Stoner Rock na Serra Gaúcha: Caxias do Sul recebe a segunda edição do Stoner Fest

Após a estreia com sucesso de público e crítica em Porto Alegre, o STONER FEST pega a estrada, sobe a Serra e desembarca em Caxias do Sul. A segunda edição do festival ocorre no dia 25 de setembro, sexta-feira, no Marechal Rock Bar, com as bandas portoalegrenses Cattarse e Space Guerrilla – que figuram atualmente entre as maiores referências brasileiras no Stoner Rock – sendo recebidas pelos caxienses da Dones Primata, uma das bandas de maior destaque na Serra Gaúcha. O festival inicia às 23h, e os ingressos podem ser adquiridos na hora e no local do evento, ao custo de 10 reais.

O Stoner Rock vem ganhando cada vez mais força no Rio Grande do Sul, com uma série de bandas autorais e diversos eventos voltados ao gênero. Riffs arrastados de guitarra, base rítmica potente e psicodelias lisérgicas inspiradas em viagens espaciais: essa é mistura que dá o tom ao gênero, surgido no início dos anos 1990 na região de Palm Desert, Califórnia, EUA.

Kyuss e Sleep foram as bandas precursoras do estilo, mesclando influências do rock psicodélico e progressivo dos anos 60 e 70 com vertentes mais pesadas como heavy e doom metal. No final dos anos 90, destaca-se o Queens of the Stone Age, banda formada pelo guitarrista Josh Homme após o término do Kyuss. A partir dos anos 2000 o Stoner Rock atinge grande projeção mundial por meio de bandas como Truckfighters, Electric Wizard, Wo Fat, Fu Manchu, Weedpecker, Kadavar, Dozer, Unida, Nebula, Orchid, Red Fang, Mastodon e Baroness.

O STONER FEST é uma produção exclusiva da Stereo Produtora, com apoio da Rádio Putzgrila, Plasmatic Records, Buziology e O Colecionador, e a arte do cartaz é de autoria de Angelo Boose, da Buziology.

Resumo:
STONER FEST
Shows: Cattarse, Space Guerrilla e Dones Primata
Data: 25 de setembro, sexta-feira
Ingressos: R$ 10,00 (á venda somente na hora e no local do evento)
Local: Marechal Rock Bar (Rua Marechal Floriano, 1187 – Caxias do Sul/RS)
Horário: 23h
Apoio: Rádio Putzgrila, Plasmatic Records, Buziology e O Colecionador
Produção: Stereo Produtora
Informações: [email protected] ou http://www.facebook.com/events/1499050363746353/

Saiba mais sobre as atrações do festival:

CATTARSE

A Cattarse é um power trio de Stoner Rock, fundado em 2008. Suas músicas possuem riffs bem definidos, e seu show proporciona o que o seu próprio nome diz: uma catarse em suas apresentações. Seu som é frequentemente comparado ao rock setentista, com pitadas modernas que lembram bandas como Wolfmother, Dead Weather e Queens of the Stone Age. Já foi banda de abertura do guitarrista e vocalista do Grand Funk Railroad, Mark Farner, e também dos ícones do stoner Radio Moscow e Mars Red Sky em suas turnês brasileiras. Suas letras tratam da neurose humana e relacionamentos afetivos, tendo como seu principal compositor o guitarrista e vocalista Igor van der Laan. Atualmente, a banda é formada por Igor van der Laan, na guitarra e nos vocais, Yuri van der laan, no baixo e backing vocals e Diogo Stolfo, na bateria e backing vocals, e vem se tornando o principal nome do Stoner Rock no sul do Brasil.

Em 2011, a banda lançou seu primeiro EP, intitulado “Certezas” e no mesmo ano foi selecionada para participar do Festival da Música e da Juventude de Porto Alegre, no bar Opinião, e foi vencedora do concurso de bandas Pré-Cosquín, que tinha como premiação a presença do vencedor na programação de um dos maiores festivais da América Latina, o Cosquín Rock, na Argentina.

Em 2013, a banda continua sua participação em festivais, arrecadando os prêmios de Melhor Banda e Melhor Presença de Palco no festival FEMUVI (Festival de Música de Viamão) e vencendo o concurso Garagem Virtual, com mais de 19 mil votos. A banda encerra o ano tocando em uma das festas mais tradicionais da capital, a Noite Senhor F, no palco do bar Opinião, junto com as bandas Cartel da Cevada e Baltimore.

No início de 2014, a banda filia-se ao selo de música independente The Southern Crown, e lança virtualmente em seu site (www.cattarse.com) seu primeiro disco pelo selo, chamado Cattarse e contendo 11 faixas, e atualmente trabalha na divulgação do mesmo.

SPACE GUERRILLA

A história é aquela de tantas outras vezes: três amigos de infância se encontram num porão fumacento com equipamentos surrados e alguns posters do Black Sabbath na parede, mistura aí alguns livros do Carl Sagan e você tem a Space Guerrilla, flutuando pelos mais longínquos cantos do universo. O power trio formado por Angelo Boose (guitarra), Cristiano Muniz (baixo) e Gustavo RB (bateria e percussão) queima combustível para fazer um stoner rock de riffs pesados, grooves certeiros e psicodelias siderais. Atualmente, a Space Guerrilla cruza o espaço em busca de inspiração para o próximo disco, com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2015.

DONES PRIMATA

Em março de 2010, nas Montanhas do Sul do Brasil, mais precisamente em Caxias do Sul, surge a Dones Primata. Seu primeiro compacto, “Diretamente do quartinho da empregada”, foi lançado na internet um ano depois, e como a receptividade foi muito grande isso motivou a banda a gravar seu primeiro EP oficial, “Mais pesado que pastel de batata”, sendo 8 músicas plugadas e uma bônus track acústica. Lançado em maio de 2011, foram produzidas 700 cópias e distribuídas em shows pelo RS.

A Dones Primata já dividiu o palco com Raimundos (uma das principais influências da banda), Matanza, Ventania, com a banda argentina Petit Mort e com as referências do punk rock e hardcore Gritando H.C (SP), Os Replicantes (RS) e CJ Ramone.

Atualmente, a banda finaliza seu primeiro disco, e ao mesmo tempo grava um EP comemorativo aos 5 anos de banda intitulado “Hardcore Carnaval“, ambos de forma independente e com previsão de lançamento para 2015.

Sobre Rock Gaúcho 13768 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!