Sombrero Luminoso

Início do ano 2000 surge o Sombrero Luminoso, uma banda de World Music latina que canta a mescla de português e espanhol – o Portunhol – dialeto falado nas fronteiras de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Combinando bolero e rock, milonga e reggae num show irreverente, os cabrones escancaram a latinidade pop sul-americana, que definem como o rock paraguaio: Legítimo como as bugigangas dos camelôs na travessia do rio Uruguai. Furtivamente declarado. Surpreendentemente previsível. Inteligentemente ignorante. Tranquilamente desesperado. Friamente visceral.

Com seu estilo inconfundível o Sombrero Luminoso é uma das bandas mais populares do Sul do Brasil. Em seus dez anos de existência dividiram o palco com grandes nomes (como Papas da Língua em Porto Alegre; Raimundos no Planeta Atlântida e Arnaldo Antunes, Cake e Elsa Soares no SESC Pompéia em São Paulo; Gilberto Gil, Manu Chao e Bersuit Vergarabat na abertura do V Fórum Social Mundial), ganharam o Prêmio Açorianos de Música (2001), a admiração de artistas consagrados (como Caetano Veloso, Odair José, Paloma Duarte) e conquistaram fãs em todos os cantos do País. No cinema o grupo participou das trilhas sonoras de Houve Uma Vez Dois Verões (Jorge Furtado – Casa de Cinema de Porto Alegre – 2002) e Saneamento Básico (Jorge Furtado – Casa de Cinema de Porto Alegre – 2007).

Após o sucesso incontestável dos CDs Buena Onda (2001), Ahora que somos amigos (2003) e do vídeo-clipe Pura Verdad (Iniciativa Produções – 2004), os cucarachas mais queridos da América – Santiago Neto, Sidito el Magnífico, Dudu Yugueros e Tchê Gomes – divulgam o novo CD Chiuaua com o hit One Mexican Love, que já está tocando em todas as rádios, assim, tratam de espalhar seu estilo bandido pelo mundo: estão con los piesitos na Europa e Estados Unidos e, é claro, na América Latina.

Contato:
E-Mail: [email protected]
Site: http://www.sombreroluminoso.com.br
Twitter: http://twitter.com/sombrerolumi
MySpace: http://www.myspace.com/sombreroluminosooficial