Rosa Tattooada participa da Festa do Feijão, em Sobradinho, neste sábado

Neste sábado, 2, a partir das 22:30h, a banda gaúcha Rosa Tattooada toca na Festa Estadual do Feijão e Feira Agroindustrial, em Sobradinho/RS. O show ocorre no Ginásio Antonio Dors.

Sobre a Festa:

A Festa Estadual do Feijão e Feira Agroindustrial de sobradinho foi fundada no dia 23 de junho de 1983 e seu estatuto social aprovado em 19 de julho do mesmo ano, conforme registro no Diário Oficial do Rio Grande do Sul de 04 de outubro de 1983, página 06.

Foi constituída para fins estimular o desenvolvimento das atividades agrícolas, industriais e comerciais de Sobradinho-RS, através de Feiras de caráter regional, estadual, nacional e internacional.

É administrada por uma comissão de Membros Natos que representam as entidades públicas, recreativas, sociais, comerciais, industriais e de serviços de Sobradinho.

Os Membros Natos elegem uma Diretoria Executiva para cada edição da Festa. Esta Diretoria coordena e administra diretamente as atividades de cada realização. Para cada edição da Festa é a Diretoria que estabelece a programação envolvendo atividades culturais, recreativas, esportivas e sociais; organiza feiras de caráter agrícola, industrial, comercial e de serviços com vistas a estimular o desenvolvimento de atividades que visem o aumento e a melhoria da produção; faz intercâmbio com municípios circunvizinhos e com os demais estados da federação; mantém relações com entidades de turismo propiciando intercâmbio.
Histórico da Cultura do Feijão em Sobradinho

Alguns autores afirmam que a origem do feijão é asiática e que a sua cultura foi difundida no Brasil pelos colonizadores. Quando o Município de Sobradinho estava se formando, já existiam na região colonos que cultivavam o feijão preto e tinham, na época, a atividade agrícola baseada no cultivo do feijão preto e no fumo.

Em seguida, os italianos trouxeram para Sobradinho os chamados feijões para sopa ou feijão de cor, cujas variedades principais eram Enxofre e Cavalo. Com a introdução destas variedades a cultura do feijão ganhou impulso. Por volta de 1940, a Associação Rural e Prefeitura Municipal de Sobradinho, empreenderam esforços no sentido buscar novas variedades, para dar maior incremento a esta cultura.

Em 1961, a Cooperativa de Sobradinho recebeu pela primeira vez feijão, na quantidade de 3.000 sacos. Na ocasião, o Município já produzia em torno de 25 a 30 mil sacos. A variedade principal nessa época, era do grupo preto e denominava-se Cubano. A maior safra de feijão já produzida por Sobradinho verificou-se no ano de 1973, ocasião em que a produção chegou a 9.600 quilogramas, em uma área de mais ou menos 8.000 hectares. O Município cultiva atualmente, 300 hectares no plantio de Feijão, equivalendo a 900 kilos por hectare/ano.

Maiores informações sobre a programação e sobre o evento em http://www.fejao.com.br

Sobre Rock Gaúcho 13768 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!