Entrevista com a banda Morthur

Morthur / Divulgação

Eles surgiram como um dos expoentes do Death Metal gaúcho, e seu álbum de estreia, “Between the Existence and the End” – lançado em 2017 –, foi considerado por muitos sites um dos melhores lançamentos daquele ano. Hoje conversamos com Jeferson Casagrande, guitarrista e vocalista do MORTHUR, para saber um pouco mais sobre o atual momento, projetos futuros e muito mais, confira:

RG: Conte um pouco da história do MORTHUR aos nossos leitores, e fale sobre a formação atual.
Jeferson: A banda surgiu em 2013 com André Cândido na bateria, Fabrício Macalli no baixo e Jeferson Casagrande na guitarra/vocal. Em 2014, a Morthur teve sua estréia no 1º “En” Carna Rock Metal Fest em Erechim/RS, cidade natal da banda. Em 2015 houve a substituição do baixista, Marco Zanco assumiu as 4 cordas e se mantém até hoje. Entre 2015 e 2018, a banda fez diversos shows dividindo o palco com bandas como Amaduscias, Isfet, Apophizys, Mithrubick, Dyingbreed, Human Plague, Symphony Draconis, Burn the Mankind entre outros grandes nomes, inclusive, com os gigantes do death metal Krisiun. No final de 2017 foi lançado o debut album da banda chamado “Between the Existence and the End”, incluindo 9 faixas totalmente autorais, sendo bem recebido pela mídia especializada, pelas críticas e pelos apreciadores.

RG: Mesmo com um ano “mais calmo” para o MORTHUR em questão de shows, podemos dizer que a parte de composição esteve a todo vapor? Aproveitando a pergunta, quando poderemos ouvir um novo álbum da banda?
Jeferson: Tivemos um ano bastante conturbado e consequentemente a banda sofreu com isso. Devido à falta de disponibilidade e mudança de prioridades dos integrantes, nos obrigamos a pausar praticamente todas atividades que havíamos planejado para 2018. Infelizmente o novo álbum está estagnado também, embora já tenhamos criado boa parte das músicas novas. Esperamos que em 2019 a banda ganhe um novo fôlego para botar em prática o que não conseguimos este ano.

RG: O trio pensa em fazer algo para dar mais uma divulgada no “Between the Existence and the End”, como um videoclipe ou lyric vídeo?
Jeferson: Sim, tínhamos intenção de produzir um videoclipe, porém, não saiu do papel. O futuro da banda está bastante incerto e não conseguimos mais prever nem planejar a longo prazo, mas certamente iremos lançar algum lyric video do ‘Between the Existence and the End’ e do novo álbum quando o conceito dele estiver mais definido.

Assista ao lyric vídeo de “Demonized”:

MORTHUR – Demonized (OFFICIAL LYRIC VIDEO)

RG: Como vocês definem a cena de Erechim/RS? Há outras ótimas bandas como o MORTHUR na cidade?
Jeferson: Erechim é uma cidade pequena sem muita expansão para uma cena real. Aqui foi berço de várias bandas de muita qualidade, podemos citar o nome da Australes Tenebris como uma das melhores que já surgiram, mas infelizmente eles pararam as atividades em 2017. Certamente irá surgir novas ótimas bandas e terá nosso total apoio!

RG: “Between the Existence and the End” rendeu ótimos frutos para o grupo certo? Vimos que foi indicado a melhor álbum de 2017 por diversos veículos, inclusive a Roadie Crew. Vocês acham que este álbum atingiu as expectativas?
Jeferson: Rendeu! O álbum superou nossas expectativas. Não esperávamos por tantos reviews positivos, muito menos pelas indicações. Ficamos realmente muito felizes em saber que o álbum agradou boa parte dos headbangers, isso deu ânimo para produzir um material novo buscando a qualidade e evolução musical e filosófica que estará presente no segundo álbum.

RG: Nossa cena gaúcha é riquíssima, são diversas as bandas de Metal extremo que vem representando o estado pelo mundo, as principais hoje são Rebaelliun e Krisiun. Vocês acreditam que o MORTHUR pode ser uma dessas em um futuro próximo? Quais são os planos para uma turnê europeia?
Jeferson: Acreditamos muito no potencial do Morthur, mas conhecemos nossos limites atuais e temos um longo caminho a percorrer para chegar no patamar da Rebaelliun e do Krisiun. Embora já tenhamos comentado a respeito do interesse de fazer turnê na Europa, botamos os pés no chão e percebemos que não estamos preparados para isso. Temos muito trabalho a fazer para consolidar as ideias e realizar feitos de maiores responsabilidades.

RG: Muitas bandas hoje em dia primam por primeiro irem para a Europa para fazer turnês antes de buscar uma turnê nacional, pois acreditam que podem voltar com uma experiência maior do velho continente. Qual a opinião da banda sobre isso?
Jeferson: Como nunca tocamos na Europa, não podemos afirmar nada a respeito, mas acreditamos nos relatos de parceiros que já fizeram turnê por lá e dizem que a organização e qualidade dos eventos são superiores, consequentemente, a experiência adquirida se torna mais completa e proveitosa. Mas isso não quer dizer que no Brasil não tenha eventos superiores aos europeus, tudo isso é muito relativo. É de conhecimento geral que o Brasil carece de acesso a equipamentos de ponta, seja pela questão financeira ou pela indisponibilidade geográfica de eventos em cidades pequenas. Indiferente do continente, boas experiências fazem evoluir e experiências ruins fazem ponderar.

RG: O que o grupo pode adiantar de projetos para este ano de 2019?
Jeferson: 2019 é uma incógnita para nós. Tentaremos botar em prática o que não conseguimos em 2018 (videoclipe, lyric video, turnê, merchandising e o álbum novo) mas sem nenhuma garantia de que conseguiremos concluir tudo. O foco é o novo álbum e a reorganização de processos que atualmente não estão fluindo.

RG: Muito obrigado pela entrevista deixamos este espaço para as considerações finais.
Jeferson: Gostaríamos de agradecer a todos que apoiaram o Morthur nesses anos que se passaram. Mesmo com as atividades reduzidas e com o afastamento das mídias, a banda continua e sempre continuará criando e agindo em prol do underground. Agradecemos ao Rock Gaúcho pela entrevista e pelo interesse no Morthur.

MORTHUR é:
Jeferson Casagrande – Guitarra e vocal
Marco Antonio Zanco – Baixo
André Cândido – Bateria

Contato para assessoria de imprensa: www.sanguefrioproducoes.com/contato

Sites relacionados:
https://www.facebook.com/morthurband
https://www.sanguefrioproducoes.com/bandas/Morthur/1

Sobre Rock Gaúcho 2355 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.