Onde as bandas acabam – Parte II

VAMOS DAR UM TEMPO NA BANDA PRA TERMINAR A FACULDADE?

Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii,ai, ai,ai,ai
Em cima, embaixo e puxa e vaiiiiiii

Como diz a letra profunda aí em cima, se alguém da banda vem com a idéia sugestiva do: – Vamos nos formar primeiro, depois voltamos com a banda?  te prepara meu amigo, foiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.

Tecnicamente falando, seriam 4 anos, e depois tudo ok, voltamos com as  guitarras certo? Erradooooooooooo.

4 Anos é um tempo muito grande na história do Rock de uma banda, pode-se lançar 4 discos, um por ano, pode-se fazer muitos shows, viver muitas coisas, estes teus 4 anos parados, quando tu voltar, SE VOLTAR, serão quatro anos atrás, tu volta, com a pegada de quatro anos atrás, e se tu não for muito galo, o que pouca gente é, tu volta atrasado, sem o pique, e não consegue recuperar o tempo perdido.

O Pior de tudo, quem te garante que quatro anos depois, os membros da banda vão querer tocar contigo? hum? pensou nisso?

Mais uma banda acabou no mundo, e vc nem ficou sabendo…

EFEITOS EXTERNOS (ou síndrome de Yoko Ono)

Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, como o nome diz, EFEITOS EXTERNOS, são coisas que vem de fora e interferem na banda, mas não é clima, relevo e vegetalção, não, efeitos externos são pessoas que interferem na banda, não o Huguinho, o Zezinho, o Luisinho e o Dudinha, mas pessoas que põe uma pilha fraca na história.

Parentes, amigos, ele, ela, Ele&Ela ( não a revista, a pessoa), enfim, chamo isso de Síndrome de Yoko Ono, pois ficou célebre  a tese de que a Mulher do John Lennon, Yoko Ono, teria sido a causadora do fim dos Beatles, claro que não foi, mas a tal síndrome de Yoko Ono, quer dizer isso, que uma pessoa de fora, acaba influenciando a banda a acabar, por não conseguirem conviver com este ser estranho, pode ser  qualquer pessoa, deixamos isto claro aqui.

Vem o HUguinho e diz:

– Ó a Telminha vai assistir nossos ensaios.

Depois:

– Ó A telminha, não curtiu esta música.

– Ó a Telminha toca violão, ela vai tocar este som com a gente.

– Ó a Telminha vai viajar com a banda.

– Ó Vamos dividir o que a gente ganha com a Telminha Gente!

– Pessoal, nosso quinteto agora (antes eram quarteto)  vai se chamar a TELMINHA MAIS QUATRO.

Pô TELMINHA…  Não fódiiiiiiiii!

Mais uma banda acabou no mundo, e vc nem ficou sabendo…

SAINDO DE CASA.

– Cara, conseguimos tocar em alguns lugares, tá bacana, vamos nos mudar pra capital!

Um amigo meu de uma banda GRANDE, uma vez caiu neste papo, foi pra São Paulo, com promessa de produtor, promessa de gravadora, de que lá iriam ser grandes, Imenso, Gigante, MUNAI, e… Necas, o cara trabalhou em tudo que é lugar, garçom, padaria, loja, mas show que é bom, necas, a banda resolveu dar aquele famoso tempo, alí do exemplo acima citado, e até hoje não voltou.

Ora Bolas, se tu tem internet, tu tem assessoria de imprensa, produtor local (que trabalha teu disco, teus shows, por cada região), Myspace, Facebook, orkut, twitter, etc… pra que tu tem que largar o que tá funcionando e tomar uma ruim fora do teu lugar? muitas bandas do RS que Tão acontecendo em São paulo, Rio de Janeiro  serão os futuros funcionários de loja, restaurantes e padeiros do amanhã, claro que tu tem que tentar sempre investir, mas largar tudo pra investir no que tu não sabe, é juca demais né?  a não ser que tu não tenha nada solidificado no teu estado, aí pra quem não tem nada, nada vezes nada , é nada né? aí pode tentar sem se preocupar, em viver em SP, RJ, Miami, NY Ou London.

Como dizia um outro músico aqui de Porto Alegre, que muitos conhecem, pois tem um sotaque muiiiito Pôôôrto alegrennnnnnnsee.

Saiu de Porto
Foi Pra London Lavar Plates.

Eu não vou dizer quem é, nem amarrado.

Mais uma banda acabou no mundo, e vc nem ficou sabendo…

SÍNDROME DO SEGUNDO DISCO
(ou banda de Um HIT só)

Gravaram o primeiro, foi bacana, rolaram shows, foi bacana, uma das músicas do disco estourou? fez sucesso, chamou a atenção? UAU! estamos no caminho certo, vamos de novo?

Aí está a prova dos nove.

Muitas bandas não conseguem gravar o segundo disco, muitas, mas muitas mesmo.

O primeiro até algumas conseguem chegar, pelas facilidades de se gravar hoje em dia, mas fazer repertório pra segundo disco, e este disco sair bacana, é coisa pra poucos, pouquíssimos, eu diria,   geralmente o primeiro disco vc teve tempo para compor, tempo pra catar inspiração, experimentar, se ele deu certo, o segundo disco, é composto na estrada, nos intervalos de show, e aí tua mente tem que estar a mil, catando inspirações diferentes, acordes diferentes, pra ter um disco criativo, e quando lança ,corre o risco do menino, menina ou Menino& Menina, pegar o disco , escutar, e largar aquela frase talhada a ferro e fogo:

– Bah, o som da banda mudou!

Féééélaa da puhhhh…..

O Neguinho se fode, um ano, um ano e meio, tocando, trabalhando, tendo que ver o Lula falar besteira no jornal, na TV, e quando lança um disco, suado, sofrido, vem um demônio da garoa e tasca uma frase desta? que esculhambação meu amigo!

ahhhhhhhhhh, mas queria viver artisticamente falando né? vai ter que se sujeitar a isso, mas pra tudo, o tempo é um ótimo remédio, o disco ruim de hoje, pode ser um clássico de amanhã, ou não, mas quem corre o risco é vc.

Aí, sempre vem um da banda e tasca:

– Vamos fazer coisas pararelas, pra inspiração, vamos viajar.

Pronto.

Mais uma banda acabou no mundo, e vc nem ficou sabendo…

FIM

Nota do autor:

Vou contar uma história que rolou comigo, pra mostrar a realidade da situação.

Quando lançamos nosso segundo disco em 1999, chamado  Sangue, Ouro e Pólvora , um cara, que era fã da Tequila, me encontrou num show e lascou:

– Pô, Este som de vcs  que tá tocando nas rádios (Velhas Fotos) não tem nada a ver com Tequila Baby, pô, é nada a ver mesmo, me decepcionei com esta música, só vim no show, porque curto vcs, os sons antigos, este não vai dar em nada, vcs vão ver.

Em 2009, VELHAS FOTOS, foi escolhida pelo público, como a melhor música de Rock Gaúcho de todos os Tempos.

O Cara da frase? volta e meia tá nos shows, bem feliz da vida.

O Tempo, ainda é o melhor remédio meus amigos.

Duda Calvin
TB

Em votação realizada no site Rock Gaúcho.com

Sobre Rock Gaúcho 13768 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!