Humberto Gessinger faz pocket show e lança livro em Joinville nesta quarta

Sabe aqueles diários em que se guarda a intimidade? O livro “Pra Ser Sincero – 123 Variações Sobre um Mesmo Tema”, de Humberto Gessinger, é praticamente um desses cadernos de lembranças da banda que marcou a história do rock brasileiro. A trajetória de 25 anos de Engenheiros do Hawaii é esmiuçada em 304 páginas do livro que será lançado hoje, na Livrarias Curitiba, no Joinville Garten Shopping, em Joinville. O músico também participa de um bate-papo e faz um pocket show na praça de eventos do shopping.

Relembrar a carreira como vocalista no Engenheiros é fato recorrente na vida de Gessinger e dos fãs. A banda Pouca Vogal, onde atualmente o gaúcho faz duo com Duca Leindecker, do Cidadão Quem, apesar de ter uma musicalidade diferenciada, traz algumas releituras das canções compostas anteriormente pelas duas bandas. As músicas do DVD do Pouca Vogal, que também está à venda na Livrarias Curitiba, vão fazer parte do repertório da curta apresentação de hoje.

Tendo feito parte do início ao fim de Engenheiros, que parou por tempo indeterminado, o músico usou apenas as próprias lembranças, checadas em poucas anotações de shows. “Fiz questão de que fossem memórias subjetivas. Era o que eu mais poderia acrescentar na história da banda, já que a proposta do livro é trazer um lado mais humano”, explica.

No entanto, o convite para escrever não foi aceito facilmente. Gessinger só deu o braço a torcer depois que rascunhou um pequeno resumo para ser entregue à editora. “Eu não queria me tornar um historiador frio da própria história”, revela.

Para os fãs de Engenheiros, o livro reserva fotografias inéditas, informações sobre cada um dos discos, 123 letras comentadas e um diário de 1984 a 2009 da banda gaúcha. A biografia é dividida em três partes. Um texto autobiográfico relembra desde a infância, adolescência e a trajetória musical de Gessinger. O segundo capítulo é composto por letras, algumas comentadas, de canções do repertório da banda.

Nas últimas páginas, um texto do professor Luís Augusto Fischer, amigo e parceiro de Gessinger, traz um olhar externo sobre o único membro da formação original que durou até o fim do Engenheiros.

No lançamento, haverá uma conversa e sessão de autógrafos com Gessinger. Serão distribuídas 200 senhas numéricas durante o dia, a partir das 10 horas, na Livrarias Curitiba do Joinville Garten Shopping. Somente quem tiver a senha, e o livro ou o DVD do Pouca Vogal terá direito ao autógrafo. O QUÊ: lançamento do livro “Pra Ser Sincero – 123 Variações Sobre um Mesmo Tema” e bate-papo.

Serviço:
QUANDO: hoje, às 19h30.
ONDE: Livrarias Curitiba do Joinville Garten Shopping (avenida Rolf Wiest, 333, Bom Retiro).
QUANTO: entrada gratuita.
SOBRE A OBRA
“Pra Ser Sincero – 123 Variações Sobre um Mesmo Tema”, Editora Belas Artes, 304 páginas, R$ 40.

Sobre Rock Gaúcho 13768 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!