Prestes a completar 15 anos de carreira, Fresno planeja DVD ao vivo

O ano de 2014 deve ser especial para a banda gaúcha Fresno. Formada em Porto Alegre em 1999, o grupo alcançou sucesso nacional e no ano que vem completa 15 anos de carreira. Os planos para festejar a data são ambiciosos, segundo o vocalista Lucas Silveira. “É um momento muito importante. Queremos fazer o registro em um DVD ao vivo. Ainda não sei onde será a gravação, mas o projeto que estou tentando tirar do papel é de fazer no Rio Grande do Sul”, afirmou o músico em entrevista ao G1.

O período também é de olhar para o passado e avaliar a trajetória. Desde o lançamento do primeiro EP “O Acaso do Erro”, em 2001, a Fresno acumula 10 trabalhos na bagagem, entre CDs, EPs independentes e um DVD de estúdio. Os primeiros passos musicais, que começaram em festas de escola e casas noturnas da capital gaúcha, se firmaram em grandes festivais, como o Planeta Atlântida, que ocorre anualmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “É o festival onde a gente se sente em casa. Sempre que penso em um grande show, minha referência é o Planeta Atlântida”, recorda.

A relação com o evento realizado no Litoral Norte gaúcho teve início em 2008. Desde então, a Fresno esteve no Palco Central em todas as edições do festival até 2013. “No começo, eu era só mais um carinha do 2º grau do colégio que começou a tocar guitarra e que tinha o sonho de ser músico. Já sonhei muito estar ali. Agora vejo que esse sonho de se expressar pela música se tornou uma realidade”, confidencia.

O sucesso do hardcore emotivo da Fresno chegou ao centro do país, o que obrigou mudanças. A partir de 2006, o endereço da banda passou a ser em São Paulo. Tão logo surgiu a assinatura de contrato com a gravadora Universal. “O meu sonho já foi sair de Porto Alegre. Já foi tocar em outro estado e ver que tinha gente gostando do que eu fazia. Depois eu queria lançar um disco, depois queria ser reconhecido pela minha música. E de repente, a ela estava cada vez mais longe”, orgulha-se.

Após romper o contrato com a gravadora em 2011, a Fresno voltou à cena underground ao lançar o EP Cemitério das Boas Intenções. O mais recente álbum intitulado Infinito foi divulgado inicialmente na internet e chegou às lojas de forma independente no ano passado.

As mudanças profissionais ao longo dos anos, que incluíram ainda a troca de alguns integrantes do grupo, no entanto, não prejudicaram o andamento da carreira da Fresno. No início deste ano, o quarteto tocou em um festival nos Estados Unidos e foi escolhido para representar a América Latina no MTV Europe Music Awards, em cerimônia realizada na Holanda. Da passagem por Amsterdam, surgiram novos planos. “Aproveitamos para ficar uma semana e conhecer a cidade. Temos o hábito de filmar nossas viagens a outros países. E lá não foi diferente. A gente vai usar essas imagens em um novo clipe”, comenta.

Antes, porém, haverá a divulgação do vídeo “Farol”, nova música de trabalho de “Infinito”. Gravado em Mostardas, município da Região Sul do Rio Grande do Sul, o clipe será lançado na primeira semana de dezembro. “É uma espécie de road movie na cidade. A música fala sobre as pessoas que sentem demais, que sofrem demais, e não conseguem lidar com esses sentimentos. Ela é uma canção muito pessoal. Então quis fazer um clipe pessoal também”, detalha.

Atualmente, a banda tem feito shows por cidades de São Paulo. O vocalista informa, entretanto, que o ciclo do álbum Infinito está chegando ao fim. Faz apenas um ano que lançamos o disco, mas esse trabalho está acabando. Agora, não consigo visualizar um novo CD com 10 ou 12 faixas. Queremos fazer o DVD que, de praxe, terá algumas canções inéditas, ressalta Lucas.

A Fresno é formada também por Mario Camelo (teclados), Thiago Guerra (bateria) e Gustavo Mantovani (guitarra), único integrante remanescente da formação original de 1999, ao lado de Lucas Silveira.

Sobre Rock Gaúcho 13768 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!