Marcelo Fruet & Os Cozinheiros divulgam trabalho inédito no próximo dia 20

O Teatro de Câmara Túlio Piva recebe no dia 20 de novembro, às 20h30min, Marcelo Fruet & Os Cozinheiros para o lançamento do disco “AIÓN”. O evento, com entrada franca, é financiado pelo Fumproarte e pelos próprios artistas. Interessados poderão adquirir o disco físico no dia do show ou entrando em contato direto com a banda pelo email [email protected] O disco virtual pode ser encontrado na Itunes Store e Amazon.com, a partir da data de lançamento.

A expressão “AIÓN”, oriunda da Grécia antiga, é usada para se referir a um tempo diferente do cronológico, que não pode ser medido pela quantidade, mas pela qualidade. O design gráfico do álbum criado pelo designer Índio San, por outro lado, tem inspiração na física, misturando linhas de reflexão com o “olhar do observador” – representação gráfica de um olho -, geralmente usada para descrever o posicionamento do sujeito que enxerga uma determinada imagem de um objeto. É dessa forma que Marcelo Fruet apresenta os dois eixos centrais que movem seu trabalho musical: tempo e ilusão. Não por acaso, o disco foi lançado primeiro no Japão, onde o tempo começa antes, no dia de amanhã, em relação ao Brasil. Contrariando a lógica, o disco “AIÓN” nasceu no futuro e de cabeça para baixo, devido à diferença de fuso-horário e localização geográfica de meridianos opostos dos dois países no globo terrestre.

Com a tarefa de transferir os conceitos que envolvem o álbum para o palco, foram chamados o artista plástico Túlio Pinto para compor o cenário e o diretor de fotografia Eduardo Rosa “Baiano” – da Baxada Nacional – para pirotecnias e registro audiovisual do evento. Completando o time, entram em campo o técnico de som André Freitas e o iluminador Maurício Rosa, antigos aliados e conhecedores do trabalho da banda. Para a estreia do dia 20 de novembro, Os Cozinheiros prepararam um prato musicalmente fiel ao CD, com diversas participações especiais: Ale Ravanello (harmônica), Ângelo Primon (Sitar), Ayres Potthoff (flauta transversa), João Selhane (cavaquinho) e Bruno Coelho (Percussão) e outros músicos da cena local. O repertório baseia-se nas quatorze faixas do CD e inclui os singles da banda “Sabia Que” e “Song for Tom”, uma versão para “Mal Secreto”, de Jards Macalé e Waly Salomão, outra para o tema “Yatra ta”, de Tânia Maria.  De acordo com o grupo, o espetáculo promete uma experiência audiovisual dinâmica, contendo uma diversidade de climas, forças e sensações interessantes.

A banda, formada por Marcelo Fruet (voz), Nicola Spolidoro (guitarra), Leonardo “Brawl” (baixo), André Lucciano (bateria) e Lúcio Chachamovich (violões), já tocou em diversos festivais, incluindo o SXSW (Austin, TX, EUA), o Kansai Music Conference (Osaka, Japão) e o Brasil Rural Contemporâneo. Fruet já recebeu quatro Prêmios Açorianos de Música e um troféu de Melhor Música Original no Festival de Gramado.

Serviço:
Show de lançamento do CD “AIÓN”, de Marcelo Fruet & Os Cozinheiros
Terça-feira, 20 de novembro
Teatro de Câmara Túlio Piva, Rua República, 575 – Cidade Baixa
Horário: 20h30min
Ingresso: Entrada franca, com retirada de senhas uma hora antes do espetáculo, no local.
Apoio: Nihon Sushi, DSLab- Laboratório de Desenhos, Baxada Nacional Filmes, BD Divulgação
Financiamento: FUMPROARTE

Um álbum em tempos de single – por Marcelo Ferla

Eu venho proclamando há algum tempo que no século 21 já  não há mais espaço para álbuns. No máximo cabe um single, de preferência de três minutos como mandava a cartilha da Motown, neste mundo em fast forward de posts e links e ésse-eme-ésses  fugazes – e amores rápidos, relações curtas, empregos temporários e contagens na marcha do segundo. Não que eu queira, não que eu não queira, é o que a velocidade dos tempos tem nos oferecido.

Marcelo Fruet, porém, escreveu mais do que um single. Fez um álbum. E não por acaso um álbum que discorre sobre o…tempo.

Aion, o álbum que Marcelo Fruet & Os Cozinheiros estão lançando, percorre um caminho longo e intrincado, por ter uma profundidade poética e musical que não se encontra em qualquer esquina destes novos tempos – um trabalho que se inicia com os versos que seguem, promete (e eu prometo que, quando você chegar ao fim dele, verá que entrega): “O tempo passa sempre em frente / retrocedendo a vida / e passa sempre lentamente / acelerando a morte”.

Mas não se engane, trata-se de uma obra inexoravelmente conectada ao século 21, como o seu autor, que desconhece fronteiras como convém aos novos tempos e tem levado sua música a rincões muito além do seu Rio Grande do Sul – como o Texas e o Japão. A marca de um brasileiro que viaja pelo mundo está nas bossas-novas e nos sambas que se alternam entre as canções e baladas – e se fosse preciso escolher singles, há ótimas opções entre as 14 faixas (eu elegeria a pungente “Minha”, que do seu modo peculiar remete às baladas certeiras dos irmãos Gallagher; ou talvez “Shuthingslikawindow”, rock com pegada pop que tocaria fácil em rádios FM no tempo em que as pessoas se importavam com as que tocavam música).

Sinal destes tempos, Marcelo Fruet é um artista difícil de ser catalogado. Gosto de vê-lo como um roqueiro que faz música brasileira (ou, o que, um dia, se convencionou chamar de MPB). A densidade e a melancolia de sua música, porém, também me remete ao pop argentino contemporâneo, com um ar de Kevin Johansen – e, de volta ao Brasil, mas não muito, exala muito da poesia rigorosa de Vitor Ramil, perpassa o Caetano nos tempos em que andava inspirado, e deságua na MPB pré-trilha-sonora-de-bar, que tem Lenine como o último baluarte.

Aion até poderia ser uma bela colcha de retalhos, mas tem o tempo como aliado para se mostrar coerente entre tantos estilos, tem a marca criativa do artista que se incomoda com um tempo de superficialidades e se aprofunda na própria vida para oferecer um álbum, um catálogo de canções capazes de fazer o ouvinte  dar um tempo para refletir sobre o tempo. Aion.

Sobre Rock Gaúcho 13840 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!