Em mais de uma década no cenário musical independente, Atrack faz show em Campo Bom

Com 15 anos de estrada e lançando o DVD 15 anos de independência, a banda Atrack sobe mais uma vez ao palco do Centro Cultural Marcelo Breunig, em Campo Bom. Será neste sábado, dia 17, às 20h, que ocorrerá mais uma edição do Garagem Aberta, projeto que abre as suas portas para bandas independentes com trabalhos autorais. O evento marcará o pré-lançamento do DVD da Atrack e contará com mais dois shows: Take a Number, de Sapiranga, e Reativos, de Porto Alegre, que faz seu primeiro show desde sua formação, em 2010. O valor da entrada é de R$ 15 e o CCMB fica na Rua Voluntários da Pátria, 214, no Centro.

O Centro Cultural já recebeu em duas ocasiões os porto-alegrenses da Atrack: Felipe (vocal e baixo), Carlos (bateria), Igor (guitarra) e Geison (guitarra). Os caras já contam com um EP, quatro álbuns, quatro videoclipes e agora, o DVD 15 anos de independência. Com um som influenciado por bandas de hardcore melódico, a Atrack já teve a oportunidade de tocar com grandes nomes da música nacional e internacional, como NOFX, Satanic Surfers, No Fun At All, Rufio, Dead Fish, Dance of Days, Street Bulldogs, entre outras.

Os vizinhos da Take a Number, de Sapiranga, também já são bem conhecidos pelo CCMB. Duda (bateria), Abel (vocal e guitarra), Fernando (baixo) e Luciano (vocal e guitarra), têm influências que vão da cena nacional independente, como Zander, Bullet Bane, Dance of Days, Full Heart e Chuva Negra, até influências internacionais, como Millencolin, Bad Religion, Blink 182 e Pennywise .

Já pela primeira vez a Reativos, de Porto Alegre, sobe ao palco e o primeiro show da banda promete. Gabriel (vocal e guitarra), Sanches (baixo), Édson (guitarra e backing vocal) e Neb (bateria), apostam em “riffs empolgantes, bateria embalada e melodias aceleradas”, tendo como influências as bandas Face to Face, NOFX, Pulley, Bad Religion, Ramones, MXPX, entre outras.

Conheça o Centro Cultural Marcelo Breunig

O Centro Cultural Marcelo Breunig foi criado no ano de 2003. De lá para cá, muita coisa já rolou, como eventos das mais diversas manifestações artísticas, políticas e culturais. O que moveu a criação desse lugar foi trazer para a cidade de Campo Bom um lugar que valorizasse a cultura alternativa e projetos, pessoas e organizações independentes, mostrando para a população essa diversidade cultural. O local é totalmente destinado para a minoria, para a parcela da sociedade que não tem espaço nos meios convencionais.

Independente de recursos municipal e estadual, o que impulsiona o Centro Cultural é o espírito colaborativo: ele não possui fins lucrativos. Eventos musicais e debates dos mais variados temas fizeram ao longo dessa década um grande cenário cultural nesta pequena cidade, algo valioso para a região, que contou inclusive com artistas vindos de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Uruguai, Argentina e de todas as regiões do Estado.

O nome do Centro Cultural não surgiu por acaso, trata-se de uma homenagem ao líder estudantil Marcelo Breunig, ou simplesmente Jack, como era conhecido. Aos 19 anos, Jack foi assassinado, no dia 13 de maio de 2001. Escritor e poeta, seu sonho juntamente com outros jovens ativistas, era fundar na cidade um espaço sem preconceitos, que abrigasse todas as culturas e ideais. Os culpados não foram encontrados e o assassinato de Jack, que acredita-se ter ocorrido por motivação política, acabou sendo arquivado por falta de provas.

O que ninguém poderia imaginar é que o assassinato de Marcelo fez com que a indignação crescesse ainda mais, motivando a criação deste espaço de justiça e assim, transformando o sonho em realidade. No dia 24 de maio de 2003 o Centro Cultural Marcelo Breunig foi fundado e a filosofia cultural defendida por Marcelo é exercida até hoje: “debates, leituras, exposições, shows de bandas, saraus, participação de todas as pessoas independentes de classe social, condição sexual, credo e posição política”

Sobre Rock Gaúcho 13380 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!