Banda gaúcha Doidivanas comemora 20 anos com novo álbum, intitulado “Próximos Distantes”

Doidivanas / Luigi Sodré

Lançamento do quinto disco, “Próximos Distantes”, da banda Doidivanas acontece no dia 26/08, sábado, a partir das 17h, com palestra e show no Espaço de Arte Daniel Bellora (Rua Três de Maio, 1005), em Pelotas (RS), com entrada franca.

Com duas décadas de carreira artística, a Doidivanas apresenta novo álbum com 13 faixas, que incluem composições inéditas, criadas ao longo da trajetória, além de releituras de autores gaúchos. As influências deste trabalho circulam entre o rock, o folk, a música regional brasileira e a world music.

“Próximos Distantes” trata do mundo digital, fragmentado e interconectado no qual estamos imersos; mas, ao mesmo tempo, da valorização do contato físico, da camaradagem, da convivência; a transição para a vida ‘adulta’; a ideia de quem ‘está longe, está perto’; a crença que tudo que fazemos está interligado e que as escolhas que fazemos na vida não são excludentes“, afirma o baterista e letrista Rodrigo dMart.

Em “Próximos Distantes”, participam como convidados o cantor nativista Joca Martins, a cantora Lara Rossato, o compositor e músico Edu daMatta, os instrumentistas Luciano Maia, no acordeon, Edison Macuglia, nos violões, Fernando “Bizo” Silva, nos teclados (que gravou suas participações diretamente da Califórnia, nos Estados Unidos) e também o produtor musical do álbum, João Marcos “Negrinho” Martins, nos baixos acústicos. Além das músicas autorais, o disco traz canções dos compositores Jorge Nicola Prado, Edison Macuglia, Juarez Machado de Farias e Edu daMatta.

Para o evento de lançamento, o grupo prepara uma tarde cultural para celebrar a música e a cultura de Pelotas (RS), no Espaço de Arte Daniel Bellora. No dia 26/08, sábado, às 17h, ocorre um bate-papo sobre a experiência musical da Doidivanas; em seguida, a partir das 18h, acontece o show com o repertório do disco “Próximos Distantes” e outras composições da carreira da banda. As atividades são gratuitas e o Espaço de Arte Daniel Bellora fica na Rua Três de Maio, 1005, em Pelotas.

A chegada do quinto álbum da Doidivanas também é tema de ações educativas, sediadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Fernando Osório, no bairro Três Vendas, nos dias 18 e 25/08. O colégio recebe uma palestra sobre regionalismo para os professores e uma oficina prática sobre as visões contemporâneas da música regional gaúcha, na qual os alunos e comunidade entram em contato com a diversidade das tendências musicais do sul do Brasil e ainda conhecem mais sobre a musicalidade da banda.

O álbum “Próximos Distantes” foi gravado e mixado no A Vapor Estúdio, em Pelotas, entre agosto de 2016 e maio de 2017. O projeto tem produção executiva de Yara Baungarten, da Imagina Conteúdo Criativo, e conta com o financiamento do edital ProCultura, da Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas.

por Rodrigo dMart

Sobre Rock Gaúcho 13768 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!