Thiago Ramil, Felipe Zancanaro, Geórgia Macedo e Isabel Ramil apresentam espetáculo Afluência

Afluência / Regina Peduzzi Protskof

Da reunião de alguns amigos artistas que vinham interagindo em suas carreiras e estavam com o olhar à frente, em perspectiva, surgiu o projeto ‘Afluência’, um híbrido – como nossos tempos -, repleto de beleza, poesia, reflexão e resistência. A bailarina Geórgia Macedo, os músicos Thiago Ramil e Felipe Zancanaro e a artista visual Isabel Ramil se reuniram com o desejo de juntar os potenciais artísticos de cada um, colocando-se em um processo de criação conjunta. A partir de experimentações pautadas pelas referências e particularidades das práticas individuais de cada artista, constituiu-se esta performance híbrida chamada Afluência, que o público poderá conferir dias 03, 04 e 05 de maio na Sala Álvaro Moreyra. Os ingressos já estão à venda no Sympla: https://bit.ly/2DlQIsO

O grupo pensa o movimento e a coreografia a partir de uma estrutura dinâmica composta na interação entre o corpo, as sonoridades, a luz, o vídeo, a palavra e os objetos cênicos. O espetáculo é composto por cenas-chave que são pensadas para funcionar como peças de um jogo que se reconfigura e se reorganiza dentro da macro estrutura da performance, bem como pela possibilidade de mudanças de dinâmica, duração e elementos sonoros, visuais ou performáticos de cada cena individualmente.

A proposta é explorar as especificidades das áreas dos artistas que o compõe: música, dança, artes cênicas e artes visuais e a interação entre elas. Afluência busca proporcionar ao público uma experiência imersiva e, portanto, propõe uma ‘instalação’ e não um palco tradicional para sua montagem. Foi a partir de intervenções no espaço cultural Agulha, que o espetáculo teve sua estreia em 2018. Ainda um processo em construção, em abril de 2019 integrou a programação da Virada Sustentável de Porto Alegre onde, a partir de uma pesquisa, se voltou para os quatro rios que afluem no Guaíba, enriquecendo o trabalho com influências sonoras, visuais e de movimento.

Desde sua criação, o coletivo passou por experimentação, jogos e proposições de encontros de linguagem, além de registros de imagem e áudio captados dos quatro rios que afluem no Guaíba. Agora, neste 2019 que se inicia, os artistas instalam-se na Álvaro Moreyra, ressignificando mais uma vez este trabalho, suas possibilidades de narrativa e a reconfiguração que o processo permite. Uma nova dimensão dessa pesquisa será explorada a partir do que o espaço da Sala Álvaro Moreyra exclusivamente oferece, a caixa preta, novos encontros e as suas potencialidades. É inspirado nesse devir que os artistas de ‘Afluência’ convidam para esta experiência poética e sensorial.

AFLUÊNCIA
Com Geórgia Macedo, Thiago Ramil, Felipe Zancanaro, Isabel Ramil e Sofia Ferreira
Dias 03, 04 e 05 de maio, às 20h
Sala Álvaro Moreyra – Av. Erico Verissimo, 307

Ingressos:
R$ 30,00 / meia-entrada R$ 15,00 para estudantes e pessoas com mais de 60 anos
Antecipados no Sympla: https://bit.ly/2DlQIsO

Sobre Rock Gaúcho 2103 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.