CxFxCx: Ser a cena é ser real

Hoje em dia ser “real” parece ser impossível, ou ser “real” virou significado de estar nas redes sociais, o que usado com abuso acaba perdendo todo sentido de ajuda e expansão que essas ferramentas nos proporcionam.

E neste ponto que o novo clipe da CxFxCx “Seja Cena” aborda, onde o vocalista Renato e o guitarrista JR explicam:

“A ideia inicial do que viria a se tornar a letra de SEJA A CENA surgiu como uma crítica a determinadas falsidades que as mídias sociais podem proporcionar se não forem utilizadas com sinceridade. Exemplo clássico disso são os eventos criados no Facebook, que muitas vezes indicam diversas pessoas confirmadas para um determinado show em que, na hora do vamos ver, menos da metade aparecem, o que pode ser muito frustrante para as bandas. Isso sem contar outros transtornos, pois maioria das bandas independentes custeiam os shows por conta própria e isso faz com que elas acabem arcando com bem mais do que o necessário para realização do evento (por exemplo: com custos com pulseirinhas, ingressos, CDs, camisas e, algumas vezes, também estoque de bebidas para serem comercializadas no dia do show). Então seria ótimo se as pessoas pudessem refletir antes de criar falsas expectativas.”

E além da realidade que contrasta nossa “cena real”, Renato e JR complementam que:

“A mídia social é ótima, de extrema importância e indispensável para divulgação nos dias de hoje. Mas por outro lado tornou tudo muito fácil e acessível para as novas gerações, e isso parece ter um preço. Há alguns anos, você tinha que correr atrás para conseguir ouvir um som novo de determinada banda: tinha que pagar uma grana para encomendar um disco importado (ou descolá-lo emprestado de alguém para gravar uma fitinha K7 meia boca), mas tudo isso fazia com que você valorizasse muito aquela obra. Hoje, você pode fazer em poucos minutos o download de um disco que ainda nem foi lançado, assim como pode se acomodar em assistir pelo Youtube a um show da banda que vai tocar mais tarde na sua cidade, ao invés de ir lá prestigiar. Embora tudo isso seja muito cômodo, parece estar tornando a vida das pessoas cada vez mais virtual e os produtos cada vez mais descartáveis. Mas por outro lado é muito gratificante perceber que existe um contraponto a essa tendência de comportamento: existe uma CENA REAL, formada por pessoas verdadeiras que se dispõem a estar junto uma das outras para se apoiarem e viver de verdade, ao invés de apenas ficarem clicando no conforto de seus lares. A letra busca ressaltar e estimular ainda mais esse tipo de atitude.”

Mas voltando a abordagem de “Seja Cena” a banda comenta como foi à projeção e montagem do clipe, que segundo eles:

“Montar o clipe foi bem desafiador e difícil, mas também muito recompensador e prazeroso! Todas as cenas da banda tocando foram filmadas pelo Amigo Lagarto e pelo Renato (vocal), que também realizou a edição do clipe. Foi escrito um roteiro básico determinando algumas situações que gostaríamos que o personagem principal vivenciasse, todas relacionadas à ações de construção de cena e atitude simples que podemos tomar para fazer tudo acontecer. A escolha do personagem principal foi fácil, chamamos o Rodner, grande brother nosso e guitarrista da banda DESPREZO & ÓDIO, nossa parceira não só em vários shows, mas também em afinidade musical e de ideais. Nunca tivemos uma segunda opção para esse papel, ele sempre foi o cara que gostaríamos que representasse isso, as cenas do quarto inclusive foram feitas no próprio quarto dele! Quantos aos demais personagens foram convites especiais por afinidades e também por representatividade na cena.

Para formar o público do show que aparece no clipe foi aberto um evento no Facebook, convidando diversos amigos que fazem parte da nossa cena real. Já a cena em que aparecem quatro bandas em tela dividida cantando o refrão, convidamos eles para representar algumas das bandas parceiras que fazem parte dessa construção. São elas: (de cima para baixo, da esq. para direita) F.A.R.P.A de Porto Alegre, SISTEMA DE MENTIRAS de Campo Bom, LAPSO DE INSANIDADE de Sapucaia e CURSED SLAUGHTER de São Paulo. Outro ponto legal a ser ressaltado é a arte usada pelo personagem principal nos flyers e cartazes. Ela nos foi enviada como uma fan art (bem antes de pensarmos no roteiro do clipe) de forma totalmente espontânea pelo Joaka Barros que mora no Pará (!), ou seja, do outro lado do país. Uma atitude simples, mas importante, que acabou fazendo toda a diferença! A locação do show do clipe foi o pátio dos fundos do ESTÚDIO NAVARRO, local onde ensaiamos há vários anos já, do nosso grande brother Cássio Abreu, o Xalaman. A skate shop que aparece pertence também a um amigo de longa data, o Ariel Bohn, inclusive é ele que fez questão de atender nosso personagem principal na cena do clipe. O colégio que aparece é a escola estadual Marechal Rondon, ponto clássico de encontro aqui de Canoas, onde no início dos anos 90 éramos frequentadores assíduos daquela esquina e dali muitas gigs foram fomentadas no boca a boca e na distribuição de flyers e cartazes.”

Agora o que acha de ver o resultado final de “Seja Cena”? Acesse o link a seguir e curta sem limites: https://www.youtube.com/watch?v=DA02Te0JKac

Links Relacionados:

http://soundcloud.com/cxfxcx
https://www.facebook.com/CxFxCxCrossover
http://www.myspace.com/bandacfc

Fonte: http://heavyandhellpress.blogspot.com.br/

Contato: https://www.facebook.com/Renato.Sanson.Thrash

Facebook: https://www.facebook.com/HeavyAndHellPress

Soundcloud: https://soundcloud.com/heavy-and-hell-press

Sobre Rock Gaúcho 13654 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!