Onde as bandas acabam – Parte I

Cena 1. Amigos, num bar qualquer , num show qualquer, numa roda de bate bapo qualquer, numa cidade qualquer, conversam sobre música, sobre o que curtem ouvir, e o que curtem tocar, as afinidades vão aumentando e decidem fazer um ensaio juntos. vamos montar uma banda?!

Cena 2. Colegas, de escola, conversam sobre música, sobre um show, sobre um dvd, sobre um show que foram juntos, sobre uma banda que outros colegas montaram, as afinidades vão aumentando e decidem fazer um ensaio juntos. vamos montar uma banda?!

Cena 3. Garoto/Garota ou até mesmo um garoto & garota, numa página de relacionamentos, conhece uma galera, que curte a mesma coisa que ele/ela ou Ele&Ela ( não a revista, a pessoa) as afinidades vão aumentando e decidem fazer um ensaio juntos. vamos montar uma banda?!

Cena 4. Garoto/Garota, ou Garoto&Garota toca em casa, curte música e é intimado, convocado por outros para fazer parte de uma banda, de um projeto, como ele/ela ou Ele&Ela ( não a revista, a pessoa) não tem mais coisa alguma pra fazer na hora vaga, decide entrar na barca junto, as afinidades vão aumentando e decidem fazer um ensaio juntos. vamos montar uma banda?!

OK, uma Banda, duas, três, quatro, cinco, ou quantas pessoas quiserem, não interessa, quem nunca sonhou em ter uma banda? quem nunca sonhou em ter a música no seu dia a dia? quem nunca quis fazer um show? quem nunca pensou naquela garota/garoto ou Garoto&Garota ouvindo a SUA Música? quem nunca imaginou, por mais vergonha que uma pessoa possa ter, de um dia sua música tocar no rádio? de outra pessoa escutar vc , e quem sabe, gostar da sua música! já pensou nisso? quem nunca sonhou em Lançar um disco!/ Uau! Um disco com as suas músicas! quem nunca imaginou que um dia a sua banda, virase uma banda clássica de rock? porque não?

Pois bem, quase 99% das bandas acabam antes de chegar a tocar no rádio, sabiam disso? elas não conseguem vencer as 10 etapas de vida de uma banda, claro, é muito difícil, afinal, as pessoas montam uma banda pra se divertir, e a diversão pode começar a encher o saco, e não ser mais divertido, caminho lógico disso tudo é: vamos acabar a banda!

Mas vamos ver os momentos que as bandas acabam… os 10 mandamentos (ehehehehehe, 10 mandamentos é boa né?) que uma banda deve cumprir pra estar na ativa, se é que existe isso.

QUEM VAI TOCAR O QUE?

Ahhhhhh, tem banda que nem começa, já acaba, nossos quatro amigos Huguinho, Zezinho, Luisinho e Dudinha (um quarteto né? afinal a maioria das bandas que surgem são quartetos, mas pode ser uma dupla, um trio, quinteto, e assim por diante) Huginho é guitarrista, Zezinho Também, um quer que o outro cante, não chegam a um acordo, e o projeto não sai do papel, ou melhor nem chega ao papel, pronto!

Mais uma banda acabou no mundo, e vc nem ficou sabendo…

PRIMEIRO ENSAIO.

Muitas bandas acabam depois deste dia fatídico, o Primeiro ensaio, alí, a música que eles sonhavam em fazer vira uma alegria ou um pesadelo, muitos, mas muitos, terminam o ensaio não com a frase clássica:

– Quando marcamos o outro ensaio?

e assim:

– Beleza galera, quando der a gente se fala de novo!

Nunca maissssss…  mais uma banda acabou no mundo, e vc nem ficou sabendo…

PRIMEIRA MÚSICA.

Fizeram um som, alguém trouxe a idéia de um som, pra banda tocar, alguns participam da criação, outros não, na hora de dizer de quem é a música, quem fez, quem não fez, a discussão começa, ânimos exaltados, um chega e diz:

– Olha, não vamos brigar por causa disso, vamos colocar o nome de todos no som?

ou:

– Olha, foi o fulano quem fez a letra e quando escreveu, já tinha o som na mente, a música é dele , ok?

Mas:

– Galera, já estamos brigando, vão se f… vcs, eu tô fora!

e também:

– Esta música tá uma m… vcs disseram que era pra fazer um som parecido com Ramones, The Cure, Legião Urbana, e este som é um pagode, tô Fora!

É… mais uma banda acabou no mundo, e vc nem ficou sabendo…

PRIMEIRO SHOW.

– Seguinte pessoal: Nosso show é amanhã, vamos impressionar a todos, todo mundo de preto amanhã tá, calça preta, meia preta, camisa preta, e se usar cueca, cueca preta também tá? Beleza! (respondem todos)

No Outro dia, Huguinho, vem com uma camisa branca, alva, clarinha como a neve, cheirando a Omo com amaciante de roupas fofo, pronto! a merda tá feita.

ou então:

Zezinho se mostrou um verdadeiro estúpido no show, só falava merda no microfone, queria aparecer mais que a banda, conseguiu duas coisas, fez um show de merda e acabou a banda naquela noite mesmo, quem vai tocar com um cara assim?

ou então

Luisinho bebeu pra tomar coragem, nunca fez show na vida né? no meio do show, no meio do solo, no meio da música, descobriu que aquilo não era pra ele,pô! o cara é tímido demais:

– Não quero ficar com uma luz apontando pra mim, não quero ficar na parte clara do show, enquanto a galera na parte escura fica me olhando, será que estão gostando? será que tão falando mal de mim? será que eu estou tocando bem, aposto que aquele f… da p… alí tá pensando: O Luisinho é um b… mesmo, não toca nada.

Termina o show e o Luisinho consegue duas coisas. Dois dentes a menos na boca e acabou a banda naquela noite mesmo…

Mais uma banda acabou no mundo, e vc nem ficou sabendo…

VAMOS FAZER UMA DEMO?

ahahahahahah, aí que a porca torce o rabo de vez.

Muitos amigos que montaram suas bandas, acabaram na demo (demo = demonstrativo, fita demo, cd demo, é o cd que vc faz antes de gravar nas Ganhas o disco de verdade, é um disco que tu faz pra escolher as músicas que serão gravadas valendo, ás vezes as demos ficam tão boa, que acabam se tornando o disco de verdade, mas é RARO).

A demo ficou horrível. a banda acaba, vamos juntar uma banda pra gravar a demo? pronto, falou em colocar grana na parada, a banda acaba, vamos gravar num estúdio bacana, pronto, a banda junta a grana, mas travaram na hora de gravar, e o vocal, o Dudinha (vocal com nome de Duda é dose né?) cantou tão desafinado, que a demo não serviu pra nada, pronto!

Mais uma banda acabou no mundo, e vc nem ficou sabendo…

VAMOS GRAVAR UM DISCO?

Mas a Demo pode ficar boa, claro né? aí se decide fazer o tão sonhado disco, procuram gravadora, procuram selo, procuram contatos, e nada, ninguém quer gravar, bancar a gravação, a banda decide bancar a gravação, aliás, mesmo as grandes gravadoras, hoje em dia, querem que a banda grave o disco, por conta, e eles lançam, prensam, distribuem e vendem o seu disco, te dando uma porcentagem de venda, que raramente chega a 10% do preço de venda pro lojista, ehehehehehe, éééééééé meu amigo/ amiga ou Amigo&Amiga, não é mole não!

E Na hora de ver quanto sai a parada, vem uma conta com muitos zeros, mais zeros que vc pensava, aí Zezinho nao quer pagar, Huguinho quer que todos paguem, mas não tem grana agora, o projeto do disco vai pra geladeira, e a banda decide dar um tempo. aí já era.

Mais uma banda acabou no mundo, e vc nem ficou sabendo…

semana que vem continua…

Sobre Rock Gaúcho 13768 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!