Selton volta ao Brasil para turnê do disco Saudade

De 12 a 26 de outubro, o quarteto brasileiro Selton faz turnê do novo álbum, lançado em maio, no país que deixou há oito anos.

Após percorrer dezenas de cidades da Itália nos últimos meses, com participação em grandes festivais como Rock in Roma e MI AMI (Milão), a viagem do grupo em sua pátria inclui quatro shows em São Paulo, dois em Porto Alegre e apresentações únicas no Rio de Janeiro e em Sorocaba e Piracicaba, no interior paulista.

Um dos álbuns mais celebrados do verão italiano, Saudade tem produção de Tommaso Colliva (engenheiro de som da banda Franz Ferdinand) e o americano Arto Lindsay como participação especial na faixa de abertura, Qui Nem Jiló, clássico de Luiz Gonzaga.

Dos blogs de música à grande imprensa, Saudade já recebeu elogios no La Repubblica, Vanity Fair, Rolling Stone Italia, Rock It, Corriere della Sera e Vogue Italia, entre outras publicações.

Músicas como Across the Sea, Eu Nasci No Meio de Um Monte de Gente, Drunken Sunshine e Ghost Song revelam influências de Tropicália, psicodelia da era Beatles e experimentalismos pop de artistas como Fleet Foxes, Little Joy e Vampire Weekend.

Nas letras, Ramiro Levy (voz, guitarra e ukele), Ricardo Fishmann (voz, guitarra e teclado), Eduardo Stein Detchiar (voz e baixo) e Daniel Plentz (voz, bateria e guitarra), que hoje vivem em Milão, refletem sobre a sensação de se sentir em casa em qualquer lugar do mundo.

Lançado no Brasil, em CD e no formato digital, Saudade é o terceiro (e universal) disco da banda.

Na estreia, Banana à Milanesa, de 2008, os gaúchos interpretam o cancioneiro de Enzo Jannacci. O primeiro disco de originais vem em 2010, autointitulado Selton. Majoritariamente cantado na língua local, o álbum destaca o grupo no cenário independente da Itália, garante agenda movimentada e alcança o topo de listas de melhores do ano.

Com Saudade, o idioma italiano fica de lado e dá lugar a composições em inglês e português. Sob direção de Tommaso Colliva, o Selton enfim esbanja sua criatividade e consagra-se, no Velho Mundo, como uma das promessas da nova música brasileira.
 
O Selton originou-se em Barcelona (Espanha), em 2006, durante viagem dos brasileiros à Europa. Performances despretensiosas no famoso Parque Guell, com violões e percussões, movimentaram o bolso e o nome da banda, que em um ano chegou aos ouvidos de um produtor da MTV italiana. Levados à Itália, os porto-alegrenses regravaram as joias do cantor e compositor Enzo Jannacci antes de partirem para composições próprias.

Sem perder o Brasil de vista, eles realizam a segunda turnê no Brasil.

Selton – Saudade (2013)
Ouça: www.seltonmusic.com
Streaming: iTunes, Deezer, ONErpm, Rdio e Spotify
CD: R$ 30 (preço médio)

Selton no Brasil
12 de outubro – Fnac Shopping Barra Sul – Porto Alegre-RS (pocket acústico)
13 de outubro – Beco 203 – Porto Alegre-RS
16 de outubro – Fnac Avenida Paulista – São Paulo-SP (pocket acústico)
18 de outubro – Studio RJ – Rio de Janeiro-RJ
19 de outubro – Beco 203 (com Bárbara Eugenia) – São Paulo-SP
20 de outubro – Fnac Pinheiros – São Paulo-SP (pocket acústico)
23 de outubro – Bar Secreto – São Paulo-SP
24 de outubro – Sesc Piracicaba – Piracicaba-SP
25 de outubro – Show extra (a ser anunciado no dia 23) – São Paulo, SP
26 de outubro – Asteroid – Sorocaba-SP

Sobre Rock Gaúcho 13775 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!