Chama Violeta e Papas Da Língua se apresentam no Festival Canto Livre 2016

A expectativa em torno das duas finalíssimas do Canto Livre, dias 19 e 20 de maio no Teatro CIEE, é enorme. Afinal, são 51 novos talentos esperando para subir ao palco e cantar as canções escolhidas por eles, acompanhados de uma super banda e com todo o equipamento e suporte necessários. São alunos do ensino fundamental, ensino médio e universitários que irão, a partir do Canto Livre, trilhar o caminho da música, da arte e da cultura. Muitos deles emplacam carreiras de sucesso, como a cantora Ana Muniz, que participou da 2ª edição e hoje está consolidada no cenário da música brasileira. O festival tem o patrocínio da TIM e o financiamento do Pró-cultura RS.
 
Foram selecionados para esta 4ª edição 34 candidatos nas categorias infantil (7 a 10 anos), infanto-juvenil (11 a 14 anos) e juvenil (15 a 18 anos) e  17candidatos da categoria universitária (sem limite de idade), totalizando 51 nomes. Para chegar a esse número, a comissão realizou uma triagem através da audição das canções gravadas pelos candidatos e enviadas por eles no momento da inscrição. Participaram alunos das redes federal, estadual, municipal e particular de ensino fundamental, médio e universitário da cidade de Porto Alegre.  
 
As duas grandes finalíssimas acontecem nos dias 19 e 20 de maio no Teatro CIEE (Rua Dom Pedro II, 861 Bairro Higienópolis). Os participantes estarão acompanhados da banda Conexão Brasil, formada por músicos com larga experiência neste segmento de festivais. Os arranjos utilizados são pré-escolhidos pelos candidatos. Nos dois dias haverá bandas convidadas: dia 19, a Chama Violeta faz o show convidado e no dia 20 é o Papas da Língua quem fecha as apresentações.
 
Os vencedores receberão troféus e prêmios em dinheiro, bem como as melhores três torcidas organizadas. As escolas representadas por cada aluno também concorrem a premiações em vale-compras, a serem trocados por equipamentos musicais, de áudio, vídeo ou congêneres.  O público também poderá voltar no intérprete que julgar melhor e os vencedores desse segmento júri popular também receberão prêmio em dinheiro e troféu. O corpo de jurados para as grandes noites do festival foi indicado pela Comissão Organizadora e é composto por cinco pessoas de reconhecida idoneidade e competência, conhecedoras da área musical e/ou cultural: Mônica Tomasi, Marisa Rotenberg, Tiago Ferraz, Maria Luiza Benitez e Juarez Fonseca.
 
Os objetivos do Canto Livre, patrocinado pela TIM em todas as edições e realizado pela Gaia Cultura e Arte, são muitos nobres: além de incentivar a interpretação vocal e o canto individual, fomenta o potencial artístico, a criatividade e a autoestima entre os estudantes. E faz mais ainda: forma um público essencial, pois são os jovens estudantes de hoje que lotarão os teatros e salas de espetáculos amanhã.
 
Sobre as bandas convidadas:
 
A Chama Violeta está prestes a lançar seu primeiro disco, no dia 17 de maio, dois dias antes de se apresentar no Canto Livre. Ilhatraz à tona a mistura de ritmos e a levada genuinamente brasileira, com influências de sons do mundo todo – um pouco do samba, do maracatu, do soul e de ritmos africanos, produzindo uma sonoridade bem percussiva, uma característica bem forte na sonoridade do grupo. O disco teve participações especialíssimas como o grande percussionista Naná Vasconcelos, recentemente falecido, Serginho Moah, Kako Xavier, Wilson Simoninha, entre outros, e marca o amadurecimento da banda. O público do canto Livre terá o privilégio de assistir ao show da Chama Violeta nesse momento mágico, dois dias após o lançamento do primeiro disco. Integram o grupo os músicos Chirú dos Santos (vocal e violão), Rafael Pavão (percussão e voz), Titeu Moraes (guitarra), Paulo Liska (baixo), Duda Cunha (bateria).
 
A banda Papas da Língua está atualmente em turnê com o show do DVD 20 Anos, onde reúne boa parte dos grandes sucessos da carreira. Gravado no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, é composto por sucessos da carreira do grupo, músicas que embalaram novelas da TV brasileira, como Cara e Coroa (1995), Malhação (1998, 2000, 2002), Páginas da Vida (2006), Viver a Vida (2010), Balacobaco, além de todas as músicas que serviram de trilha sonora na vida de tanta gente, especialmente no sul do país. O DVD tem também as participações especiais de Gabriel, o Pensador e Alexandre Carlo, vocalista do Natiruts na faixa single Viajar. Este é o oitavo CD e terceiro DVD do grupo, e integra a discografia lançada no Brasil, Argentina, Portugal, França, Angola e Moçambique. Turnês nos Estados Unidos, Portugal, França, Áustria, Angola, Argentina, Uruguai e Paraguai são rotina para a banda, que participará, com muito orgulho, da edição do Canto Livre Estudantil, na segunda grande final, dia 20 de maio. Leo Henkin, Fernando Pezão, Zé Natálio e Serginho Moah são os Papas da Língua.

Sobre o Canto Livre a Gaia Cultura e Arte:

O Canto Livre, patrocinado pela TIM, com financiamento do Pró-cultura RS – Governo do Estado, é uma realização da Gaia Cultura e Arte, empresa que atua há sete anos no mercado da produção cultural, trabalhando com projetos incentivados através de Leis de Incentivo à Cultura estadual e federal. Em sua trajetória figuram eventos de grande porte e reconhecimento, como o Pelotas Jazz Festival, a turnê do Mulher Encanto, Festival de Curta Arte Movie , Canto Livre Estudantil, Almanaque do Bicentenário de Pelotas, Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação, entre outros, todos eles com entrada franca ao público.  Para o ano de 2016 já tem muitas novidades previstas, tanto na área da música, no audiovisual e na dança.

Canto Livre – festival estudantil
Dias 19 e 20 de maio, às 19h30min
Teatro CIEE – Dom Pedro II, 861 – Higienópolis
Entrada franca – retirada de senhas uma hora antes das apresentações
 
Realização: Gaia Cultura e Arte
Patrocínio: TIM
Financiamento: Pró Cultura RS – Governo do Estado
 
Site: http://cantolivre.art.br

Sobre Rock Gaúcho 13383 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!