Engenheiros do Hawaii: Carlos Maltz autografa livro na Livraria Cultura, em Porto Alegre

Baterista, cantor, compositor, astrólogo, psicólogo e agora também escritor. Este é o Carlos Maltz que lança nesta quarta (15/12) seu primeiro livro, Abilolado Mundo Novo, com show e sessão de autógrafos na Livraria Cultura do Bourbon Country, a partir das 19h30min.

Aos 48 anos, o ex-baterista dos Engenheiros do Hawaii não mudou apenas o corte de cabelo. Maltz hoje vive com a família em Brasília, onde trabalha de oito a 10 horas por dia em seus consultórios de astrologia e psicologia – ele se graduou em 2008 e fez especialização em Psicologia Junguiana. O que não o impede de dedicar-se também à música, mas num ritmo bem diferente da ciranda de shows e gravações que viveu a bordo dos EngHaw entre 1985 e 1995.

Depois de dois discos independentes com a banda Irmandade Interplanetária ainda nos anos 1990, ele lançou o álbum solo Farinha do Mesmo Saco – hoje, disponível para download no seu site.

Enquanto vai criando novas canções e projeta um novo CD para 2011, Maltz divulga seu Abilolado Mundo Novo, inspirado nas conversas virtuais do grupo Com-Unidade-1-Manos, ativo durante três anos na década passada.

– Era um fórum permanente onde se discutia grandes questões: Deus, a vida, a morte. Tudo em linguagem pop. O barato era a mistura dos assuntos e das pessoas – lembra Maltz.

A estrutura do texto é a mesma de um bate-papo via computador, no qual o próprio autor expõe suas ideias sobre os mais diversos temas – da religião à tecnologia, da música aos antidepressivos – num estilo batizado de “pla-kut” (Platão com Orkut, segundo Maltz). Seus interlocutores são personagens criados por ele mesmo, com auxílio da astrologia.

– A partir de números aleatórios, criei datas de nascimento e fiz mapas astrais desses personagens. Mas os nicknames vieram da própria internet. Essas conversas aconteceram dentro da minha cabeça – conta Maltz.

Por trás do tom filosófico que permeia os diálogos está, segundo Maltz, a preocupação com o que ele chama de “epidemia de depressão”.

– Está na hora de discutir as grandes questões. Tenho observado que as pessoas sentem um grande vazio e não sabem onde buscar soluções. As pessoas se deram conta de que não vão preencher o vazio da alma com coisas. E já nem sabemos mais o que é alma – alerta.

Maltz autografa o livro às 20h30min. Antes, às 19h30min, apresenta show acústico (ou punkústico, como define) no auditório da Livraria Cultura (Túlio de Rose, 80, fone 51 3028-4033). O ingresso é um quilo de alimento não perecível.

Sobre Rock Gaúcho 13768 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!