Festival El Mapa de Todos confirma data da 4ª edição

A 4ª edição do Festival El Mapa de Todos acontece em novembro, dias 26, 27 e 28 de novembro, em Porto Alegre. Novamente na condição de “festival convidado” da Petrobras, o festival afirma-se como o principal evento do gênero. “El festival El Mapa de Todos se consolida como uno de los principales eventos rockeros – seguramente el más importante em Brasil – que llevan adelante la idea de integración iberoamericana”, escreveu o renomado jornalista cultural Cláudio Kleiman na Rolling Stone da Argentina. O festival também contribui para a afirmação da auto-estima e para a difusão da cultura musical de Porto Alegre e do estado do Rio Grande do Sul.

Segundo Fernando Rosa, neste ano, o festival contará com participação de uma das mais importantes e populares bandas do rock latino-americano. Ainda segundo o curador do festival, o evento agregará um novo país no histórico de convidados, ampliando sua abrangência na América do Sul. O festival também afirmará seu caráter de plataforma de lançamento de novos artistas, tanto locais, quanto nacionais e latinos, informa Rosa. Outra notícia é o retorno para o palco do festival de uma das bandas que mais empolgou o público em edição anterior. O trabalho de curadoria está sendo finalizado e a medida que os nomes se confirmam serão divulgados na página do festival no Facebook e pela seção do evento no portal Senhor F, completa Rosa.

O festival El Mapa de Todos, realizado anualmente em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, tem por objetivo sócio-político-cultural contribuir para promover a integração ibero-americana por meio da música. O festival conta com três edições, a primeira realizada em Brasília e as duas últimas em Porto Alegre, nos anos de 2011 e 2012, na casa de shows Opinião, onde o festival fixou-se definitivamente, em razão de qualidade e segurança do espaço. O festival se soma a um conjunto de festivais realizados em outros países latinos, como o Vive Latino (México), Circulart (Colômbia), OxaPampa (Peru), Ciudad Emergente (Argentina), ContraPedal (Uruguai) e PortAmericas (Espanha), entre outros.

Entre os principais artistas que já se apresentaram no festival estão: Babasónicos, La Quimera del Tango e El Mato a Un Policía Motorizado (Argentina), El Cuarteto de Nos, Contra Las Cuerdas e Franny Glass (Uruguai), Turbopotamos e Bareto (Peru), Javiera Mena, Gepe e Dënver (Chile), Sr. Chinarro e Xoel López (Espanha), Los Mentas e Algodón Egipcio (Venezuela), Azevedo Silva (Portugal) e Juan Cirerol (México). Entre os brasileiros, Marcelo Camelo, Mundo Livre SA, Macaco Bong, Beto Só, Nenhum de Nós, Frank Jorge, Wander Wildner, Arthur de Faria & Seu Conjunto, Bidê ou Balde, Apanhador Só, Superguidis, Esteban, The Tape Disaster e Medialunas.

Sobre Rock Gaúcho 13796 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!