Você já fez parte (sem querer) da história do Rock?

Estávamos falando sobre shows, conversa de amigos nesta semana que passou, dos que fomos, dos que NÃO fomos, dos problemas que rolam nos grandes shows, nos shows que fomos e que eram bons, nos shows que NÃO foram tão bons assim, enfim, conversa sobre shows, não interessando se era de banda que a gente curtia, ou não, se era grande, ou não, só sobre shows que nos marcaram, por bons e por maus motivos.

Listei os que mais curtí, os que mais me emocionaram, ou marcaram por EU julgar importante, note que é pessoal, e listas pessoais, vocês sabem né? podem ser mesmo importantes pra história do rock, ou pode ser uma bosta.

Só valia o que vimos aqui no RS, pra não ficar aquele papo: Pô, saca só como sou descolado, saca só como eu viajei, saca só como eu conheço pacassssssssssssssss. ou seja, papo de galera estudante de comunicação (é brincadeira tá?!)

Pensei em pegar três shows que me chamaram muito a atenção, e que pra muitos, foram apenas um simples show, afinal, como falei antes, é uma Lista Pessoal.

– Ramones em Porto Alegre, 1991, parece recente né? mas naquela época sem Internet, sem informação diária, parecia que viria uma banda cover, galera não tava acreditando que eram eles, um amigo pediu pra eu bater nele na hora que subiram ao palco pra ver se era verdade, não bati. mas alí decidi que seria um músico de rock

– Cascavelletes, show do Teatro Presidente, aquele que aparece em tudo que é youtube e imagem da banda, do chão quadriculado. (muita gente do rock gostaria de ter visto este show, pode apostar) a banda tava com tudo em cima, foi bárbaro, até hoje, muitos anos depois, quando se vê as imagens, vc nota toda a energia alí. eu estava lá.

– Raimundos no Opinião, na época que o opinião, era quase um corredor, um dos primeiros shows deles em POA, senão o primeiro, foi o show que mostrou que o rock no Brasil tava vindo com tudo, foi o show que fez muito moleque querer montar uma banda, foi o show que fez um disco Nacional de rock, voltar a vender muito, Raimundos foi tão importante pra geração de rock dos 90/2000 que muitas bandas começaram a misturar estilos regionais no rock, sem o papo de tropicalismo, só rock de maluco mesmo.

Muitos shows, muitos mesmo, mas um dos caras levantou esta pergunta:

Será que você já teve a chance de estar num show que REALMENTE fez parte da História do Rock, de um show que Marcou mesmo uma geração? que os que foram contam e os que não foram ficam sabendo e ficam de boca aberta, você já foi num deses?

Eu fiquei pensando e me lembrei de um amigo que foi num show do Raul Seixas no Gigantinho? (não sei se foi lá, mas foi aqui em POA) , e que foi tão pouca gente, que o Raulzito, pegou uma viola, e fez o show numa roda de gente sentado no chão, conversando e tocando músicas pra uns poucos felizardos, que vão lembrar disso pro resto de suas vidas, mas, isto pode ter sido muito mais importante pra história PESSOAL do Rock destas pessoas, do que historicamente falando, no coletivo, pois não atingiu tanta gente assim.

O Fabinho, que nunca asistiu Ramones na sua vida, lembrou do show do Marky Ramone no Planeta Atlântida, 60.000 pessoas, ingressos esgotados (esgotados mesmo, depois deste show, não teve mais ingressos esgotados numa noite no Planeta Atlântida) filas imensas, muita gente assistindo na TV, NO RS e SC pela TV COM, no rádio também passou, e sempre ele comenta que foi, e sempre ele encontra alguém que também foi, e ele me conta que as barracas vendiam camisetas de rock, foi um mar de gente com camisa de bandas de rock, que foi divertido demais, que na hora do show caiu uma chuva, pra animar aquela galera que tava lá desde muito cedo, que foi incrível o que teve de bandas tocando Punk Rock depois daquele show, que as pessoas estavam felizes demais, que nunca tinha visto uma banda de rock do RS tocar com um ídolo Realmente, tem gente que é fã dos Beatles, mas não vai tocar com um Beatle, que é fã dos Stones, e não vai tocar com os Stones, que é fã Led Zepellin, e não vai tocar com o Led, pô, muitos, e muitos, e muitos exemplos, mas aqui no RS, no fim do Mapa Mundí, uma banda tocou com um de seus ídolos, e foram 60.000 Almas assistir ao vivo, fora as que viram ou ouviram nas suas TVs e seus rádios, aquilo, segundo o Fabinho, vai ser difícil de acontecer de novo.

O Fabinho é tão meu amigo, que, vira e mexe, me conta as coisas que viu naquela noite, naquele dia todo, sempre lembra de algum detalhe a mais, eu escuto paciente, afinal, estes shows históricos são MUITO Pessoais, só que eu acho que o Fabinho é meio maluco, ou ele faz isso pra mostrar que sabe mais das coisas, ou ele se esquece que eu estava lá, PÔ!

Vc já se deu conta que no show que vc esteve, vc fez parte da história do rock? conte pra gente aqui no site do rock gaúcho, o seu show marcante.

Boa semana a todos.

Sobre Rock Gaúcho 13768 Artigos
O portal Rock Gaúcho está há 15 anos levando o que há de melhor do rock feito no sul do Brasil para todo o mundo através da Web! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!