Documentário contando a história do Defalla deve ser lançado até o fim de 2014

O Defalla é uma das bandas mais criativas da história do rock nacional. Misturando vários estilos, como rock, heavy metal e funk (americano, cara pálida), o quarteto gaúcho continua escrevendo a sua história de mais de três décadas. Agora, toda essa trajetória de uma banda à frente de seu tempo, sem nenhum exagero, será contada no documentário “Sobre Amanhã”. A iniciativa é da Zeppelin Filmes e o filme tem roteiro e direção de Rodrigo Pesavento e Diego de Godoy e direção de produção de Arnoni Lenz. Além de um show, o doc trará entrevistas do quarteto e de pessoas envolvidas na carreira da banda.

Segundo o guitarrista do Defalla, Castor Daudt, a ideia do documentário já estava em pauta desde 2010. “Houve uma breve tentativa do Rodrigo Pesavento de reunir e filmar uma ‘performance ao vivo’ da formação clássica do Defalla em setembro de 2010 na gravação do álbum ‘Flu Rocks’, do nosso baixista Flu”, conta. O lançamento acabou não acontecendo devido a inesperados problemas técnicos durante o processo de gravação e produção.

Mas o destino conspiraria a favor do Defalla. Pouco tempo depois, em maio de 2011, o empresário Lelê Bortholacci reuniu a formação clássica da banda, (Edu K no vocal, Castor Daudt na guitarra, Biba Meira na bateria e Flu no baixo), para um show do projeto “Discografia do Rock Gaúcho”. Na apresentação, realizada no Beco, tradicional bar de Porto Alegre, o Defalla tocou seu primeiro álbum, “Papaparty” lançado em 1987, na íntegra. “Durante a semana de ensaios que precedeu o show, a Zeppelin Produtora fez uma série de filmagens e entrevistas com a banda, culminando com a gravação do show em si”, conta. Desse material surgiu o documentário “Sobre Amanhã”.

O garimpo

Além do show no Beco, o filme trará vídeos antigos, alguns deles desconhecidos até pelos integrantes do grupo. Naturalmente, esse processo de reunir filmagens e fotos de uma banda que tem mais de 30 anos de estrada não foi fácil. Além do material dos próprios integrantes, a produção contou com a colaboração de fãs e veículos de comunicação. “Foi um verdadeiro garimpo. Felizmente muitos amigos contribuíram bastante e alguns canais de TV, como a TVE-RS, foram muito colaborativos e simpáticos. Também foram usados alguns arquivos pessoais dos próprios membros da banda”, diz Castor.

E todo esse esforço faz sentido. A importância de ter um registro histórico e poder compartilhar isso com os fãs após mais de três décadas de trajetória não é um fato comum, principalmente no Brasil. Por conta disso, o documentário enche de orgulho o quarteto gaúcho. “É fundamental, principalmente para uma banda como o Defalla que nunca foi um ‘super sucesso comercial’, com exceção da música ‘Melô da Popozuda’, da fase Miami Rock do Edu K”, analisa o guitarrista.

Além de contar a história do grupo, o documentário traz de volta à tona uma época extremamente criativa do rock nacional, o que contrasta com a e estagnação da música brasileira atual. “O Defalla sempre foi uma banda inovadora, na vanguarda do rock brasileiro, alguns dizem que até do internacional, e que merece este resgate histórico. Até para não esquecermos que existiram e existem bandas que ajudaram a desbravar novos caminhos no rock no Brasil e no mundo. Precisamos desta memória!”, afirma Castor.

O documentário “Sobre Amanhã” já está totalmente finalizado. A previsão é de que ele seja lançado até o fim de 2014. O Defalla também está terminando a gravação de um novo álbum, ainda sem nome. “Devem ser oito ou nove músicas, conforme a edição final, e esperamos lançar até o final deste ano de 2014, quem sabe numa data próxima ao lançamento deste documentário. Talvez até simultaneamente, conforme a possibilidade”, conclui Castor.

Confira o teaser de “Sobre Amanhã” e três músicas do show do Defalla no ano passado em Curitiba: “Não Me Mande Flores”, “It’s Fucking Boring To Death” e “Sodomia”.

Sobre Rock Gaúcho 13379 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!