Boka, baterista do Ratos de Porão, fará palestra/workshop em Porto Alegre sobre o cenário independente

Famigerada, banalizada, rotulada como clichê, mas ainda uma expressão que honra o fardo de seu significado. É o “faça-você-mesmo”, lema amplamente disseminado desde o crescimento da cultura punk e adotado como princípio por múltiplas cenas culturais independentes ao redor do globo. De significado simples, apesar de muitas vezes incompreendida, essa junção de palavrinhas ainda tem muito peso no circuito artístico underground, seja no Brasil ou na gringa.

Para quem desconhece seu significado ou para os que querem ampliar o entendimento do termo, uma boa oportunidade rolará no dia 18 de setembro, uma terça-feira. Na ocasião, um dos brasileiros que mais leva a sério o estilo de vida “do it yourself” fará uma palestra/workshop em Porto Alegre, no Entre Bar (Rua José do Patrocínio, 340, quase esquina com a Sarmento Leite). É o veterano (no sentido de ter experiência) Boka, baterista da lendária Ratos de Porão e de outras bandas supimpas, ativista de cena independente e dono de um selo/distribuidora que trabalha com som pesado. Por aí, já dá pra ter uma ideia da bagagem que o cidadão tem. Mais interessante ainda, é que o elemento quer dividir essa sabedoria!

Por isso, o cabra falará sobre sua batalha no meio underground e de como acredita ser possível manter essa rede sempre ativa e atuante. Além, é claro, de comentar e demonstrar seu monstruoso talento como baterista.

ATENÇÃO: As vagas são limitadas e os interessados precisam fazer a inscrição antecipadamente. Para isso, basta mandar um e-mail para [email protected] ou entrar em contato pelos telefones (51) 9649-4060/ (51) 8133-6501. Os ingressos para o evento custam R$ 20,00 e também devem ser pagos de forma antecipada.

A palestra, nas palavras do próprio Boka

Muitas vezes fica difícil acreditar que já se passaram mais de 25 anos desde a primeira vez que eu toquei bateria de verdade. Quando olho para trás, parece que vivi e continuo vivendo um sonho, um privilégio para poucos, a realização de todo e qualquer músico que gosta do palco. Ou seja: fazer shows ao redor do mundo!

Pensando na vivência e no acúmulo de experiência adquirida através de um quarto de século tocando bateria, gravando, viajando, fazendo shows e tours, iniciando meu próprio selo, conclui que já é um bom momento para dividir tudo isso com outras pessoas de maneira mais direta.

Muitos desconhecem por completo o universo da música independente e do “faça-você-mesmo”. Outros, muitas vezes, mistificam algo que é, sem sombra de dúvidas, viável. Assim, deixam seus anseios e sonhos de lado pelo fato de não compreenderem o que é ser realmente independente e todas as dificuldades desta árdua conquista (sim, ser independente é uma conquista e não aceitem que te digam o contrário!) que, através das gerações, perpetua um grandioso cenário.

Tocando bateria e conversando com o público, estou certo de que este worshop/palestra vai estar na contramão de outros apresentados ultimamente. Mostrando de maneira informal e simples parte do meu conhecimento no instrumento, vou contemplar os fãs do Ratos de Porão com trechos de músicas que escrevi e gravei com a banda e também “iniciarei” os ouvidos dos que nunca me viram ou ouviram tocar antes.

Falarei um pouco sobre minha história e minha visão/opinião sobre “ser independente”. Além de compartilhar histórias, tentarei transmitir como funciona e onde “existe” o universo do “faça-você-mesmo”, do underground, dos discos, das turnês e tudo que engloba essa questão.

Espero assim poder ajudar quem está prestes a formar sua primeira banda ou quem já esta batalhando seu espaço, incentivando todas as pessoas a arregaçarem as mangas. Acreditem: o melhor e mais prazeroso dos caminhos eu já estou percorrendo e gostaria que outras pessoas começassem, porque acredito que não exista alternativa melhor a não ser “faça-você-mesmo”!!!

Links relacionados:
www.ratosdeporao.com
www.myspace.com/ratos
www.safarihamburguers.com
www.myspace.com/safarihamburguers
www.myspace.com/ishotcyrus
www.peculiodiscos.com.br/lojapeculiodiscos

Resumo:
Workshop & palestra com Boka (Ratos de Porão)
Quando? terça-feira, 18 de setembro, às 22h
Onde? Entre Bar (Rua José do Patrocínio, 340 – Cidade Baixa – Porto Alegre)
Contatos: (51) 9649-4060/ (51) 8133-6501 ou [email protected]
Quanto? R$ 20,00

Sobre Rock Gaúcho 13768 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!