Fernando Aver Jazz Trio lança CD

O mais clássico do jazz. É esse o conceito que o primeiro CD do Fernando Aver Jazz Trio, homônimo, promete trazer. O show de lançamento acontece no dia 19 de junho, domingo, às 19h30, na Sala de Teatro do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul (Luiz Antunes, 312). Ingressos antecipados podem ser adquiridos a R$ 10, na Escola Acordes Jazz Atelier Musical e na loja Rei da Música.

Custeado pelo Financiarte da Prefeitura de Caxias do Sul e gravado no Estúdio W37, o álbum de estreia do trio busca a essência mais pura do estilo, tanto em sonoridade, estrutura musical, timbres, improvisação e formação de trio de jazz, com guitarra, baixo e bateria.

Até mesmo quando falam em inovação, os músicos da banda mantém o foco no jazz – afinal, jazz é jazz, concluem, e os experimentos devem ser feitos mantendo sempre a linguagem característica do estilo, o que não é muito respeitado atualmente.

TENDÊNCIA
Seguindo essa linha, o CD apresenta uma junção dos melhores estilos de jazz, como bebop, modal e clássico. Reúne ainda elementos da música brasileira, tais como samba e baião. As influências para o material vêm de Wes Montgomery, Jim Hall e Pat Metheny, que permeiam também as guitarras. As técnicas utilizadas para estas, além das típicas de guitarra jazz, aparece a chamada “golden thumb” e oitavas do já citado Montgomery.

Os timbres também seguem a linha clássica do jazz – são utilizadas guitarras acústicas Condor Nelson Faria Jazz Model e baixo acústico em quase todas as músicas. Mas o destaque é para a mixagem e masterização, feitas de uma maneira tradicional que preserva os timbres e todas as variações de dinâmica feitas pela banda, sem o uso excessivo de plug-ins.

PERFIL
Fernando Aver atua como músico profissional e professor de música desde 1988, e trabalha na área de jazz há 17 anos. Em 2008, diante da necessidade de mostrar o seu trabalho solo – com a guitarra em primeiro plano – fundou o Fernando Aver Jazz Trio.
A formação atual conta com Fernando Aver na guitarra, Marcos Petta no baixo e Fernando Zorzi na bateria (substituindo Rodrigo Zorzi, que gravou o CD).

Em 2010, o trio foi a atração principal do New Jazz Festival, o primeiro festival de jazz de Caxias do Sul e região.

Sobre Rock Gaúcho 13840 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!