Benjamin lança EP 2014

Formada em 2009, a partir da união de ex-colegas e amigos do Colégio Santa Rosa de Lima, a Benjamin consolidou-se como um conjunto de amigos espontâneos, inquietos, saudosistas, dinâmicos e, sobretudo, avessos à ideia de limitar a exploração dos diferentes gêneros musicais nas suas criações. Não obstante, ao longo desses cinco anos de história, surgiram algumas características que se tornaram peculiares do grupo, as quais podem ser notadas no EP.

Gravado no Audiofarm Recording Studios, o EP foi produzido por Mateus Borges (vencedor do Prêmio Açorianos/Mix With the Masters 2013) e contou com participações de Fabiano Fava (Second Hand/Fabão), Samuel Brentano (Second Hand), Maestro Luiz André (EArte) e Lucas Kinoshita (Camerata Brasileira/Richard Serraria/Trem Imperial). Logo de cara, ao escutar o single Marcha Cinza, nota-se a presença forte dos metais, herança de uma influência “los hermânica”, e a fusão de dois estilos musicais (marcha e hardcore). Não deixa de demonstrar o desejo da banda de criar o cenário de fatos antigos e, ao mesmo tempo, usar a pegada forte das guitarras, para expressar as melancolias e inquietudes vividas em tempos atuais, com uma pitada de descontrole carnavalesco. Por outro lado, Noite de Almirante revela o elo entre a música e a literatura, o qual é uma busca constante dos letristas Maurício Dalla Zen e Guilherme Pirillo. Baseada no conto de Machado de Assis, a canção procura desvendar os sentimentos vividos na história do personagem Venta Grande em forma de canção, tentando, novamente, trazer o ouvinte para o cenário de um Brasil distante. A harmonia pop surge como fruto das rodas de violão, que sempre marcaram a vida dos guris da Benja. Finalmente, o reggae Milagre, composto em junho de 2013, demonstra uma preocupação em denunciar o preconceito racial e sexual, que vem sendo objeto de lutas e conquistas recentes, na forma de um ritmo ainda não havia sido explorado pela banda. Percebe-se, assim, a ideia da Benjamin de sempre estar em movimento, sem deixar de sentir saudade do que nunca viu ou daquilo que não vai voltar.

O show de lançamento do novo registro ocorre no dia 04 de maio e será realizado no Bar Ocidente (Av. Oswaldo Aranha, 960 – Porto Alegre/RS). Passeando pela história da banda, o show mostrará músicas já conhecidas, novos arranjos e composições inéditas. Convidados especiais como Simone Rasslan e Bibiana Petek além as participações das gravações, estarão presentes.

Sobre Rock Gaúcho 13775 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!