Irmãos Rocha! fazem única apresentação no Ocidente no próximo dia 2 de novembro

Afinal, quem foram esses Irmãos Rocha!? Os Irmãos Rocha! eram: André Rocha (Guitarra), Bel Rocha (Baixo/Voz), Mauro Rocha (Voz) e Raul Rocha (Bateria). Os Irmãos Rocha! não eram irmãos. Irmãos Rocha! ainda é com exclamação.

Isso é o básico. Mas dá pra explicar melhor.

Se lembrarmos que a única pretensão da banda era não errar muito na frente dos outros, os IRMÃOS ROCHA! fizeram muito mais do que sonharam fazer..

Sim, porque os IRMÃOS ROCHA! não eram bons músicos. Talvez nem músicos fossem, mas não precisavam ser: mergulhados no Troggs, Sonics, Ramones e Cramps, a banda tocava um autodenominado “rock regressivo”, apostando na simplicidade e na rapidez. Ou talvez fosse só isso que eles conseguiam tocar mesmo.

Criados no fim do século passado para divertir seus integrantes, os IRMÃOS ROCHA! descobriram – com espanto – que eram capazes de divertir outras pessoas. Mesmo com os primeiros shows arrancando das poucas testemunhas comentários como “a banda com o melhor repertório e a pior execução” ou “o pior do rock gaúcho”, o quarteto seguiu em frente e decidiu gravar.

Lançado já neste século, o maxi-single independente QUATRO MÚSICAS EM CINCO MINUTOS E TRINTA E TRÊS SEGUNDOS deu uma maior visibilidade à banda: “Ugabugababy entrou na trilha sonora do longa-metragem Tolerância de Carlos Gerbase e também na coletânea SAFRA 2001 da rádio Ipanema FM. Goiânia, São Paulo e Campo Grande receberam os IRMÃOS ROCHA! que, estranhamente, foram muito elogiados

Em seguida a banda participou de “BALADAS DO BOM FIM”, uma coletânea revisitando Nei Lisboa. Mesmo tendo que pedir pro próprio Nei ensinar como se tocava “Zen”, o resultado rochoso ainda é motivo de orgulho pra eles.

Algum tempo depois a banda lançou o EP “MAIS VONTADE QUE TALENTO”, acompanhado de um nunca atualizado site e do primeiro clipe, dirigido pelo Bel. Com seus cronometrados um minuto e 52 segundos, o clipe de “Meteoro37/Ugabugababy” levou a banda para o VMB da MTV de 2002 na categoria democlipe. Não ganharam, lógico.

Inabaláveis, os IRMÃOS ROCHA! seguiram fazendo o que achavam que sabiam: música. Com três notas, duas sílabas e um minuto de duração, “Bumbababum” preparou o mundo para o impensado disco de estréia da banda.

“ASCENSÃO E QUEDA DOS IRMAOS ROCHA!” era uma coletânea com todas as gravações da banda até então, além de musicas novas. Com distribuição nacional pela Monstro Discos o disco recebeu criticas favoráveis em lugares inesperados (Playboy e Bravo!). A banda aproveitou a divulgação e seguiu tocando onde deixassem, culminando com elogiadas participações nos festivais Calango (Cuiabá) e Campari (São Paulo), onde tocaram na mesma noite do MC5!

O clipe seguinte, “Uma Coisa Medonha” foi novamente dirigido pelo Bel. Dessa vez, uma animação espacial tosca deu vida à saga de um herói e seu encontro com uma criatura nada amistosa.

Nesse ponto, a banda já tinha recebido diversos elogios, “Ugabugababy” tinha virado até toque de celular, “Bumbababum” era trilha de vinheta para a America Latina do canal FX. Outras músicas da banda apareceram em trilhas de especiais de TV e curtas-metragens. Os shows até tinham público. Para todos os efeitos, eram uma banda de verdade.

A coisa ia bem, não há dúvida, mas o que sempre foi uma brincadeira parecia querer virar algo mais sério. E seriedade definitivamente não é um dos talentos dos IRMÃOS ROCHA!.

Em 2008 banda ainda gravou o nunca lançado EP “VAI SER BOM, NÃO FOI?” Como o nome já anunciava, era o fim. Os IRMÃOS ROCHA! se despediram dos interessados num derradeiro  show no dia 1º de Abril de 2009 em Porto Alegre.

Essa é só mais uma história, entre tantas por aí, de amigos que decidem tocar juntos. Não é nem mesmo uma história importante. O que sempre foi importante é que os IRMÃOS ROCHA! se divertiram um bocado levando adiante uma idéia nada nova: músicas curtas e fáceis, sem grandes pretensões. Simplicidade, rapidez e diversão, como o rock sempre devia ser.

Serviço:
O QUE: Show com Irmãos Rocha!- única apresentação
QUANDO: Quarta-feira, 02 de novembro 2011 – 22 horas  
QUANTO: Ingressos a R$20,00 (vinte reais).
ONDE: Bar Ocidente – João Telles esq. Osvaldo Aranha
INFORMAÇÕES: 51 3312 1347 – www.ocidente.com.br

Sobre Rock Gaúcho 13768 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!