Frank Jorge e Tonho Crocco são algumas das atrações musicais do Conexões Globais 2013

O Conexões Globais é um evento criado para promover diálogos e intercâmbios sobre temas como mobilização social na era da internet, comunicação, democracia 2.0, direitos civis na rede e cultura digital. A próxima edição do Conexões Globais será realizada de 23 a 25 de maio, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, pelo Governo do Rio Grande do Sul, e reunirá ativistas, gestores públicos, artistas e comunicadores de diversas partes do Brasil e do mundo.

O evento será transmitido ao vivo pela internet, com cobertura via mídias sociais e participação de internautas. Nesta edição, também serão abordados temas relacionados à liberdade de expressão, ética hacker e cibereducação, entre outros. A programação conta com três Diálogos Globais por dia – numa arena que reúne webconferencistas via Skype, debatedores presenciais, bate-papo com o público e interação pelas redes sociais.

O Conexões Globais inclui, ainda, uma série de Oficinas que capacitam ativistas sociais para o uso de tecnologias livres, Hub de Ideias, Agência de Comunicação Colaborativa e Conexões Culturais.

A primeira edição do evento, realizada de 25 a 28 de janeiro de 2012, em Porto Alegre, atraiu mais de 10 mil pessoas presencialmente e alcançou um público superior a 100 mil internautas via rede mundial de computadores.

Na parte musical, destaque para as apresentações de Bella Stone, no dia 23, Frank Jorge, no dia 24, e Tonho Crocco, no dia 25. E destaque também para a oficina Liberte Sua Música na Rede!, que acontece no dia 24.

Veja abaixo os detalhes:

Dia 23 de maio – quinta-feira – 15h30min – BELLA STONE

Gêneros como trip hop, rock alternativo, indie/pop estão presentes no show Ratos e Elefantes, novo trabalho da cantora Bella Stone. O jazz também é um traço marcante na maneira de interpretar da cantora, tendo como grandes influências divas como Billie Holiday e Ella Fitzgerald.

O repertório do show é uma busca da artista para achar palavras e sonoridades que falem o que ela sente. Independente do idioma utilizado, seu objetivo é fazer uma ligação direta com o público na frequência musical/emocional, cantando em espanhol, inglês, português e, algumas vezes, em francês.

No formato pocket do espetáculo, Bella Stone sobe ao palco acompanhada pelos guitarristas Luciano Granja e Marcelo Truda, e também da musicista Denise Fontoura, ao seu lado como backing vocal. A direção musical é assinada por Hique Gomez.

O show Ratos e Elefantes é também uma crítica à vida moderna, analogia aos elefantes que temem os ratos – animais pequenos, mas que podem derrubar um animal tão grande quanto o elefante. Uma simbologia à força do povo.

Dia 24 de maio – sexta-feira – 19h30min – FRANK JORGE

Importante figura do cenário rock and roll do Rio Grande do Sul, Frank Jorge apresenta no Conexões seu projeto solo, em que toca sucessos dos seus três discos: Carteira Nacional de Apaixonado, Vida de Verdade e Volume 3. Aguçando o lado melódico da Graforréia Xilarmônica – banda icônica do rock gaúcho, da qual fez parte – e apresentando letras românticas, com influência de Beatles e Roberto Carlos, Frank está para lançar mais um álbum em breve. É conhecido pelo bom humor e pelo grande conhecimento musical.

Multi-instrumentista, alcançou fama como baixista e vocalista da banda gaúcha Graforréia Xilarmônica. Em 1987, integrou Os Cascavelletes. Já nos anos 90, fez parte dos Cowboys Espirituais, além de ter tocado com Os The Darma Lóvers. Atualmente é também coordenador e professor do curso de Formação de Produtores e Músicos de Rock da Unisinos, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

Dia 25 de maio – sábado – 17h30min – TONHO CROCCO

Com uma explícita referência ao álbum do Pink Floyd, The Dark Side of The Moon, Tonho Crocco propõe no show e no Vinil e CD O Lado Brilhante de Lua, uma exaltação a alegria, ao sol, a vida e a todas as coisas boas que ela nos pode oferecer.

A temática do show e suas composições (letras e músicas) expõem bem isso. Na faixa que dá título ao disco e ao show, Tonho deixa a mensagem que, para ser felizes, não precisamos somente de dinheiro, há muitas coisas boas na vida que estão à nossa disposição sem custo nenhum. No afro beat Abre Alas (O Carro Destemido) aparecem as influências do músico com o que está acontecendo no mundo e a sua variedade rítmica.

Em Réu Primário está a homenagem ao cantor Tim Maia. MoMo King é uma introdução na qual Tonho gravou todos os instrumentos com a boca (!). Conjunto da Obra tem um balanço gostosíssimo. Doce Amargo é uma homenagem aos grandes trabalhos instrumentais brasileiros como o da banda Black Rio e Robson Jorge & Lincoln Olivetti.

Dia 24 – sexta-feira – Das 14h às 18h – LIBERTE SUA MÚSICA NA REDE!

Pensar em estratégia de divulgação em redes sociais parece coisa de publicitário… Mas por que não se apropriar desse conhecimento se você é @rtista? Facebook, Twitter, Soundcloud, Reverbnation, Ning, Mixcloud… Quais as melhores ferramentas de compartilhamento? Quais as principais redes de relacionamento para artistas? Colaborativismo, crowdfunding, creative commons – o que é isso? Compartilhar gratuitamente sua música na web pode ser um bom negócio? O que é afinal música livre? Conheça as respostas – ou engrosse o debate – para essas e outras perguntas nesta oficina!

Oficineira: Dj Allix
Local: Sala de Vidro, quinto andar da CCMQ

Veja a programação completa, e maiores informações, em http://www.conexoesglobais.com.br

Sobre Rock Gaúcho 13796 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!