Gaúchos marcam presença no festival SXSW no Texas

Iniciou na última sexta-feira (13) o Festival South by Southwest em Austin/Texas, um dos maiores eventos de música do mundo. O SXSW é um festival de música organizado há 27 anos. Nos últimos anos ele cresceu, incorporou o cinema e internet, e se tornou uma referência global em convergencência de mídias: o ponto de encontro de nova tecnologias, filmes, música, games, mídias sociais etc.

Na edição 2015, o festival contará com uma presença massiva de gaúchos, entre bandas, produtores e empresas que trabalham com o setor da criatividade. A banda Marcelo Fruet e Os Cozinheiros, as cantoras Clarissa Mombelli e Myla Hardie, a empresa Loop Reclame e o músico Leandro Neko são alguns dos conterrâneos que estarão por lá.

Na última edição, representantes da Marquise 51, estiveram presentes puderam conferir a importância de participar de eventos como este. Observando a presença de diversos parceiros que irão apresentar o Rio Grande do Sul neste ano, a Casa Do Rock Daqui resolveu bater um papo com o pessoal que está indo e com quem já prestigiou o evento, para deixar a galera mais informada do que acontece lá e o que vai acontecer.

Conheça a programação brasileira no SXSW (ver mais em http://bma.org.br/brmusicexchange/ultimas_noticias/454/destaques):

Mais de 300 brasileiros irão participar do SXSW 2015, incluindo as áreas de Interatividade, Cinema e Música. O setor musical, que participa do evento desde 2005, está com uma vasta gama de atividades programada.

No dia 17 de março, com o apoio da APEX-Brasil, BM&A e Brasil Music Exchange, a Casa Brasil irá sediar um dia de mesas-redondas com especialistas do Brasil e de diversos países, com a presença de profissionais-chave.

“Eu me sinto muito feliz em ter uma oportunidade tão grande para divulgar o meu novo álbum “Nessa Estrada e no Fim”. O festival é o local que escolhi para fazer o lançamento do trabalho, e a partir do dia 17 de abril as musicas vão estar disponíveis para download no meu sitewww.clarissamombelli.com.br. Além do lançamento do disco, fui convidada pelo Marcelo Fruet para participar da apresentação dele que faz parte do quadro de artistas convidados pelo a programação oficial do evento, e isso é uma grande oportunidade de inserção no mercado internacional. Fora essa alegria toda, soma-se a grande honra de ter sido selecionada pelo edital de intercâmbios do Ministério da Cultura para representar o Brasil lá fora, isso sim me deixou ainda mais motivada, porque senti o reconhecimento de todo um esforço que tenho feito para o meu trabalho ter espaço de divulgação. Representar o Brasil lá fora me deixa muito orgulhosa de mim, do meu esforço e de toda a turma que colabora comigo em cada produção, em cada conquista e em cada novo desafio que o mundo musical me proporciona. Austin vai ser uma grande oportunidade e um espaço pra muita coisa acontecer.” (Clarissa Mombelli, Sobre sua ida ao festival em 2015.)

“O SXSW é um dos maiores festivais de música e de economia criativa. Estar ali é estar conectada com agendas culturais de todo o mundo Além disso podemos ver Austin é um grande cluster da musica, e se beneficia economicamente desta industria. Durante o south by southwest todos os hotéis estão cheios, carros alugados e o comercio lucra mais do que todos os meses. Austin criou um brand de cidade da musica ao vivo e isso se tornou um arranjo local econômico muito lucrativo. Porto Alegre tem todos os ingredientes culturais e potencial para tornar-se um espelho de Austin no Brasil.” (Mari Martinez, sobre sua experiência no festival em 2014.)

Sobre Rock Gaúcho 13796 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!