Santa Catarina o Arquipélago do Rock!

Quando eu era adolescente, duas vezes ao ano, viajava para Santa Catarina com meus pais, visitar meus parentes, ficar algumas semanas neste estado, e meus primos ouviam rock, a gente levava as bandas que curtia e eles mostravam as deles, sempre, no final, nossas fitas cassetes com TNT, Cascavelletes, Garotos da Rua, Replicantes, Graforréia, acabavam ficando de presente para estes primos, e eles tinham bandas internacionais ( como aqui no RS) e bandas Nacionais ( Ultraje, Camisa de Vênus, como aqui no RS também) chegou uma hora que de tanto deixar as fitas em SC de presente o meu irmão perguntou:

_ Tá e quando vcs vão dar uma fita das bandas daqui pra gente escutar?

Isso faz muito tempo, foi no final dos anos 80, início dos 90, muita coisa aconteceu, a fita é passado, agora é cd, outras bandas surgiram, e meus primos, que eram mais velhos, hoje nem escutam rock com aquela voracidade do passado, mas a pergunta de meu irmão, nunca teve resposta.

Tá, e as bandas de Rock de Sta Catarina? Onde tem as gravações pra gente curtir?

Pedi a ajuda do Flavio Roberto de Oliveira, do site /Revista Válvula Rock, de SC que teve o programa Microfonia, durante algum tempo na TV Universitária e um programa de rádio na Univale FM, o Flávio trabalha há bastante tempo com produção de shows, e tem uma produtora de Tv e Cinema em Itajaí, TAC Produções www.tacfilmes.wordpress.com

fiz uma pergunta pra ele:

_ O que o Catarinense Imagina quando se fala de Rock em SC? O que ele diria?

Flavio: _ Imagina se existe isso mesmo!

SC não teve uma banda de maior expressão Nacional, todas as bandas que chegaram aos nossos ouvidos não era de rock, era reggae ou fusion, misturas de estilos variados, como Iriê, Dazaranha, John Bala Jones, entre outras , claaaaaaaaaro que hoje, sabemos que existem bandas de rock no estado, que a cena de shows de rock é forte, mas porque não chega aos ouvidos das outras cidades o que acontece de rock em Blumenau, Lages, Itajaí, Floripa, Criciúma e outras cidades? Porque o catarinense não conhece o que rola de rock no seu estado?

Flavio_: eu tenho uma teoria, que Sc é um Arquipélago Cultural, possui várias ilhas espalhadas, (cidades) todas ao mesmo tempo perto, mas, muito distante em estilo e influências.

Não existe um programa de rádio, de Tv, Jornal ou revista que mostre rock, musica feita em SC para todo o estado, o Chapecoense não sabe o que está acontecendo em Blumenau, e isso acontece com todas cidades, a comunicação entre os roqueiros, as pessoas que curtem musicas em SC, se dá na sua cidade, ou em programas de rede nacional, de rádio ou TV, coisas de fora do estado.

Perguntei:

_ Mas tu tens ciência de que as outras cidades também são rock?

Flavio:

_ sim, eu tenho, e muito, Blumenau, Joinville, são muito rock, Floripa! Chapecó então, é absurdo o que curtem de rock lá, mas… ninguém tem noção disso, exatamente por esse isolamento.

O Flavio faz a parte dele, com a válvula rock www.valvularock.com.br uma revista digital, que fala de musica, de shows, que tenta fazer o rock rolar no estado, com uma visitação na média de 3.000 acessos/mês, a tendência desta revista é crescer cada vez mais.

O Catarinense, como o Gaúcho, querem muito ir a shows, curtir as suas bandas, mas como aqui, as bandas que eles curtem, hoje não estão nas rádios, ainda conseguem peneirar algo via MTV, mas com o jabá instaurado nas FMs ( Salvo Raras exceções), a galera procura alternativas pra escutar suas bandas favoritas, youtube, mp3, trama virtual, a Internet hoje é uma aliada dos roqueiros, lá e aqui no RS.

tu acha que o Teenager que vai aos shows aí na região, shows de rock, tá mais ligado na rádio, ou no que a MTV rola?

Flavio:

_ se for pra escolher um dos dois, mais MTV, não vejo mais os jovens ouvindo Atlântida, até porque as bandas "da vez" são totalmente o contrário do que eles querem aqui e curtem, pelo menos o público dos nossos festivais, da nossa revista, que é o que vão a shows de rock.

existe luz no fim do tunel?

Flavio_ eu acho dificil… numa perspectiva de crescimento, de criação de uma cena, enquanto houver esse isolamento… principalmente! e nós vamos fazendo o trabalho de formiguinha, divulgando, produzindo… e agora tocando!

Flavio, Pra finalizar, manda uma lista de bandas pra galera sacar que o Rock em SC existem sim!

Lenzi Brothers – Balneário Camboriú
www.myspace.com/lenzibrothers

Old Machine – Joinville
www.myspace.com/oldmachine

Parachamas – Blumenau
www.myspace.com/parachamas

Stuart – Blumenau (São Paulo)
www.myspace.com/stuart

Repolho – Chapecó
www.tramavirtual.com.br/repolho

Kratera – Floripa
www.myspace.com/kratera

Rock Picture Show – Balneário Camboriú
www.myspace.com/rockpictureshow

Anti-Heróis – Itajaí
www.myspace.com/antiheroisoficial

Ambervisions – Florianópolis
www.myspace.com/ambervisions

Aerocirco – Florianópolis
www.aerocirco.com.br

Variantes – Chapecó
www.myspace.com/variantes

Sobre Rock Gaúcho 13768 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!