Fernando Noronha & Black Soul tocam na UFCSPA em março

O guitarrista Fernando Noronha desde 1995, vem construindo uma sólida carreira autoral ao lado da banda Black Soul. Nestes 17 anos, já gravaram sete discos e se apresentaram em clubes e bares de blues ao redor do mundo e nos principais festivais nacionais e internacionais de Blues e Jazz, levando sua música para países como Argentina, Chile, Bélgica, Holanda, França, Alemanha, Espanha, Itália, Noruega, Canadá, Suíça, Polônia, República Tcheca, Estônia e Áustria.

Nesse circuito internacional, FN&BS  tiveram a oportunidade e o prazer de trabalhar  e tocar ao lado de nomes como B.B.King, Chuck Berry, Buddy Guy, Carlos Santana, Jeff Healey, Coco Montoya, Chris Duarte, Little Jimmy King, Ron Levy e Phil Guy, entre outros.

Influenciado por Albert King, Freddie King , T-Bone Walker, Jimi Hendrix, SRV, Rory Gallagher e Johnny Winter, Fernando Noronha busca sua própria sonoridade e traz algo de novo e original em suas composições. O trabalho mais recente do grupo, Meet Yourself, com doze músicas inéditas, produzido por Luciano Leães , mostra porque FN&BS vem se aproximando cada vez mais de sua própria sonoridade.

Fernando Noronha foi escolhido pela Revista Rolling Stone para figurar entre 70 Mestres Brasileiros da Guitarra e do Violão: “O guitarrista da banda Black Soul já se consolidou como um dos principais músicos de blues do Brasil. Frente à banda, ele tocou nos quatro cantos do mundo, abrindo para B. B. King, Buddy Guy, Jeff Healey e outros mestres”.

Em 2011, Fernando Noronha & Black Soul fizeram sua 10° turnê pela Europa. Desta vez os gaúchos abriram um novo mercado em terras Bálticas, mais precisamente na Estônia. Foram nove shows em três semanas, com destaque para o Augusti Bluus Festival 2011, um dos maiores do gênero no país, realizado nas ruínas do castelo medieval de Haapsalu. Lá, dez mil pessoas puderam conferir as mais recentes composições do CD Meet Yourself, além do blues feito no sul do Brasil. “Meet Yourself” recebeu os Prêmios Açorianos de melhor disco, melhor intérprete, melhor instrumentista e compositor no estilo blues e jazz. Esse disco apontou para a mesma direção do anterior, Bring It, de fazer um blues/rock contemporâneo.

Para 2013, Fernando Noronha & Black Soul preparam o lançamento de seu novo álbum, já em fase de composição.

Fernando Noronha – Guitarras/Vocal
Luciano Leães – Pianos/Vocal
Ronie Martinez – Bateria
Edu Meirelles – Baixo

www.fernandonoronha.com
www.facebook.com/fernandonoronhaeblacksoul
www.youtube.com/fnbscontact

LUCIANO LEÃES & THE BIG CHIEFS

Em 2009, Luciano Leães deu início ao seu trabalho solo, acompanhado pelos “Big Chiefs” Gabriel Guedes (guitarra), Alexandre “Papel” Loureiro (bateria) e Edu Meirelles (baixo). Influenciado por pianistas de New Orleans (como Dr. John, James Booker e Professor Longhair), Billy Preston, Ray Charles, Leon Russel e Otis Spann, o músico vem desenvolvendo uma sonoridade própria calcada no blues, mas que vai além ao incorporar naturalmente elementos do soul, do funk e do rock and roll. O primeiro disco está sendo gravado e a previsão de lançamento é para breve.

Considerado um dos principais  pianistas/organistas de blues do país, Luciano Leães já gravou e/ou tocou com os gringos”  Carey Bell, Magic Slim, Hubert Summlin, Coco Montoya, Little Jimmy King, Chris Duarte, J.J. Jackson, Ron Levy, Holland K. Smith, John Primer e Miguel Botafogo. Entre os brasileiros, vale citar Celso Blues Boy, Bluesmakers, Big Gilson, Solon Fishbone, Luis Carlini, André Cristovam, Alex Rossi e Fred Sunwalk.

Em agosto de 2009, Luciano Leães & The Big Chiefs se apresentaram na vigésima edição do Festival de Blues de Ribeirão Preto, considerado um dos principais festivais de blues do país. Também em 2009, Luciano Leães deu início ao projeto  Blues in Clio Arte, no StudioClio – Instituto de Arte e Humanismo, em Porto Alegre. Os eventos tem obtido excelente repercussão, com lotação máxima e sessões extra.

Música na UFCSPA apresenta:
FERNANDO NORONHA & BLACK SOUL
Abertura: Luciano Leães & The Big Chiefs
07 de março de 2013 | Quinta-feira | 19h
Salão Nobre da UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de
Porto Alegre)
Rua Sarmento Leite, 245 – Centro – Porto Alegre/RS
Entrada Franca | Distribuição de senhas (DOIS ingressos por RG): dias
06 e 07 na recepção da UFCSPA (horário de atendimento: das 8h às
22h30min)

Sobre Rock Gaúcho 13775 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!