Santa Maria celebrará o Dia Mundial do Rock com diversas bandas

Desde 2011 o festival integra a cidade coração do Rio Grande do Sul ao calendário nacional de celebração do dia 13 de julho, data em que são realizados centenas de eventos sob o mote da celebração do rock’n’roll e da solidariedade.

Esta data celebrativa surgiu nos anos 90 quando rádios paulistanas iniciaram a fazer programações especiais em alusão ao megaevento Live Aid, que em 1985 contou com vários artistas se apresentando simultaneamente na Inglaterra e Estados Unidos pedindo o fim da guerra na Etiópia. Foi realizada ainda uma segunda edição, o Live 8, que mobilizou milhares de pessoas que pediram o perdão da dívida externa dos países mais pobres aos líderes do G8.

A programação será nos dias 18, 19 e 20 de julho, sendo dia 18  no Macondo Lugar e dias 19 e 20 na Praça Saldanha Marinho. No dia 18 a banda goiana Hellbenders toca pela primeira vez na cidade e conta com participação especial da renomada banda local Rinoceronte, que faz show de abertura para receber os amigos goianos. Os ingressos custam 15,00 e podem ser adquiridos somente na hora. Toda a bilheteria da noite será revertida para custear a locação de infraestrutura necessária para realização do evento no fim de semana.

E no sábado, 19/07 e domingo, 20/07, a partir das 15h se apresentam 10 bandas de repertório autoral que representam o melhor do rock de Santa Maria.

Confira a programação completa:

Sexta-Feira (18/07) no Macondo Lugar | 22h | R$ 15,00
– Rinoceronte (SM)
– Hellbenders (Goiânia)

Sábado (19/07) na Praça Saldanha Marinho | 15h | Acesso Livre
– Downtown
– Falsetes
– Human Plague
– Brinquedo Velho
– Guantánamo Groove
– Lugh

Domingo (20/07) na Praça Saldanha Marinho | 15h | Acesso Livre
– Sangue da Pedra
– Southern Savage Souls
– SPIT
– Apoteom
– Nocet

Durante os shows estará acontecendo também o Camelô 2.0 – Mercado de Ideias Criativas, que trata-se de uma feira de produções independentes. Para a ocasião, a feira está com edital para seleção de empreendimentos interessados em expor seus produtos no evento. As inscrições dos empreendimentos vão até o dia 04/07 e o regulamento e formulário de inscrição estão disponíveis no site do festival (www.diamundialdorock.com/site/camelo).

Campanha do Agasalho

Rock and roll também combina com solidariedade! Desde a primeira edição do festival é realizada a Campanha do Agasalho, que recebe doações de roupas, calçados e cobertores, que posteriormente são distribuídos em comunidades da cidade. Os coletores das doações estarão posicionados na entrada do Macondo e na área coberta do público na Saldanha Marinho.

Cobertura Colaborativa

A Cobertura Colaborativa é muito utilizada em festivais e eventos culturais de todo o país. Essa prática estimula a produção de conteúdo, trazendo diversos pontos de vista por meio dos olhares dos participantes. A iniciativa utiliza dos conceitos de mídia livre e colaborativismo, estimulando a aproximação de novos agentes interessados em movimentar e fazer parte da cena cultural local. A ideia é reunir colaboradores como fotógrafos, videomakers, editores de imagem e vídeo e redatores para trabalhar de maneira coletiva no planejamento dos registros e divulgações em tempo real. Para participar, basta preencher o formulário de inscrição no site: www.diamundialdorock.com/site/coberturacolaborativa.

O Dia Mundial do Rock é co-realizado em parceria da Casa Fora do Eixo Santa Maria com o Macondo Lugar. Tema ainda o apoio do portal Toque no Brasil e Fora do Eixo Card, integra a Rede Brasil de Festivais Independentes e conta com financiamento através da Lei de Incentivo a Cultura do Município de Santa Maria.

SERVIÇO:
O quê: Festival Dia Mundial do Rock
Quando: 18, 19 e 20 de Julho
Onde: Macondo e Praça Saldanha Marinho
Quanto: Macondo 15 reais e Praça Saldanha Marinho entrada franca
Saiba mais: www.diamundialdorock.com

Sobre Rock Gaúcho 13383 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!