Rafael Froner

Arraigado nas montanhas gaúchas, Rafael Froner é compositor. Envolvido com a música desde a infância, foi nos últimos anos evoluiu sozinho seu violão e desenvolveu um estilo livre para receber as mais diversas influências, sintetizadas sob o rótulo utópico de ‘folk gaúcho’.

‘Folk’ do folclórico, do nativo, da milonga, zamba e chamamé, também da poesia discursada, afirmativa, de antigos cantautores do continente inteiro; ‘Gaúcho’ não só pela terra de origem, mas pelo chamado de amizade dos povos irmanados pela cultura e geografia, nesse garrão de mundo.

Após iniciar a atual fase musical quando vivia no Partenon, em Porto Alegre, retornou para Caxias do Sul para gravar e lançar o disco ‘MILONGAIA’ em 2011, na parceria com amigos, um manifesto coletivo por via pessoal, com sonoridade que vai além do que pode se chamar música gaúcha, apropriando-se de influências de rock progressivo, jazz, neofolk e música brasileira sob uma roupagem densa e orgânica.

Atualmente trabalha nas composições de um novo EP – essas que adquiriram tonalidades cada vez mais definidas e uma temática lírica ainda crítica e profunda, todavia mais comprometida com o mundo social. Além de demonstrar seu trabalho ao vivo, em apresentações solo, em duo ou na formação oficial em trio, com Renan Saggin com o bombo legüero, cajón e detalhes percussivos; e Caetano Maschio Santos trazendo o bandolin e o charango.

Contato:
E-Mail: [email protected]
Telefone (54) 9200-1723
Site: http://www.rafaelfroner.com
Facebook: http://www.facebook.com/rfroner
Twitter: http://twitter.com/rafaelfroner
YouTube: http://www.youtube.com/rfroner