artistas da Faculdade Souza Lima & Berklee, o baterista Mateus Polati e o tecladista João Nogueira.

Com menos de dois meses de ensaio, o grupo gravaria seu primeiro DVD-Promo no SL Music Hall (auditório do Souza Lima), já com uma proposta musical de inegável clareza: a união do tradicional rock’n’roll setentista com a elaboração da canção brasileira. Dali por diante, a mistura de canções autorais com versões personalizadas de nomes como Caetano Veloso, Milton Nascimento e Secos & Molhados se tornaria uma constante nas apresentações da banda.

Logo que chegou à São Paulo no ano de 2009, o baixista e vocalista pernambucano Sergio Gaia trouxe na bagagem o desejo artístico de unir a riqueza melódico-harmônica da canção brasileira à visceralidade do rock clássico setentista. O encontro com o guitarrista Vinny da Silva, naquele mesmo ano, possibilitou uma frutífera parceria que daria forma a essa busca.

Trabalhando quase diariamente durante cerca de dois anos, a dupla produziu todo o seu primeiro disco em seu próprio estúdio, contando posteriormente com Martin Guderle (Tonewarp Studio – São Paulo) na mixagem e com Ricardo Garcia (Magic Master – Rio de Janeiro), referência máxima em masterização no Brasil. Completando o time, o trabalho conta com participações especiais de artistas de alto calibre: o baterista Thiago Vilela, a percussionista Michelle Abu (que já integrou a banda de Lobão, Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra), a flautista Daniele Cruz (do grupo Consort e da Universidade Federal de Pernambuco), o guitarrista Lulu Oliveira (parceiro e produtor de Lula Queiroga), entre outros instrumentistas e amigos.

Ao final das gravações do disco Coragem pra partir, o guitarrista Vinny da Silva migrou para os Estados Unidos a fim de seguir os estudos na Berklee College of Music. Foi então que Sergio Gaia, seguindo com os processos de mixagem e masterização no Brasil, reuniu uma nova formação para a banda: o talentoso Thiago Lima (integrante da Orquestra de Guitarras do Souza Lima) foi chamado para o posto de guitarrista; George Costa foi escalado na percussão e Thiago Vilela, que havia gravado o CD como convidado, foi efetivado na bateria.

Mais informações na FanPage https://www.facebook.com/bandagaia ou acesse o site http://gaiarock.com/

Sobre Rock Gaúcho 13796 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!