Kleiton & Kledir e Neto Fagundes na Festa do Milho & Feijão 2010 em Candelária

A próxima edição da Festa do Milho & Feijão – evento cultural itinerante promovido pela Souza Cruz – vai brindar o público com o melhor da música gaúcha nos dias 29 e 30 de maio, em Candelária. Sobem ao palco da festa, montado junto ao Parque Municipal de Eventos, no sábado, 29 de maio, a partir das 19 horas, o músico nativista Neto Fagundes acompanhado pela Orquestra Camerata de Porto Alegre, e no domingo, 30, a partir das 16h30, a dupla Kleiton & Kledir, acompanhada pela Orquestra de Câmara da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). “Apostamos num show de nível nacional para encerrar nossa série de eventos em grande estilo, presenteando toda a comunidade regional”, garante o gerente de Assuntos Corporativos da Souza Cruz, Flávio Goulart. O anúncio dos shows foi realizado durante jantar de lançamento do evento, na noite da última quarta-feira, 31, no Parque de Eventos, com a presença de autoridades, entre elas, o prefeito de Candelária, Lauro Mainardi, e o gerente regional de Produção Agrícola da Souza Cruz, Pedro Campos, convidados – como os trios de soberanas de Vera Cruz , da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), de Venâncio Aires, e do municípios sede da festa –  e imprensa.

Com uma longa carreira, iniciada nos idos dos anos 70, os irmãos Kleiton e Kledir Ramil vão apresentar em Candelária sucessos dos seus mais de 30 anos de carreira, além de temas do seu novo trabalho, Autorretrato, bem como músicas que remetem ao tempo dos Almôndegas, como Vento Negro. Kleiton e Kledir começaram a estudar música desde cedo e nos anos 70, ao lado de mais três amigos, lançaram o grupo Almôndegas, que foi um marco na história da música popular gaúcha. O primeiro disco da dupla saiu em 1980 e de lá para cá somam 21 trabalhos. Suas composições já foram gravadas por artistas de renome internacional, como Mercedes Sosa e Fito Paez, Caetano Veloso, Ivan Lins, Zizi Possi e Belchior, entre outros.

NETO FAGUNDES – Um dos expoentes da música nativista, Neto Fagundes conheceu a música regional gaúcha através das antigas fitas K-7 que seu pai, Bagre Fagundes, colocava para tocar nas viagens da família. Em 1978, então com 15 anos, após morar um período em Santa Maria, mudou-se para Porto Alegre onde começou a estudar Direito. Em 1982 abandonou completamente a universidade para dedicar-se exclusivamente à música. Seu primeiro disco data de 1991, Gauchesco e Brasileiro. Em 1996, participou do festival Sud a Sul, na cidade francesa de Sanary-Sur-Mer, além de apresentar-se também em Buenos Aires, na Argentina. Em 2002 lançou o primeiro CD com a família Fagundes (Nico, Bagre e Ernesto) e em 2004, lançou o segundo. Desde 2004 é apresentador, ao lado do tio Nico Fagundes, do programa Galpão Crioulo, da RBS TV. Em 2008, lançou um CD com a banda Estado das Coisas, participante do projeto Rock de Galpão.

PROGRAMAÇÃO – Com a abertura oficial marcada para as 14 horas do dia 29 de maio, a 5ª Festa do Milho e Feijão inicia com uma apresentação da Orquestra Jovem do Estado do Rio Grande do Sul. Para o primeiro dia, ainda estão programadas diversas atividades culturais, como o espaço de Culinária Emater, Oficina de Orquestras para Crianças, apresentações artísticas das escolas municipais, ações do SESI Lazer, Escola do Chimarrão, entre outras. A festa encerra, no sábado, com um baile animado pelo Musical Magia. Já no domingo, 30, o evento abre às 14 horas e segue com as atividades durante toda a tarde, encerrando com o show nacional da dupla Kleiton & Kledir e a Orquestra da Ulbra.

Sobre Rock Gaúcho 13382 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!