Cultura, sustentabilidade, gastronomia e decoração reunidas durante o Garage Sale

O companheirismo, a parceria e a amizade sempre dão bons frutos. Assim começa a história do “Desapega lá em Casa”, uma iniciativa que está sendo comemorada num animado evento, o Garage Sale Coletivo. Tudo começou quando ao tentar ajudar um amigo que precisava se desfazer de móveis porque estava indo embora para Buenos Aires a arquiteta Vanessa Kaminski decidiu criar um grupo na rede social e unir seus contatos: amigos arquitetos e designers em sua maioria.  Rapidamente as redes se conectaram e desde então o grupo vem se tornando o coletivo que hoje é sucesso. O “Desapega Lá em Casa” precisou passar para o status “secreto” onde só entram pessoas indicadas.  Atualmente conta com mais de 20 mil pessoas e a cada semana são inseridas cerca de 200. A ideia inicial de decoração com sustentabilidade foi incorporada à gastronomia e cultura dando origem ao Garage Sale que abre a sua segunda edição em Porto Alegre, no dia 10 de dezembro (sábado), das 11h às 20h, em um casarão na Avenida Guaíba, 4126, na Vila Assunção.

O evento reúne pessoas que querem desapegar de objetos de decoração, móveis, antiguidades e utensílios para o lar doce lar. Para tornar ainda mais atrativo, a idealizadora do evento selecionou artesãos membros do grupo on line em um espaço chamado “compro de quem faz”, onde tudo é feito a mão.  “Temos uma rede de pessoas aqui, pessoas criativas que produzem e, como no grupo não é permitida a venda de coisas novas, convidei os artesãos para participarem do evento”, ressalta. Expositores ocupam um espaço dividido em boxes de aproximadamente 2mx2m, sempre com o tema voltado para “a casa”. “Em tempos de crise é uma ótima oportunidade para comprar coisas de segunda mão e dar um up no apê, comprar algo raro ou feito artesanalmente para presentear alguém”, destaca Vanessa que acredita que já existam coisas demais no mundo.

Na parte cultural, o evento terá apresentações da cantora e compositora Marisa Rotenberg, exposição dos fotógrafos Joana Carolina e Ney Caminha, pocket show de Bibiana Morena e Nelo Johann, contação de história para crianças do livro infantil de Mário Corso e muito mais. Marcam presença ainda a Cervejaria Artesanal 4 Árvores, foodtrucks, bike café e bolo no pote. “Tudo isso porque a intenção é fazer mais que um evento: é também proporcionar uma experiência onde os amigos e a família curtam bons momentos juntos!”, salienta Vanessa Kaminski que conta com Karine Oliveira e Pablo Alles Rey na organização, e Micha Kaminski no design de material.

Programação:

11h – Abertura do Evento com exposição fotográfica de Joana Carolina e Ney Caminha. Os fotógrafos foram convidados a desapegar de sua arte. Todas as fotos estarão lindamente expostas e à venda;
12h – Foodtrucks preparados para receber para o almoço;
15h – Contação de história para as crianças. Da obra de Mário Corso, “A História mais Triste do Mundo”, vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura 2015 – Melhor Livro Infantil. O livro é um convite para descobrir o mundo alegre e delicado do circo;
17h – Pocket show na Sala Redonda com Bibiana Morena e Nelo Johann. Num clima intimista de quem recebe amigos na sala, o casal insere no seu repertório músicas autorais e de grandes compositores como Louis Armstrong, Lupicínio Rodrigues, Raul Seiza, Beatles, Neil Young, Elton John, Velvet Underground e Ramones;
18h30 – Show de Marisa Rotenberg e os músicos Lucas Esvael e Fernando Sessé. A cantora porto-alegrense preparou releituras de canções dos seus dois álbuns, “Na Batida” (2002) e “Boa Hora” (2009), além de músicas que fazem parte da sua playlist. Acompanhada pelos instrumentistas Angelo Primon (violão) e Fernando Sessé (percussão e efeitos), Marisa, que também toca violão, apresentará canções que rodaram nas rádios brasileiras como Lápis de Eugenio Dale, os sambinhas Boa Hora de Alvinho e Domenico Lancelotti e O meu Ziriguidum de Felipe Elizalde, e alguns temas conhecidos de Zeca Baleiro, Novos Baianos e Gilberto Gil.
20h – Encerramento do Evento.

2º Garage Sale – Coletivo Desapega Lá em Casa
Dia 10 de dezembro, (sábado), das 11h às 20h
Avenida Guaíba, 4126 – Porto Alegre
Ingresso 5,00 – venda na hora/ Crianças não pagam

Sobre Rock Gaúcho 13654 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!