Pata de Elefante realiza novo show de aniversário no Ocidente Bar

A Pata de Elefante entra 2012 com muita garra. É que este ano marca os dez anos do grupo, anos de muitas batalhas e de muitas conquistas também. Não é à toa que a Pata de Elefante é referência em rock instrumental e é reconhecida como uma das melhores bandas do gênero no país. Os guris trabalham duro e vão colhendo os frutos, como nesta última apresentação do ano no Parque da Redenção, em Porto Alegre, dentro do projeto Palco Cultural Redecard, em que boa parte do público assistiu ao show sentado e vibrou com músicas como “Um olho no fósforo”, “Marta” e “Soltaram!”, durante o pôr do sol.

Já em clima de comemoração, a Pata de Elefante escolheu o palco do Ocidente Bar, onde realizou ao longo dos dez anos memoráveis shows. E não podia ser diferente: o primeiro show, dia 5, lotou o Ocidente, que ficou literalmente eletrizado. A próxima apresentação será dia 12 de janeiro. Nestes shows, Gustavo Telles (bateria), Daniel Mossmann (guitarra) e Gabriel Guedes (guitarra) recebem  Edu Meireles (baixo), Júlio Rizzo (trombone) e Luciano Leães (teclados). Aliás, é com essa formação de sexteto que a Pata está em estúdio preparando seu novo disco, no qual o trombone de Júlio Rizzo conduz a maior parte das melodias. Algumas dessas canções serão apresentadas em primeira mão no Ocidente.  A previsão de lançamento do disco é para maio/ junho.

Últimos shows  

Em novembro, no dia 03 a Pata de Elefante participou do Conexão Vivo, em Salvador/BA, fechando a noite na Praça das Artes, no Pelourinho, após a apresentação do maestro Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz. No dia 04 a banda se apresentou em Curitiba, no Jokers e dia 05 em Foz do Iguaçu, no Zeppelin Old Bar. Dia 11 o grupo integrou a programação do 1º Porto Alegre Instrumental, que ocorreu no Teatro Renascença, em Porto Alegre, dia 13 tocou na Festa da Revista Solto, no Mustafá em Florianópolis (SC),  dia 14 no Bovary, em Joinville (SC) e dia 19 no Aristos Pub, em Caxias do Sul (RS). Dia 09 de dezembro, a Pata participou do aniversário do Cordel Rock Café, em Montenegro. Dia 10, se apresentou no Parque da Redenção, em Porto Alegre, durante o Palco Cultural Redecard. Ainda no dia 10, o grupo fez o encerramento de uma Festa de Casamento. E no dia 14, tocou na entrega do 7º Prêmio de Cinema Santander Cultural, em Porto Alegre.

Sobre a banda

A Pata de Elefante surgiu em janeiro de 2002, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A banda se diferencia por fazer rock instrumental com ênfase nas melodias.  Considerada por crítica e público uma das melhores bandas de rock do Brasil, dedicada e com uma qualidade inquestionável, a Pata está no epicentro da revitalização da música instrumental no país e alça vôo para além do segmentado mercado instrumental nacional.  Ao valorizar as melodias, utilizando o formato da música pop, o grupo atinge em cheio a um público acostumado a ouvir música com vocal. Assim, segue circulando cada vez mais no mesmo circuito das bandas de rock com vocal, ajudando a popularizar a música instrumental.

O primeiro disco, Pata de Elefante, foi lançado em dezembro de 2004 pela  Monstro Discos. A partir deste momento, o grupo passou a se apresentar nos principais festivais de rock no Brasil, como Goiânia Noise (2004, 2006 e 2007) e Abril Pro Rock (2008). Por este Cd, o grupo ganhou o Prêmio Açorianos de Música 2005 de Porto Alegre. Na revista Bravo, em resenha veiculada em julho de 2005, o trabalho da Pata de Elefante recebeu um elogio de peso: a música instrumental brasileira tem salvação. Em agosto, a banda se apresentou no Programa do Jô, da Rede Globo.

Em 2008, é lançado o segundo Cd, Um olho no fósforo, outro na fagulha. Em dezembro, a Pata de Elefante ganhou o Prêmio Dynamite, na categoria Instrumental.  Em janeiro de 2009, Um olho no fósforo, outro na fagulha, ficou entre os 25 melhores discos de 2008, segundo a lista da revista Rolling Stone. Em outubro de 2009, a Pata de Elefante ganhou o VMB (MTV), na categoria Melhor Banda Instrumental. O prêmio vem com uma espécie de certificação, mostrando que a banda está no caminho certo. Em março de 2010, o trio participou do projeto Instrumental RS, juntamente com Camerata Brasileira e Quartchêto. Viabilizada pelo Petrobrás Cultural, a turnê teve shows em Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Tatuí (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e  em Porto Alegre (RS).

Em abril de 2010, a banda disponibilizou seu terceiro disco, Na Cidade , para download gratuito pela página Álbum Virtual da Trama. O formato não possui proteção DRM, o que permite ao público copiar e gravar em qualquer mídia quantas vezes quiser. O disco também saiu em Cd, pela Trama. Para baixar, acesse: http://albumvirtual.trama.uol.com.br/lancamentos

Na Cidade foi produzido por Júlio Porto, mixado por Beto Machado e gravado nos Estúdios Trama. Além disso, a masterização foi realizada nos Estúdios de Abbey Road, por Steve Rooke, que remasterizou alguns dos discos dos Beatles.  O jornal Zero Hora (Porto Alegre) destacou o disco entre as produções de artistas gaúchos em 2010.

Com a nova turnê, a banda segue circulando pelos quatro cantos do Brasil. Até agora, foram realizados shows em 11 estados (RS, SC, PR, SP, RJ, MG, DF, GO, BA, SE e PA). Em março de 2011, a banda realizou sua primeira turnê na Argentina, sendo um dos destaques do Festival Grito Rock, que ocorreu no Niceto Club, em Buenos Aires. E em abril, a Pata de Elefante recebeu o Prêmio Açorianos de Música de Porto Alegre 2011: o álbum Na Cidade  foi escolhido o Melhor Disco Instrumental.

No dia 18 de agosto, a banda lançou o clipe em animação de Pesadelo no Bambus, com show no Ocidente Bar, em Porto Alegre. O clipe está sendo veiculado na programação da MTV. http://patadeelefante.com/pata/videos.php    

Serviço:
Pata de Elefante no Ocidente Bar
Dia 12 de janeiro de 2012, 22h
Ocidente Bar – Av. Osvaldo Aranha, 960
Ingressos: 20 reais

Sobre Rock Gaúcho 13768 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!