Hard Breakers lança CD calcado no autêntico hard rock

Há bandas que demoram décadas até concretizar o sonho de gravar o primeiro CD. Esse não é o caso da caxiense Hard Breakers. Com apenas dois anos de estrada, o grupo colocou todo o seu talento para compor hard rock no álbum intitulado, justamente, This is Hard Rock. Para marcar o lançamento do projeto, que foi patrocinado pelo Financiarte da Prefeitura de Caxias do Sul, a banda fará um show no dia 7 de dezembro, sábado, no Aristos London House (Avenida Júlio de Castilhos 1677, Caxias do Sul).

E o evento promete mais do que boa música. Cheerleaders (líderes de torcida) estarão presentes, em referência ao encarte do álbum, que retrata cenas de uma escola da maneira hard rock de ser, incluindo uma professora sexy na capa.  Elas vão servir doses de wild Whiskey, já que a faixa 3 tem o nome dessa bebida.

Mas antes mesmo do show já é possível conferir o primeiro single do CD, Screaming Out Loud. Para o próximo dia 27 de novembro, a Hard Breakers promete liberar mais uma música do álbum, a Wild Whiskey, no seu canal oficial no YouTube, na página no Facebook e também no SoundCloud.

Estilo

Hard rock puro e simples, o mais clássico do estilo dos anos 80/90, é o que o ouvinte pode esperar desse álbum. Aliás, tudo nessa obra vai agradar os saudosistas desse tipo de rock. As canções, cantadas em inglês com vocal que apresenta os tradicionais agudos e drives do estilo, falam sobre mulheres, liberdade pra fazer o que quiser e, claro, baladas de amor. As músicas também trazem coros nos refrãos pegajosos e solos bem trabalhados que se destacam nas melodias.

Ao tentar definir o som das 13 faixas do álbum, o vocalista e guitarrista da banda Arthur Appel é direto: “This is hard rock” (isso é hard rock). Simples assim. Completam a formação da banda Elvis Alves na bateria e Aaron Alves na guitarra. Recentemente, o baixista George Knopp também passou a fazer parte da Hard Breakers.

Mas mesmo para quem não ainda não ouviu as músicas já é possível definir o som da Hard Breakers pelo visual do grupo, que também é característico do hard rock. Além, é claro, do nome, que remete ao estilo. Mas essa escolha foi além da identificação com o tipo de música. A banda prefere a ideia da tradução das palavras do inglês, que ficaria algo como “difíceis de quebrar”. “A definição se encaixa mais no fato da banda ser difícil de parar, de derrubar, do que a uma tradução literal do inglês”, explicam.

As principais influências da banda são evidentes. O primeiro nome que surge é Skid Row e, por consequência, Sebastian Bach em carreira solo. Além de Kiss, Whitesnake, e Reckless Love.

Muito do que a Hard Breakers toca surge da improvisação. A maioria dos solos não foram alterados desde a primeira vez que foram tocados. “Não paramos e pensamos que queremos fazer algo parecido às bandas que gostamos. Mas essas influências estão impregnadas na gente”, afirma o guitarrista Aaron Alves.

Perfil

A Hard Breakers nasceu no final de 2011, mas as raízes da banda são um pouco mais antigas. Ainda em 2010, Arthur tocava covers de hard rock em uma banda chamada Riot Act. Já em 2011, ao criar um projeto paralelo a essa banda, surge a Jack Walker, na qual Aaron conhece Arthur. Com a mudança de baterista e baixista no final do ano, eles resolvem então mudar o nome da banda para o título definitivo de Hard Breakers.

Com a formação estabelecida, o grupo começou a fazer alguns shows por Caxias do Sul. No festival Wanna Be RockStar, produzido pelo Aristos London House, a banda conquistou o 6º lugar do concurso, entre 32 apresentações. A Hard Breakers também foi reconhecida pela votação de melhores do ano do site caxiense Heavy’n Roll, na qual venceu nas categorias de melhor single, pela música Winter Rain, banda revelação e vocalista do ano, com Arthur Appel.

 

Ficha técnica:

Estúdio: Linha Sonora

Produtor musical: Mauro Caldart

Mixagem e Masterização: Fabrício Zancoe Carlos Balbinot, em Noise Audiodesign

Direção: Rodrigo Marenna

Direção de arte e design: Boll3t

Fotos: Alex Milesi

Figurantes das fotos: Amanda Muniz (professora da capa); Juliana Oliveira, Alana Barcellos, Jassa Lopes (cheerleaders da contracapa).

Sobre Rock Gaúcho 13768 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!