Porto Alegre terá workshop dedicado aos violões

Instrumentistas do violão brasileiro ministram workshop e falam de sua trajetória musical, em evento marcado para o dia 13 de março, no Estúdio Soma, em Porto Alegre

Quatro dos principais violonistas brasileiros ministram em Porto Alegre no dia 13 de março, o workshop 1º Palco dos Violões, promovido pela Agência Palco com patrocínio do Estúdio Soma e Ganden. Nomes de expressão como Leandro Maia, Daniel Wolff, Davi Moreira e Marcello Caminha ministram workshops sobre harmonia, improvisação, criação de canções no violão, além de ritmos gaúchos, brasileiros e argentinos.

O workshop ocorrerá das 9h às 18h30min no Estúdio Soma (Rua Monteiro Lobato, 364, Partenon) e será uma oportunidade para que músicos aperfeiçoem seus conhecimentos ao lado de instrumentistas experientes. Os participantes também receberão material exclusivo para a prática de exercícios, dicas e teoria musical.

Além disso, o evento terá um Jam Session com todos os músicos ministrantes. No final do evento, todos os inscritos receberão uma cópia do material de cada palestra em CD, junto com o certificado.

“O projeto é uma tentativa de revalorização da música instrumental brasileira enquanto patrimônio cultural. As gerações mais jovens têm crescido distanciadas da boa música instrumental”, argumenta Rodrigo Figueiredo, diretor da Agência Palco, que também é violonista.

As inscrições antecipadas serão realizadas pelo valor de 120 reais e no local por 150 reais. Outras informações podem ser obtidas no telefone (51) 3273.0636 ou pelo site www.agenciapalco.com.br.

COLOQUE NA AGENDA:
Workshop 1º Palco dos Violões – com Daniel Wollf, Leandro Maia, Marcello Caminha e Davi Moreira.
Quando: 13 de março de 2010 / Sábado
Horário: Das 9h às 18h30min
Quanto: R$120,00 antecipadas e R$150,00 no local.
Onde: Estúdio Soma (Rua Monteiro Lobato, 364, Partenon)
Informações: (51) 3273.0636 ou www.agenciapalco.com.br

SOBRE OS INSTRUMENTISTAS:

Daniel Wolff

Primeiro Doutor em Violão do Brasil, Daniel Wolff é um dos mais destacados músicos brasileiros da nova geração. Profissional versátil, além da carreira como concertista, atua intensamente como compositor, arranjador e didata. Formado pela Escuela Universitária de Música de Montevidéu, estudou com os virtuosos uruguaios Eduardo Fernández e Abel Carlevaro, e com o compositor Guido Santórsola. Posteriormente, agraciado com bolsas de estudo da CAPES e CNPq, obteve Mestrado e Doutorado em Violão na prestigiosa Manhattan School of Music de Nova Iorque, na classe do renomado professor Manuel Barrueco. Sua destacada atuação lhe rendeu o prêmio Helen Cohn Award, oferecido ao doutorando de melhor desempenho. Durante sua estadia nos Estados Unidos, participou de masterclasses com Julian Bream, David Russell, Roberto Aussel, David Tanenbaum e o Duo Assad, entre outros.

Obteve o primeiro prêmio no I Concurso Nacional de Violão (São Paulo), Concurso Heitor Villa-Lobos (Porto Alegre) e Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Em 1997 venceu a Artists International Competition (EUA), o qual resultou em sua estréia no prestigioso Carnegie Hall de Nova Iorque. Tais êxitos levaram a uma intensa atividade como solista e camerista, com apresentações no Brasil, Estados Unidos, Áustria, Itália, Alemanha, Grécia, Argentina e Uruguai. Atuou como solista frente a importantes orquestras, dentre elas a Orquestra do SODRE (Uruguai), MSM Contemporary Music Ensemble (Nova Iorque), Orquestra Sinfônica da USP e Sinfonia Cultura (São Paulo), Orquestra Pró-Música, Sinfônica da Bahia, Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Unisinos, Sinfônica da UCS, Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, Sinfônica de Mogi das Cruzes e Orquestra de Câmara da ULBRA. Também atuou nos Estados Unidos ao lado dos renomados violonistas Carlos Barbosa-Lima e Jorge Morel.

Seu primeiro CD, Concerto à Brasileira, no qual interpreta Obras brasileiras para violão e orquestra, recebeu três indicações para o Grammy Awards de 2002. Lançou também os discos Cantilena (com o violoncelista Rodrigo Alquati), Coisas da Vida (com Wilfried Berk no clarinete e a percussão orgânica de Thiago de Mello), New Transcriptions for Two Guitars (com Daniel Göritz) e The Right Seasons, com seus arranjos de Obras de Thiago de Mello acompanhado por membros da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Davi Moreira

Iniciou suas atividades como professor no Liceu Musical Palestrina, sob a direção do renomado maestro Antônio Crivelaro, onde conheceu mestres como Barbosa Lima, Abel Carlevaro, Eduardo Isaac e Paulo Bellinati obtendo destes importantes conhecimentos. Também cursou Master Classes com Hélio Delmiro,Guinga e Eduardo Fernandez entre outros. Apresentou-se com recitais e concertos no Teatro São Pedro, Santander Cultural, Margs, Casa de Cultura Mário Quintana, Museu Joaquim Felizardo e no Auditório Tasso Correa do Instituto de Artes da UFRGS.

Como compositor e arranjador já classificou música no Festival Nativista Ronda de São Borja e obteve prêmio no Festival de música de Porto Alegre. Recentemente como produtor musical, arranjador e guitarrista, à frente do projeto Luana Pacheco e Banda, venceu um concurso de Pop Rock, promovido pelo Dário Gaúcho, realizado no bar Opinião.Tem uma intensa atividade como músico acompanhador e de estúdio (violão, guitarra elétrica e arranjos) onde realiza uma grande pesquisa nos mais variados estilos (blues, rock, jazz, nativismo, MPB, erudito) e compartilha apresentações com nomes importantes do cenário musical de Porto Alegre.É bacharel em violão, formado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Recentemente obteve o certificado de membro da “Suzuki Association of the Américas” por atividades e cursos realizados na área de ensino musical e filosofia Suzuki. Atualmente integra o corpo docente da Escola de Música Tio Zequinha em Porto Alegre e ministra aulas particulares de violão (erudito e popular), guitarra elétrica, harmonia e improvisação e arranjo.

Leandro Maia

Cantor, violonista e compositor. Lançou recentemente o CD-Livro Palavreio, financiado pelo FUMPROARTE (SMC/Porto Alegre), 2008. Professor do Departamento de Música e Teatro da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Letras – Pós Graduação em Literaturas Brasileira, Portuguesa e Luso-Africanas, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com a dissertação Quereres de Caetano: da canção à Canção, 2007. Especialista em Letras – Práxis da Criação Textual, no Centro Universitário Ritter dos Reis, com a monografia A palavra-canto é uma ponte, 2004. Licenciado em Música, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com o trabalho de conclusão O professor de música no trânsito entre dois mundos, 2002. Prêmio Açorianos – Revelação e Troféu Cultura RBS pelo Cd-Livro “Palavreio”. Vem realizando palestras e conferências no Brasil e no exterior sobre o tema ‘Poética da Canção’, palestra-show que já foi apresentada em diversas cidades do Brasil, bem como em eventos e universidades no exterior: XV Seminário Latino-americano de Educação Musical (Córdoba, Argentina, 2009); XIV Seminário Latino-americano de Educação Musical (Mérida, México 2008), UCR – Universidad de Costa Rica (San Pedro de Montes de Oca, Costa Rica, 2008) e UNA – Universidad Nacional (Heredia, Costa Rica, 2008). Atuou como violonista, cantor, arranjador e compositor do quinteto de música popular de câmara “Café Acústico” (1998 a 2001), com o qual recebeu dois prêmios Açorianos de Música, na categoria Melhor Grupo de MPB (1999 e 2000) e venceu a segunda edição do Festival de Música de Porto Alegre (1999).

No teatro, trabalhou como Diretor Musical do espetáculo “Ópera dos Mendigos” do núcleo de formação de atores do Depósito de Teatro (2007) e atuou como cantor no espetáculo “Antígona”, dirigido por Luciano Alabarse (2004) com música de Arthur de Faria. Recentemente, assinou a trilha sonora e a direção musical do espetáculo “Penélope Bloom”, uma produção Brasil-Costa Rica baseada na obra “Ulisses” de James Joyce, dirigida pelo costarriquenho Gerardo Bejarano. Esta obra foi contemplada com o Prêmio Myriam Muniz Funarte/Petrobrás.Atuou entre 2006 e 2009 como professor de música na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, onde idealizou e coordenou o projeto “Som da Cidade” e o grupo “Tamborilando – tambores em rede” junto à Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre e à EMEF Neusa Goulart Brizola. Atualmente é professor do Departamento de Música e Teatro da Universidade Estadual de Londrina – PR, junto a área de Metodologia e Prática de Ensino.

Marcello Caminha

Em março de 1971 nasceu Marcello de Macedo Caminha, em Bagé, região da Campanha do Rio Grande do Sul. Iniciou a vida musical nos palcos dos Festivais Nativistas, em outubro de 1985. Em 1993 começou a atuar em estúdios de gravação e em seguida iniciou a carreira de produtor musical, atividade que exerce até hoje, com mais de 50 discos produzidos. Em 1996 formou-se em Medicina Veterinária pela URCAMP, em Bagé. Porém, sua atividade musical já fortalecida não lhe permitiu dividir o tempo com outra função que não fosse a música. Em 1997 gravou o primeiro disco solo, “Estrada do sonho”, lançado pela gravadora Usadiscos, impulsionando mais seis que vieram posteriormente, todos pela mesma gravadora. Em 2001 ganhou pela primeira vez o Prêmio Açorianos de Música, categoria Instrumentista regional. Isso se repetiu em 2007, além de duas outras indicações na mesma categoria em 2006 e 2008. Ainda em 2001 fez a primeira viagem à Europa, tocando em Londres com Luiz Carlos Borges. Depois voltou em 2005, à Alemanha, com Renato Borghetti e em 2007 tocou em Portugal com o projeto Natal Gaúcho, do qual é um dos idealizadores e também diretor musical. Em 2006 mostrou a música instrumental gaúcha ao Brasil no Projeto Circular Brasil de Música Instrumental, tocando em Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Salvador, Vitória e Porto Alegre. Atua desde 2003 ao lado de César Oliveira & Rogério Melo (vencedores do Prêmio Tim da Música Brasileira/2008 como melhor dupla regional), com os quais se apresentou em 2007 no Festival Nacional de Doma y Folklore de Jesus María, na Argentina. Em 2008 lançou o CD influência, que recebeu o Prêmio Açorianos de Música na categoria instrumentista, compositor e projeto gráfico. Atualmente está produzindo a VIDEOAULA VIOLÃO GAÚCHO – vídeo-curso sobre ritmos gaúchos tocados no violão, com lançamento previsto para 2010.

Sobre Rock Gaúcho 13768 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!