Grandfúria lança primeiro projeto em formato digital do Financiarte

De músicas que nascem da metamorfose e da permissão em não respeitar limites surge o rock camaleônico. Esse é o conceito que mais se aproxima ao som da Grandfúria, capaz de transitar entre extremidades da música.

Tendo como únicos integrantes fixos os membros Vinícius Lima (vocalista e compositor) e Carlos Balbinot (nas guitarras e também assumindo a produção), a dupla lança seu primeiro álbum com participações de grandes músicos da região, como Gustavo Viegas (baixo), Diego de Toni (bateria), Maurício Pezzi (teclados), Beto Scopel (trompete), Cleber Comin (violão) e Rafael de Boni (acordeon).

A mutação define a música da Grandfúria. Cada uma de suas canções possui um estilo livre, tendo apenas o rock como fio condutor. Na primeira parte do projeto, há reminiscências de sintetizadores e da música pop dos anos 80, rock alternativo e paisagens Shoegaze (outro estilo de rock alternativo inglês). Já na segunda metade, mais pesada, notam-se referências à música nativista rio-grandense, aliadas a um pop rock de texturas lisérgicas e progressivas.

Diante dessa característica, uma tendência: não haverá um álbum físico, sendo as músicas lançadas, uma a uma, quinzenalmente, em formato digital (MP3 e FLAC). Os downloads poderão ser feitos de forma totalmente gratuita na página oficial www.grandfuria.com. Serão cinco meses de novidades ininterruptas. Os integrantes optaram por esta forma de compartilhamento livre de músicas na internet, utilizando o Creative Commons como licença das obras.

Esta é a primeira vez que um projeto custeado pelo Financiarte, da Prefeitura de Caxias do Sul, terá o formato exclusivamente digital. A data do lançamento da primeira música da Grandfúria, intitulada “Meu próprio fim”, está marcada para o dia 18 de maio.

As letras da banda são destacadas pela poesia, com inspiração de artistas de vanguarda dos anos 80 e 90, como a banda Smashing Pumpkins e seu consagrado disco Mellon Collie And The Infinite Sadness, que chama a atenção pela sua versatilidade e bom gosto.

Cada música lançada pela Grandfúria será acompanhada de uma peça gráfica exclusiva, produzidas por Maurício Cescon, e amplamente inspiradas em sonhos. Por se tratar de um álbum de caráter pessoal, foram utilizadas fotos de família distorcidas, misturadas a outros elementos surrealistas. Essa particularidade também foi capturada na fotografia de Douglas Trancoso, registrando o visual atípico da banda de maneira sóbria, com temas sombrios e máscaras venezianas. Todas essas ilustrações irão compor o encarte do álbum, que será apresentado em forma de dois EPs, como os antigos LPs que continham lado A e lado B.

Vinicius Lima foi compositor, guitarrista e vocalista da banda Zava, de Caxias do Sul, durante nove anos, com quem lançou dois discos. Carlos Balbinot é produtor e o seu último registro como guitarrista foi na banda Stellar, com quem lançou um EP em 2009.

Sobre Rock Gaúcho 13768 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!