Great Southern River

Great Southern River / Divulgação

No dia 17 de abril de 2020, a banda gaúcha de southern rock Great Southern River lançou digitalmente seu disco de estreia, de mesmo nome. O álbum foi disponibilizado gratuitamente no canal da banda no YouTube. Logo em seguida, já estava disponível nos principais serviços de venda e streaming.

A banda foi idealizada, no final de 2013, como um projeto paralelo do guitarrista e compositor Chris Fiorin, então envolvido com outra banda autoral. Porém, como sempre teve vontade de seguir os gêneros musicais como southern rock e blues, Fiorin resolveu encerrar as outras atividades e focar exclusivamente nessa empreitada, batizando a banda de Great Southern River. O nome é uma tradução literal de Rio Grande do Sul, além de possuir fortes ligações com a história e cultura do southern rock.

Já em 2014, a banda começou a ensaiar com sua primeira formação. Nos dois primeiros anos, as mudanças de formação se tornaram frequentes pela quantidade limitada de tempo dos envolvidos. Com a dificuldade em manter a banda estável, Fiorin decidiu colocar o projeto em espera, mas seguiu trabalhando em novas composições. Até que em 2018, ele decidiu retomar a banda.

Fiorin convidou um velho amigo e parceiro musical, Gabriel Severo, que aceitou o convite e se tornou o baixista oficial do grupo. Severo, por sua experiência na área, também assumiu a produção do primeiro álbum.

A busca por um vocalista que apresentasse um estilo bem característico para o estilo foi difícil. Mas, após muita procura, Fiorin chegou a Marco Esteban, que aceitou prontamente se unir à banda.

Após alguns breves problemas para encontrar o baterista que fecharia a formação para a gravação do disco, se optou por utilizar músicos convidados, de forma a agilizar os trabalhos.

Fiorin finalizou as composições e a pré-produção começou no final de 2018. As gravações se iniciaram em 2019 e foram acontecendo ao longo do ano. As baterias foram gravadas por Mateus Mussatto e Cachaça Vicari Bento.

Ao final do ano e início de 2020, os últimos detalhes foram adicionados, com a participação de Luks Diesel nos teclados. Além disso, Manuela Mesquita contribuiu com backing vocals adicionais.

O álbum apresenta dez faixas que remetem às principais influências da banda sem tentar escondê-las, como The Allman Brothers Band, Gov’t Mule, Lynyrd Skynyrd e ZZ Top (há, inclusive, uma faixa dedicada ao grupo).

O trabalho é sólido, tem identidade e quem ganha mesmo é o público, de qualquer região. Great Southern River veio para ficar e representar muito bem o Sul. Seja qual for.

Dados para Contato:
Cidade: Porto Alegre
E-Mail: greatsouthernriver@gmail.com
Site: https://greatsouthernriver.wixsite.com/home

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/GreatSouthernRiver/
https://www.youtube.com/user/GreatSouthernRiver/
https://open.spotify.com/artist/3myU6rjU29qey6BoZWoFSI
https://www.instagram.com/greatsouthernriver/

Sobre Rock Gaúcho 2813 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.