Dutra ressignifica o lançamento de um EP físico em seu novo disco, “Verte”

Divulgação / Dutra

A Dutra lançará seu novo EP “Verte”, na sexta-feira dia 29/01, de uma forma diferente: além de disponibilizá-lo nos serviços de streaming, será lançada uma versão física em forma de livreto, em quantidades limitadas.

A ideia surgiu de Matheus Dutra, vocalista da banda, que também é estudante de Design de Produto na UFRGS. “A gente quer entregar algo diferente do habitual com esse EP, tanto no sentido sonoro quanto no visual. A ideia de produzir um encarte como ‘versão física’ ao invés de um CD veio como uma consequência disso”, afirma ele. Matheus foi o responsável por todo o projeto gráfico de Verte, desde a capa até os materiais de divulgação online.

“Verte”, terceiro EP da Dutra, foi captado e produzido integralmente em casa pelos próprios integrantes da banda – fator que foi decisivo para chegar na sonoridade do disco, mais madura e ousada que os anteriores. As três músicas que o compõem transitam entre momentos de energia e melancolia. Exploram assuntos que vão desde o autoconhecimento e a busca de um encaixe entre as diferentes versões de si, em um desafio constante contra o tempo, ao amor romântico e seus desencontros. Além das letras, esses temas também se refletem na instrumentação das músicas, onde os ritmos são ditados pelo piano e a bateria, mas também intercalam-se com interlúdios de ambiências e texturas eletrônicas. Seu último single “Ainda”, lançado em dezembro de 2020 e parte de Verte, já simbolizava o início da transição às novas sonoridades exploradas no disco.

Composta por Matheus Dutra, Camila Prado, Raul Araújo, Nychollas Cardozo e Vinícius Chagas, a Dutra foi formada em dezembro de 2014 na cidade de Porto Alegre. Com letras intimistas e reflexivas, sua sonoridade característica traz uma mescla de elementos eletrônicos e texturas sonoras, em contraste com os instrumentos mais tradicionais nos arranjos do conjunto. O grupo apresenta outros dois trabalhos publicados: os EPs “Dutra” (2015) e “Contraponto” (2016).

“Verte” estará disponível em todos os streamings dia 29/01, e sua edição física estará à venda no site oficial da banda no início de Fevereiro. Todos os trabalhos da banda estão disponíveis nas grandes plataformas online, podendo ser ouvidos no Spotify, Apple Music, YouTube, Deezer, Bandcamp e Soundcloud.

por Selo Naïf

Sobre Rock Gaúcho 3112 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.