Graforréia Xilarmônica toca no Opinião na próxima segunda

Com a formação original recomposta em 2011 para um show no Festival Morrostock, já nos idos anos 80 Carlo Pianta (guitarra/voz), Marcelo Birck (guitarra/voz/composições), Alexandre Birck (bateria) e Frank Jorge (contrabaixo/ voz/ composições) criaram um universo que dialogava (dialoga!) com jovem guarda e rock sessentista, brega, musica atonal, vanguarda paulista, cinema, literatura, histórias em quadrinhos, desenhos animados, regionalismos diversos, artes plásticas e tudo o mais que der na telha, gerando uma sonoridade/musicalidade própria, uma postura totalmente descompromissada com a hegemonia de estilos do mercado fonográfico. Neste período de tempo, lançou sua primeira fita-demo em 1988, Com Amor Muito Carinho, pelo selo Vórtex e três CDs: Coisa de Louco II (Banguela/ WEA/1995/ produção de Carlos Eduardo Miranda), Chapinhas de Ouro (Zoon Records/1998/ produção de Thomas Dreher), e Ao Vivo (Senhor F Discos/ 2006/ produção de Kassin).

No seu repertório canções (ou seja lá qual for o formato gerado a partir da interação das referências)onde se chocam e se complementam notas, acordes, andamentos, aspectos temáticos, estilos musicais. Algumas destas músicas ficaram mais conhecidas como Eu e Nunca Diga (regravadas pelo grupo mineiro Pato Fu) Amigo Punk, (cantada de norte a sul do país), Literatura Brasileira,Empregada (regravada por Wander Wildner) e Rancho. A Graforréia Xilarmônica é uma das bandas mais duradouras do cenário local(surgiu em Porto Alegre em 1987). Atualmente a dupla de compositores Marcelo Birck / Frank Jorge se empenha na criação de novo repertório a ser registrada em CD (em fase de produção). Já foram gravadas e lançadas as canções Chacundum Brega(Marcelo Birck/ Leandro Blessmann) e Tantas Tendências (de Frank e Birck, esta última também com videoclipe montado por Marcelo Birck).

Em 30 de março de 2013 participou da segunda edição no Brasil do Festival Lollapalooza em São Paulo no palco Butantã, mesmo palco em que os artistas Foals, Cake, Franz Ferdinand e Mike Patton se apresentaram. A banda foi contemplada com o Fumproarte (Fundo Municipal de Apoio a Cultura/ Secretaria Municipal de Cultura/Porto Alegre) em 2012 para gravação de um DVD. As imagens foram gravadas no Bar Ocidente, e inclui ainda a produção de um videoclipe (“A Besta”, música inédita) com imagens gravadas na Ilha do Presídio.

O show apresentará os clássicos da banda junto com obras resgatadas dos primeiros anos, mais músicas inéditas.

Serviço:
O QUE: 2ª Maluca apresenta: Graforréia Xilarmônica
Abertura: Nunca Mais, Brigitte
Discotecagem: Claudio Cunha + DJ Jamaica
QUANDO: segunda-feira, 17 de março de 2014. A partir das 21 horas. Cerveja em dobro até 23 horas.
QUANTO: Antecipados: R$25,00 / Na Hora: R$35,00
ONDE: Opinião – Rua José do Patrocínio 834 – Cidade Baixa – Porto Alegre/RS
INFORMAÇÕES: www.reimagroproducoes.com / www.opiniao.com.br

PONTOS DE VENDA:
– Sirius (República, 304 – fone: 3225-1694)
– Back in Black(Shopping Total- Loja 2119 – fone:3018-7619)

www.facebook.com/GXoficial

Sobre Rock Gaúcho 13768 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!