Marcelo Birck no Casa de Teatro Pocket Show neste sábado

Casa de Teatro Pocket Show é um evento que reúne a diversidade da música em um clima intimista e informal, apresentando artistas novos e projetos inéditos na cidade.

Além de apresentar músicos e ideias estreantes, outro diferencial neste projeto está no ingresso: a contribuição espontânea em dinheiro deve ser o cachê do músico. O velho passar do “chapéu”. Assim, se cria a intenção de formatar um novo conceito de relação público-artista e de esboçar uma nova forma de pensar a música e a arte.

Inspirado no projeto Quanto Vale Uma Canção, do Coletivo Navegantes, de São Paulo, o Pocket Show acontecerá um sábado por mês, sempre na Casa de Teatro.

Nesta segunda edição, o projeto conta com Marcelo Birck e com a estréia do trio Bittersweet Blues. Como mestre de cerimônias convidado, o músico e ator Ed Lannes, da Bandinha Di Dá Dó.

Este projeto é uma parceria entre a produtora GAMANA, a CASA DE TEATRO DE PORTO ALEGRE e o CIRCULAR COLETIVO DE PRODUÇÃO.

Marcelo Birck

Cantor, compositor e guitarrista, Birck é fundador da Graforréia Xilarmônica, banda que gravou várias obras suas e teve a canção Eu (da qual é co-autor) transformada em sucesso na interpretação do Pato Fu. Criador das bandas Aristóteles de Ananias Jr. e Atonais, inicia carreira solo em 2000 com um CD homônimo (lançado pela Grenal Records, seu próprio selo). Três clipes foram extraídos deste CD (Ié-Ié-Ié do Oiapoque ao Chuí, Tricicloscópio e O Meu Cigarro). Em 2004, participou do festival carioca Isso é Música? / !, capitaneado por Hermano Vianna no CCBB Rio, e voltado para propostas musicais inovadoras. Em 2006, apresenta-se no TIM Festival, ao lado das bandas The Bad Plus e Black Dice (EUA) e de Caetano Veloso. Como produtor, já trabalhou com artistas como Júpiter Maçã (RS) e Repolho (SC). Além disso, assina o arranjo de orquestra de câmara da faixa Eu e Minha Ex, do CD Sétima Efervescência, de Júpiter Maçã.

Seu segundo CD solo (patrocinado pela Petrobrás) caracteriza-se pela investigação sonora, com influências de Jovem Guarda, Surf Music, Beatles, brega setentista, e vanguardas musicais dos séc. XX e XXI, sempre radicalizando os recursos oferecidos pelos meios computadorizados. O resultado é um móbile de procedimentos musicais. Vanguarda (pesquisa de sonoridades inéditas) e Jovem Guarda (comunicação direta), gerando resultados pouco convencionais através da interação entre musicalidades distintas e pela descontextualização de elementos familiares. Um remix de tendências. Formação e informalidade. Linguagens artificiais, colagens, loops, vinhetas. Simultaneidades, letras com semântica absurda, mas com momentos pra cantar o amor. A idéia principal é aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pelo atual período, aonde paradigmas vêm sendo relativizados e no qual existe uma profusão de suportes, propondo reflexões e desafios inéditos para a prática musical.

Nos shows, músicos tocando ao vivo interagem com bases gravadas. A concepção é complementada com a projeção de imagens criadas utilizando recursos de produção digital e analógica (animações em super-8 realizadas direto na película). No repertório, são apresentadas obras de toda a carreira de Birck.

Bittersweet Blues

Este trio coloca todo seu feeling em canções próprias e outras eternizadas pelos mestres das décadas de 40/50/60/70. Mari Martinez (voz , percussão), Lucas Hanke (violão) e Gabriel PC (sax e Trompete) adoçam sua noite com melodias suaves e sussurradas, salpicando melancolia com solos tristes e chorões. Uma noite para os amantes, para os solitários e para os incompreendidos. Uma noite para quem sente o gosto agridoce da vida.

SERVIÇO:
17 de julho – sábado
Hora: Das 22h à meia-noite
Local: Casa de Teatro de Porto Alegre
Rua Garibaldi, 853 – Bonfim
Ingresso: Contribuição Espontânea “Chapéu”

Shows:
Marcelo Birck
Bittersweet Blues
Apresentador convidado: Ed Lannes

Sobre Rock Gaúcho 13400 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!