Natura apresenta “Leve Embora”, primeiro disco de Thiago Ramil

Thiago Ramil, jovem compositor gaúcho, começa a alçar voo em 2015 com seu álbum de estreia Leve Embora (Natura Musical). Neste trabalho, o músico apresenta o encontro entre elementos orgânicos percussivos e sonoridades contemporâneas exploradas através de recursos eletrônicos, ruídos, ambiências, loops, guitarras e teclados sintetizados. Estas camadas, aliadas à crueza das composições em voz e violão, criam um repertório com arranjos sofisticados e propõem, para este álbum, uma sonoridade híbrida, própria e provocativa.
 
Na turnê de lançamento do álbum, que faz parte do projeto patrocinado pelo Natura Musical em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do RS, o músico estará acompanhado por Andressa Ferreira e Gutcha Ramil nos vocais e percussão; Guilherme Ceron, no baixo; André Zinelli na guitarra; e Vini Albernaz nos teclados e programações. Os shows circularão por três grandes cidades brasileiras: Porto Alegre (dia 27 de agosto/ Theatro São Pedro), Rio de Janeiro (01 de setembro/ Solar Botafogo) e Curitiba (dia 03 de setembro/ SESC Paço da Liberdade), todos com entrada franca. O disco estará disponível para download no portal www.naturamusical.com.br no próximo dia 18.
 
No panorama cultural do RS, a prática da composição musical individual e autoral tem ganhado força entre jovens músicos, em contraste com o grande movimento de bandas de rock gaúcho que imperou na cena musical do estado até os anos 2000. Thiago Ramil aprofunda a relação entre o compositor e a canção, reunindo compositor e músico instrumentista num só sujeito e se apropriando de sua canção e de sua concepção musical.
 
O projeto foi contemplado pelo Edital Rio Grande do Sul 2014 do Natura Musical. “Com a criação do edital exclusivamente para a música gaúcha em 2014, queremos valorizar a cena musical local, em todas as suas vertentes”, diz Fernanda Paiva, gerente de Apoios e Patrocínios da Natura. “O programa apoia projetos de preservação de legado, iniciativas emblemáticas de nomes consagrados, e também contribui para a revelação de nomes que estão renovando nossa música, como Karina Buhr, Marcelo Jeneci, Céu, Tulipa Ruiz, Filipe Catto e agora Thiago Ramil, afirma Fernanda.
 
Nascido em uma família de artistas (Vitor Ramil, Kleiton e Kledir, Ian Ramil), Thiago teve a música como protagonista em sua trajetória. Aos dois anos já fazia aulas de musicalização e desde a primeira infância praticou violino, instrumento que o acompanhou até os 14 anos de idade. Mais tarde, na juventude, integrou a banda “Cadiombleros”, seu primeiro projeto autoral. O músico integra atualmente o coletivo musical “Escuta o Som do Compositor”, grupo que reúne jovens compositores da cena autoral de Porto Alegre. Em 2014 formou-se em psicologia pela UFRGS e seu trabalho de conclusão de curso, orientado da Professora Dra. Andréa Ferrari, incluiu uma ampla pesquisa sobre o acalanto e sua importância para crianças em acolhimento institucional. E foi justamente a partir desse trabalho, intitulado “A hora de dormir: o acalanto com crianças em acolhimento institucional” que Thiago criou as atividades formativas previstas neste projeto. As oficinas práticas estão sendo realizadas em instituições de acolhimento, e o seminário, abordando a importância desta prática e suas contribuições psíquicas para os envolvidos, será realizado em outubro, em Porto Alegre.
 
Sobre os artistas
 
Gutcha Ramil
Atua em shows, espetáculos culturais, produção de projetos culturais, como educadora, musicista, violinista, percussionista, rabequeira, vocalista. Atua também como antropóloga em estudos e projetos com comunidades tradicionais. É integrante dos projetos musicais Mestre Zé do Pife e as Juvelinas, Mamulengo Presepada, Grupo IBEJÍ e Três Marias, desenvolvendo um trabalho de pesquisa das musicalidades da cultura popular e tradicional em território brasileiro.
 
Andressa Ferreira
Percussionista, estudante do curso de bacharel em música popular da UFRGS, arte educadora e agente cultural. Teve contato e interesse pela percussão brasileira no final de 2007, quando conheceu o pifeiro pernambucano Zé do Pife. Em 2012/13 gravou o disco e DVD do sanfoneiro Sivuquinha em Brasília. Integra os projetos musicais Mestre Zé do Pife e as Juvelinas, Mamulengo Presepada, Grupo IBEJÍ e Três Marias.  Fez recente turnê entre Portugal e Espanha com Projeto Três Marias e se apresentou na  Colômbia, Argentina, Portugal e todas as regiões do Brasil com Cia de Teatro de Bonecos Mamulengo Presepada.

Vini Albernaz
Artista visual, Vini tem um olhar próprio sobre o fazer artístico, trabalhando com conceitos de imagem sonora. Produziu os álbuns Máquina loucura (Canastra Suja, 2013) e Musa Híbrida (Musa Híbrida, 2012) ambos vencedores do Prêmio Brasil Sul de Música, respectivamente, Melhor Disco de rock e Melhor Disco categoria linha livre. Produziu recentemente o segundo disco da banda Musa Híbrida, o Verde fosco roxo cinza, e o álbum de estreia do compositor Ed Lannes, Beibe nosso plano funcionou, nos quais executou a produção, arranjos, gravação e mixagem.
 
Guilherme Saraiva Ceron
Baixista e produtor musical, atua como músico desde 2005, acompanhando diversos artistas de jazz, rock, mpb, rap e folclore latino-americano. Atualmente participa de trabalhos da cena independente de música, junto a artistas como Ian Ramil, Carina Levitan, Poty Burch, César Santos, Claudio Levitan, OCLA, Clube do Jazz, Pedro Dom e Grupo Quebraceira e o próprio Thiago Ramil. Desde 2009 atua como produtor musical, produzindo trabalhos dos artistas já citados acima e também de Raineri Spohr, Zelito, Rodrigo Madrid, Xana Gallo, Leo Aprato, e Saulo Fietz além de trabalhos de trilha sonora para curtas, teatro e TV.

André Zopeleto Zinelli
Multi-instrumentista (bateria, percussão, baixo e guitarra) e produtor musical, atua como músico desde 2005 fazendo parte de bandas como Apanhador Só e Ana Muniz. Atualmente participa de trabalhos da cena independente de música, junto a artistas como Campbell Trio, Doyoulike?, Trompa, Tricot e Thiago Ramil. Foi um dos produtores do disco “Antes que tu conte outra” (2013), da banda Apanhador Só, disco vencedor dos prêmios Açorianos (Porto Alegre) de melhor álbum pop rock e da Associação Paulista dos Críticos de Arte, como melhor álbum do ano. Antes que tu conte outra figurou nas principais listas nacionais de melhores discos daquele ano.
 
Sobre o programa Natura Musical
 
O programa patrocina novos talentos, artistas consagrados em momentos emblemáticos da carreira e projetos de preservação de legado e formação musical em todo o Brasil, por meio de diferentes frentes, como os Editais Públicos, que selecionam projetos de diferentes formatos e estágios da produção cultural por meio das Leis Rouanet e do Audiovisual em todo o Brasil, e da Lei do ICMS em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e no Pará; por Seleção Direta, que contempla propostas adequadas ao conceito do programa e de grande relevância e inovação, sem a obrigatoriedade das leis de incentivo; e pelos Festivais.
Ouça a webrádio natura musical e saiba mais no portal: www.naturamusical.com.br
 
 
Ficha técnica:
 
Thiago Ramil – composições, voz, violão, baixo, viola caipira
Gutcha Ramil – voz, violino, percussões
Andressa Ferreira – voz, percussões
Guilherme Ceron – baixo
André Zinelli – guitarra
Vinicius Albernaz – produtor musical do disco – teclados, synths, efeitos
Felipe Zancanaro – produção musical do disco
Sofia Ferreira – direção de produção
Guilherme Bragança – arte gráfica
Isabel Ramil – iluminação shows
Lauro Maia – técnico de som shows
Bebê Baumgarten – assessoria de imprensa
Duração do espetáculo: 1h20
 
Turnê de lançamento do disco “Leve Embora” – Thiago Ramil
Em Porto Alegre, Rio de Janeiro e Curitiba
Dias 27 de agosto, 01 e 03 de setembro de 2015
 
Porto Alegre – dia 27 de agosto, às 21h, no Theatro São Pedro
Praça Marechal Deodoro, s/n – Centro Histórico
Entrada Franca
 
Rio de Janeiro – dia 01 de setembro, às 21h– no Solar Botafogo
Endereço: Endereço: R. Gen. Polidoro, 180 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
Entrada Franca
 
Curitiba – dia 03 de setembro, às 21h no SESC Paço da Liberdade
Endereço: Praça Generoso Marques, 189 – Centro, PR
Entrada Franca
 
Uma realização: La Reina Produções
Patrocínio: Natura Musical, realizado por meio de financiamento da Lei de Incentivo a Cultura (LIC)
 
Mais informações:
https://www.facebook.com/thiagoramil?fref=ts  (pagina facebook)
https://vimeo.com/100346281 (música girassol)

Sobre Rock Gaúcho 13768 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!