Expotchê reúne artistas gaúchos no Rio de Janeiro

Expotchê é uma feira de produtos, serviços e cultura do Rio Grande do Sul. Com mais de 18 anos de sucesso, o evento reúne a cada edição mais de 320 expositores, numa área de 45.000m², com um público visitante superior a 150.000 pessoas durante os dez dias de realização da feira. A Expotchê é considerada a melhor feira do gênero (Prêmio Top of Mind) e o melhor evento regional do país (Prêmio Caio). Ela chega ao Rio de Janeiro para mostrar o amor e o cuidado que o gaúcho tem com suas raízes. Um verdade momento de cultura, entretenimento e alegria para os cariocas e gaúchos residentes no Rio.

Em 2011 o evento será uma grande novidade para a cidade maravilhosa. Com um tema totalmente voltado para o calor carioca, ele reproduzirá dentro de seu espaço a Oktoberfest de Igrejinha, uma festa tradicional de uma das cidades do Rio Grande do Sul. Além disso, o evento contará com a presença de outros municípios que fazem parte do roteiro turístico do estado.

Entre os dias 01 a 10 de abril, no Riocentro, a Expotchê trará aos seus visitantes shows com artistas gaúchos de projeção nacional, apresentações de dança e músicas típicas do sul, praças com os temas da cultura gaúcha, gastronomia oriunda das colonizações alemã, italiana e portuguesa, móveis, produtos típicos regionais como couro, lã, malhas, artesanato, vinhos, queijos, salames, acessórios e muito mais.

Confira os shows que vão rolar no evento:

Dia 1 de Abril: NENHUM DE NÓS

O Nenhum de Nós cruza a barreira de 22 anos contabilizando mais de 1440 apresentações, mais de um milhão de discos vendidos e uma fiel legião de fãs espalhados por todo o país. Influenciados pelo rock inglês e pela música folk norte-americana, os gaúchos Thedy Corrêa, Carlos Stein e Sady Homrich formaram o Nenhum de Nós em 1986. Um ano depois, lançaram o primeiro LP, que levava o nome da banda, mas o estouro veio dois anos mais tarde com a música Camila, Camila. Seguiu-se o sucesso Astronauta de Mármore, que vendeu mais de 210 mil cópias. Em 1990, já com o guitarrista, violonista e bandolinista Veco Marques, a banda lançou o disco Extraño. O quarto CD saiu em 92, trazendo o hit Ao Meu Redor, cujo clipe foi eleito o melhor do ano pela MTV. Dois anos depois veio o Acústico ao Vivo, gravado em Porto Alegre. Em 96, o disco Mundo Diablo apresentava o quinto integrante da banda, o pianista, tecladista e acordeonista João Vicenti. Em 1998, o Nenhum de Nós lançou o álbum Paz e Amor; em 2000, Onde você estava em 93?, gravado em 1993 e lançado sete anos mais tarde; em 2001, Histórias reais, seres imaginários; e em 2002, Acústico ao Vivo 2, registrado também em DVD. Pequeno Universo, o décimo primeiro álbum da banda foi lançado em 2005. Recentemente, o grupo lançou Nenhum de Nós a Céu Aberto, gravado ao ar livre, no Parque da Harmonia, em Porto Alegre. Um registro ao vivo nos formatos CD e DVD que celebra os 20 anos de trabalho do grupo.

Dia 2 de Abril: CHIMARRUTS

Uma mistura de amizade, música e chimarrão deu vida a uma banda nascida em Porto Alegre: Chimarruts. Formada em 2000 pelos amigos Rafa, Tati, Sander, Diego, Nê, Vinicius, Emerson e Rodrigo, o grupo, com um DVD e quatro CDS lançados, compõe músicas que falam de amor e paz. A canção Versos Simples fez com que a banda liderasse as paradas de São Paulo por nada menos que quatro meses. Outros sucessos como Chapéu de Palha, Iemanjá e Saber Voar fazem parte do repertório do grupo, que faturou o prêmio de melhor banda de reggae do Brasil no VMB 2009, da MTV.

Dia 6 de Abril: KLEITON E KLEDIR

Estudantes de música desde os anos 70, os irmãos Kleiton & Kledir lançaram, em 1980, seu primeiro álbum. A partir de então, o sucesso não parou mais: fãs emocionados e shows nacionais e internacionais consolidavam a carreira da dupla. Kleiton & Kledir, naturais de Pelotas, são considerados os pais da nova música gaúcha, eternizando o sotaque típico de falar e cantar. São donos do título de “Embaixadores Culturais do RS”, conferido pelo governo do estado. Na EXPOTCHÊ, será lançado com exclusividade o mais novo fruto do trabalho da dupla: o álbum Autorretrato. O CD está recheado de canções inéditas, que falam sobre amor e amizade. O DVD Autorretrato, em forma de filme-documentário, acompanha o lançamento do álbum.

Dia 7 de Abril: LUIS FERNANDO VERÍSSIMO E BANDA JAZZ 6

Jazz 6 é grupo do qual o escritor e jornalista Luis Fernando Verissimo exercita sua veia musical há mais de doze anos. Com quatro discos lançados, o repertório da banda inclui repertório preciosidades do jazz internacional e da música brasileira, como “Tune up” (Miles Davis), “Blues for Ig” (Gary Campbell), “Don’t get around much anymore” (Duke Ellington e Bert Berns), “Vivo Sonhando” (Tom Jobim) e “Samba de Verão” (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle). Um belíssimo trabalho do grupo de instrumentistas que se dedicam a interpretações de clássicos da MPB e suas vertentes.
Sessão de autógrafos:

No dia 6 de junho, às 20h, teremos uma sessão de autógrafos com a presença do Veríssimo e a exposição de livros sobre a história do Rio Grande do Sul.

Expotchê Rio 2011
Local: Riocentro – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – Brasil
Data: 01 a 10 de abril
Horário de funcionamento: Segunda a sexta: 16h às 22h | Sábados, domingos e feriados: 11h às 22h

Sobre Rock Gaúcho 13768 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!