Mindgarden lança álbum masterizado no lendário estúdio Abbey Road

Com o nome proveniente de um filme da contracultura dos anos 60, a Mindgarden não poderia, de fato, ter um som dentro dos padrões tradicionais. Desde a formação, em 2009, em Caxias do Sul, a banda nunca teve a pretensão de ter uma sonoridade específica: o objetivo sempre foi misturar as influências e as ideias dos seus integrantes e deixar a música fluir livremente. E foi assim que influências de bandas como Radiohead, Pink Floyd, Led Zeppelin, Queens of Stone Age, The Mars Volta e Jimi Hendrix se fundiram com elementos e sonoridades regionais, jazz, grunge e post-rock.

O resultado pode ser ouvido no primeiro CD da banda, homônimo, custeado pelo Financiarte, da Prefeitura de Caxias do Sul. O lançamento ocorre no dia 31/03, às 21h30, na Casa das Oficinas (Rua Dr. Augusto Pestana, 50) em Caxias do Sul. A entrada é franca, mas sugere-se a doação de alimentos não perecíveis.

O álbum foi gravado/mixado na Noise Produtora de Áudio. A produção musical ficou por conta de Carlos Balbinot e Marcelo Moojen, e a masterização foi feita no lendário estúdio londrino Abbey Road, mundialmente conhecido pelo seu trabalho com Os Beatles.

Composto pelos músicos Marcelo Moojen (guitarrista e vocalista), Luis Fernando Alles (guitarrista), Rafael Kubiczewski (baixista) e Mateus Mussatto (baterista), o quarteto, que surgiu e realizou diversos shows como banda instrumental, surpreendeu o seu público ao incluir vozes nas músicas.

Conceitual, o álbum traz seis músicas em inglês que, em uma análise superficial, parecem contos independentes, mas que depois se revelam fragmentos de uma história maior, indivisível e não-linear. Esta história é contada não só pelas letras, mas também pela dinâmica do álbum e suas sonoridades. Com arte gráfica assinada por Laura Sonego, o CD traz na capa a arara, ave-símbolo da fauna brasileira e também símbolo do som psicodélico e multifacetado do grupo.

O primeiro single do álbum, chamado Beach Times I, está disponível no site http://soundcloud.com/mindgardenmusic/. Também já é possível conferir o segundo single, intitulado Unattended, no mesmo endereço.

Todos os integrantes da Mindgarden possuem passagens por importantes bandas da região: Marcelo tocou guitarra por seis anos na TiaChica, tendo gravado dois CDs com o grupo; Luis gravou um CD com a Exilados, Rafael é baixista da A Célula, e Mateus gravou um CD quando era baterista da Bacon 27, tendo estudado jazz em Los Angeles durante um ano.

Sobre Rock Gaúcho 13775 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!